Estacionamentos transversais: os prós e contras

Desde quando iniciei este blog, em 2009, publiquei alguns artigos sobre trânsito, direcionados ou não a nossa cidade. Cito um de 2013, quando publiquei que o Sistema viário de Imbituba necessita de estudos técnicos. Ainda é atual.

Na semana passada, o departamento municipal de trânsito de Imbituba modificou o estacionamento em um pequeno trecho da Av. Santa Catarina, no Centro. O estacionamento, que antes era feito de forma transversal no lado direito da via, passou para o lado esquerdo, junto ao canteiro central da avenida.
Segundo informações no próprio site da prefeitura municipal, toda essa avenida terá o espaço de estacionamento deslocado para junto do canteiro central, de forma transversal.

Quais as vantagens e desvantagens nessa mudança?


O objetivo nesse tipo de estacionamento junto ao canteiro central e a principal vantagem são aumentar o número de vagas na mesma extensão de estacionamento. E isso se consegue só na mudança, pois no lado direito da via existem as entradas de garagem, que reduzem as vagas para estacionar.

Outra vantagem é que não se perdem vagas quando existem construções/reformas nos imóveis lindeiros. Quem nunca deixou de estacionar em frente a uma obra, pois a área estava reservada para recolhimento de entulhos ou colocação de materiais de construção, como você pode ver nesta imagem ao lado?

O estacionamento transversal também aumenta o número de vagas, e, quanto mais inclinado, se aproximando da posição em 90º (vertical), mais vagas possibilita.

Aparentemente, só se vê vantagens neste tipo de estacionamento centralizado e transversal. Mas existem os pontos negativos. E são de segurança viária.

Um deles é em relação aos condutores e ocupantes dos veículos. Quando o estacionamento é junto à calçada (o Código de Trânsito Brasileiro estabelece regras para descer do veículo), as pessoas descem do veículo e, via de regra, se dirigem a ela, para acessarem imóveis residenciais e comerciais.
No estacionamento junto ao canteiro central, as pessoas terão sempre de cruzar a via para acessar os imóveis. A não ser que transitem pelo canteiro central, até chegarem em uma faixa de pedestres, para, por meio dela, atravessarem a via.

Outro ponto negativo é a visibilidade dificultada, agora em razão da transversatilidade do estacionamento. Quanto mais paralelo (horizontal) for o estacionamento em relação à guia da calçada, maior visibilidade o condutor terá do fluxo de trânsito para efetuar sua manobra para sair da vaga e entrar nesse fluxo, e menor o espaço necessário para essa manobra. Quanto mais perpendicular (vertical) em relação à guia da calçada, menor a visibilidade e maior espaço necessário para manobrar sua saída da vaga.

Quando eu vi a mudança no estacionamento na Av. Santa Catarina, eu disse no Facebook que via como positiva a pretensão de mudança do estacionamento, pois se ganharia mais vagas. Entretanto, depois de estacionar meu automóvel no local e experimentado a mudança, eu sugiro ao Demutran que, quando estender o estacionamento centralizado ao restante da avenida, estabeleça as vagas em posição de 45º (acredito que hoje esteja em ou próximo de 60º). Sim, façam as vagas em posição de 45º, pois diminui a área necessária para manobra à ré e aumenta o espaço para o fluxo viário (entre os carros e a calçada). Essa decisão, embora reduza alguns números de vagas em toda a citada avenida, reduzirá a probabilidade de colisões entre os veículos que estão saindo das vagas e os que estão transitando na mesma via.

