A Serrana, responsável pela coleta de lixo, deixa a população indignada

Desde o verão, a empresa Serrana, responsável pela coleta de lixo de Imbituba, não está dando conta do serviço. Reclamações de todas os bairros pipocam nos meios de comunicação locais. Localidades ficaram até mais de 10 dias sem o serviço essencial de coleta. Aí, vocês sabem, leitores: sacos de lixo depositados nas calçadas e canteiros das ruas + cachorros vadios = imundície!

Ante o problema, o prefeito Beto Martins, no dia 11, convocou a empresa para dar explicações. De acordo com o proprietário da empresa, Nerci Kurz, a ineficiência no cumprimento de suas obrigações com o município está vinculada à perda de funcionários que conseguiram aprovação em concursos públicos e pediram demissão. Além disso, dois caminhões coletores apresentaram problemas mecânicos, dificultando a coleta de lixo. Segundo Kurz, os veículos “são caminhões novos, mas que com o desgaste normal do dia-a-dia tiveram que ir para manutenção”, justifica-se.
Kurz, entretanto, comprometeu-se com o prefeito e o secretário de infraestrutura que dentro de uma semana a coleta do lixo do município estará normalizada.

Leitores, há problemas empresariais que aparecem repentinamente, em razão do mercado ou outro fator excepcional, de difícil resolução. No caso dessa empresa, não creio que os problemas apresentados justificam a sua ineficiência no cumprimento de suas obrigações para com o município. Quando se habilitou no processo de licitação para a execução desse serviço, deve ter mostrado mundos e fundos para comprovar sua competência. Agora, se dois caminhões quebrados quebram a empresa, que empresa é essa?

3 comentários:

  1. Será que o problema na coleta do lixo, desde o começo do ano, é mesmo operacional. Substituir equipamentos (caminhões) e contratar novos empregados e coisa rotineira em qualquer empresa.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é conclusivo! Que tipo de empresa "especilizada na coleta de lixo" pára porque quebraram 2 caminhões? Ou porque funcionários passaram em concurso? Será que ela também faz concurso público para admitir novos funcionários?
    Mas vamos ao cerne da questão: o que prevê de multas o contrato com a tal empresa? Quantas reclamações formais e quantas multas a prefeitura aplicou à empresa pelos constantes descumprimentos das exigências do contrato?

    ResponderExcluir
  3. Leitores, concordo com vocês! A pretexto de que é mais fácil (não sei se mais barato) terceirizar o serviço de coleta de lixo a ter que administrá-lo diretamente, a prefeitura, há anos, optou por essa modalidade. Pelo que se viu até hoje, porém, nenhuma empresa cumpriu adequadamente suas obrigações. Penso que exigências maiores devem ser incluídas no próximo certame licitatório, para que apenas empresas responsáveis possam participar dele.
    Por outro lado, concordo com o segundo leitor, quando faz indagações que merecem respostas.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.