A Serrana, responsável pela coleta de lixo, deixa a população indignada
Ante o problema, o prefeito Beto Martins, no dia 11, convocou a empresa para dar explicações. De acordo com o proprietário da empresa, Nerci Kurz, a ineficiência no cumprimento de suas obrigações com o município está vinculada à perda de funcionários que conseguiram aprovação em concursos públicos e pediram demissão. Além disso, dois caminhões coletores apresentaram problemas mecânicos, dificultando a coleta de lixo. Segundo Kurz, os veículos “são caminhões novos, mas que com o desgaste normal do dia-a-dia tiveram que ir para manutenção”, justifica-se.
Kurz, entretanto, comprometeu-se com o prefeito e o secretário de infraestrutura que dentro de uma semana a coleta do lixo do município estará normalizada.
Leitores, há problemas empresariais que aparecem repentinamente, em razão do mercado ou outro fator excepcional, de difícil resolução. No caso dessa empresa, não creio que os problemas apresentados justificam a sua ineficiência no cumprimento de suas obrigações para com o município. Quando se habilitou no processo de licitação para a execução desse serviço, deve ter mostrado mundos e fundos para comprovar sua competência. Agora, se dois caminhões quebrados quebram a empresa, que empresa é essa?
Será que o problema na coleta do lixo, desde o começo do ano, é mesmo operacional. Substituir equipamentos (caminhões) e contratar novos empregados e coisa rotineira em qualquer empresa.
ResponderExcluirO comentário acima é conclusivo! Que tipo de empresa "especilizada na coleta de lixo" pára porque quebraram 2 caminhões? Ou porque funcionários passaram em concurso? Será que ela também faz concurso público para admitir novos funcionários?
ResponderExcluirMas vamos ao cerne da questão: o que prevê de multas o contrato com a tal empresa? Quantas reclamações formais e quantas multas a prefeitura aplicou à empresa pelos constantes descumprimentos das exigências do contrato?
Leitores, concordo com vocês! A pretexto de que é mais fácil (não sei se mais barato) terceirizar o serviço de coleta de lixo a ter que administrá-lo diretamente, a prefeitura, há anos, optou por essa modalidade. Pelo que se viu até hoje, porém, nenhuma empresa cumpriu adequadamente suas obrigações. Penso que exigências maiores devem ser incluídas no próximo certame licitatório, para que apenas empresas responsáveis possam participar dele.
ResponderExcluirPor outro lado, concordo com o segundo leitor, quando faz indagações que merecem respostas.
Obrigado pela participação.