Imagem da semana: o meio ambiente de Imbituba

Sabe, leitor, por algum tempo acreditei que eu estava sendo enfadonho ao publicar vários artigos sobre lixo depositado em vários locais impróprios na cidade, bem como outros artigos recentes sobre problemas ambientais que eu observava no municpipio. Acredito, hoje, que eu não estava errado em escrever sobre isso, de forma repetitiva.

Através de um comentário de um leitor, que foi publicado no blog, tive conhecimento de um relatório contratado e divulgado no site da prefeitura, elaborado pela empresa AR Consultoria e Saneamento, de Florianópolis.
Ao acessar o relatório, datado de outubro de 2010, constatei que praticamente todos os pontos analisados pela empresa de consultoria foram abordados neste blog, desde quando o criei.

E aproveitando que hoje é o Dia Internacional do Meio Ambiente, acredito que seja importante divulgar esse relatório denominado "Plano de Saneamento Básico Participativo de Imbituba" e fazer mais um alerta sobre a situação ambiental do município.

Antes, apresento links de artigos que publiquei neste blog sobre problemas ambientais, caso você ainda não tenha lido algum deles:






































O referido relatório encomendado pelo município, cumpriu determinação da Lei Federal nº 11.345/2007, que determinava que todos os municípios brasileiros, até dezembro de 2010, teriam que elaborar seus planos de saneamento básico. Este relatório serve para subsidiar o plano exigido pelo governo federal.
Várias audiências públicas foram realizadas em microrregiões de Imbituba, em 2010, para tratar do tema "saneamento básico".
O que pode surpreender a alguns - não a mim - é a falta de políticas públicas para o meio ambiente de Imbituba. Praticamente, tudo foi deixado de lado, por décadas. Enquanto isso, a população, pelo que se percebe, preocupa-se mais com os buracos nas estradas que exigir do Poder Público eficiência na fiscalização e proteção do meio ambiente.

Ontem, ouvi o secretário de infraestrutura falando numa entrevista que serão asfaltadas essas e aquelas ruas, mas é só isso que ouço. Com referência a meio ambiente, nada!
E fico refletindo sobre o asfalto em vias municipais locais (ligam áreas dentro dos bairros). Além de caro, é impermeável às águas da chuva, promovem aquecimento e não é de fácil recuperação, em caso de danos. Vide os constantes reparos feitos pela Casan nos dutos sob as vias. Prefiro as lajotas.

Mas voltemos ao relatório. Nele, li o que já sabia e já publiquei aqui. Imbituba convive com acúmulo de resíduos próximo ao terminal rodoviário intermunicipal; empreendimentos em áreas de preservação permanente; extinção da mata ciliar e assoreamento de córregos; nascenres desprotegidas; lixo nas vias públicas; águas represadas por estradas; fundos de vales e córregos desprotegidos; construção de via pública em fundo de vale; ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial; resíduos da antiga ICC; falta de mata ciliar e poluição no ponto de captação de água no Rio D'una, provocada por agrotóxicos, animais e outros fatores; e uma infinidade de outros problemas, em todos os bairros.
 
O relatório atesta a carência de políticas públicas para a proteção do meio ambiente e sugere políticas emergenciais para serem executadas entre 2011 a 2013, para recuperação do manancial e mata ciliar. E, para resolver todos os problemas ambientais, como a coleta seletiva de lixo, prevê um período de 35 anos!!! Adeus, córregos, riachos, rios, lagos, lagoas!!! Daqui a 35 anos, a população de Imbituba beberá água de onde?

Está aí uma pergunta que quero dar a resposta a você, leitor, que leu o artigo "Imagem da semana: bomba-relógio ambiental".
No relatório, a empresa afirma que nossa região tem sofrido constantes problemas climáticos (salinidade do Rio D'una, em 2003, por exemplo), e em caso de problemas graves que impeçam a captação de água no Rio D'una, sugerem que a captação seja feita a partir do local conhecido como Caixa D'água, localizado no bairro Paes Leme, onde há o rio que leva o nome do bairro.
E agora? Vão permitir que se deixe acabar com o manancial existente ao pé do Morro do Mirim? Vão permanecer na omissão deixando que se aterre tudo por ali, como estão fazendo há tempo?

Hoje, neste post, não haverá imagens. Deixarei os links para os interessados acessarem os relatórios. Neles, procure seu bairro e veja quais os problemas apontados.
Se você se importa com o meio ambiente, veja todos os problemas, de todos os bairros. Depois, reflita se não está na hora de dar menos importância às estradas e fazer investimentos relevantes na área ambiental de nossa cidade. E faça uma reflexão sobre o que você pode fazer para ajudar.

Constituição Federal, art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."

Link de parte do relatório em que há informações sobre cada bairro: clique aqui.

Link de parte do relatório que possui informações importantíssimas (atenção para as páginas 263 e seguintes; 424 e 482 - vejam pelo menos as fotos). Inúmeros conteúdos existentes nesse relatório já foram abordados neste blog: clique aqui.

Link para acessar o relatório completo (informações históricas, sociais e econômicas do município): clique aqui.

Um comentário:

  1. Caro Pena,

    Este relatorio que você se refere é o diagnostico produzido no Plano Municipal de Saneamento, Tive o prazer de ser o Secretario, junto com Engº Francisconi e a empresa AR, realizamos um grande trabalho. Depois de 11 audiencia públicas, deixamos registros legais, um diagnostico verdadeiro dos problemas que precisamo enfrentar sobre saneamento ambiental. O proprio Plano traz o diagnostico, os planos/prognosticos e as metas. Mas infelizmente, apesar de ter deixado o Plano Pronto para publicação e implementação, nem ouço falar do mesmo. Parece que vai ficar na Gaveta.
    Parabéns por mais esta importante materia.
    Também me preocupo e muito com o meio ambiente de nossa cidade e com a grande omissão das autoridades quanto ao tema.
    Quanto a questao do asfalto que você citou, basta um olhadela nos orçamentos da Seinfra e Sedurb, para ver que se dá muito mais importancia a calçamentos do que ao meio ambiente.
    Abraço.
    Ramiris

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.