9 comentários:

  1. Concordo com a sua sugestão. pois utilizo todos os dias as vagas daquela rua. Adicionalmente, entendo que deva ser reduzia para 20KM a velocidade máxima na pista de rolamento, assim como a PMI através do DEMUTRAN poderia estimular a educação no trânsito, orientando que as pessoas que estão nos veículos em circulação aguardem a manobra de quem se retira da vaga de estacionamento. Muitos que estão circulando aceleram e até buzinam para impedir o veículo de deixar a vaga de estacionamento. Não consideram a dificuldade de visão (vários pontos cegos) e que o motorista possa ter dificuldade auditiva. Afinal Gentileza gera Gentileza, como já foi veiculado em campanhas de trânsito Brasil a fora,

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    1. Olá, Romualdo! Obrigado por comentar no meu blog.
      Em regra, a preferência no trânsito é de quem está transitando. A gentileza que você cita pode entrar nesse caso, evidentemente.
      Você me deixou curioso. Fiquei aqui pensando se existe placa de velocidade máxima na Av. Santa Catarina. De qualquer forma, acredito que a velocidade máxima permitida desse tipo de via é de 30 km/h.
      Eu não vejo outra saída para minimizar a probabilidade de acidentes, senão a implantação de vagas em 45 graus. Estou analisando mais uma, mas ainda está em pesquisa.
      Em relação a campanhas sobre trânsito, as que foram feitas em Imbituba nunca tiveram o impacto e alcance necessário. Acho que falta um pouquinho de profissionalismo. Só entregar folders e instalar outdoors não funciona. Questiono, ainda, a eficiência e eficácia das autoescolas. Att. Sérgio Pena

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  2. REALMENTE FICOU EXCELENTE A MUDANÇA, MAS SENTI NA PELE A DIFICULDADE DA MANOBRA DE SAIDA,

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    1. Vamos ver se vão mudar algo para reduzir os riscos.

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  3. Não tenho carro. Gostei da mudança.

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    1. Seria o mesmo que não andar de ônibus e gostar de alguma mudança nos itinerários? rsrs

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  4. Sim, pois estas mudanças afetam o dia a dia de todos membros da tribo a que pertenço ou estou ligado.Quando caroneiro muitas vezes tive que descer longe do local que ia por falta de lugar para o proprietário estacionar o carro. Uma mudança no itinerário que me agradou foi a do ônibus da Riba passar pelo Tielli na ida ao centro, pois posso desembarcar perto dos três poderes e da rodoviária. Ficou mais difícil ir nos Bombeiros ou na Polícia Militar. Nos primeiros nunca fui e na PM não tenho ido a uns 4 anos.Estas mudanças tem que agradar a maioria e nunca agradará a todos. Outro fator que me agradou é o de poder falar e todo idoso gosta e aqui é bom porque Não repetimos o comentário e nem somos alertado de já o ter feito.kkkkkkk

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  5. Achei a mudanca ótima!!! Claro que precisa um pouquinho de tolerancia para com o motorista que está saindo da vaga. Fora isso, é muito mais fácil manobrar, nao se gasta tanto combustível nas tentativas de entrar numa vaga apertada e depois ter que desistir e procurar outra 2 quarteiroes abaixo quando se quer buscar um pacote pesado no correio.
    Em uma cidade onde ninguém respeita a preferencial nas rotatórias, todo mundo vai entrando sem olhar, há até mesmo rotatória onde quem vem pela direita tem preferencia - nunca vi isso! - (gente, é regra mundial, quem entrou primeiro na rotatória tem a preferencia!) e, mesmo assim, relativamente, há poucos acidentes, nao vai ser um estacionamento transversal que vai trazer mais problemas, né? Saber dirigir também é necessário para quem quer sair de carro :)

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  6. A mudança é boa com relação tambem ao fato de garagens nao serem bloqueadas. Mas o canteiro foi prejudicado , uma cidade com poucas arvores , poderia então criar um incentivo aos moradores e comerciantes da avenida determinarem uma parte do calçada(passeio) ao plantio de arvores e arbustos "apropriados" com raizes que nao destruam a calçada. Tambem poderia se considerar um pequeno alargamento do canteiro central com uma pequena passagem central que daria condições de o motorista apos deixar o carro ir ate a faixa mais próxima( há tambem a necessidade mais faixas)

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