Imagem da semana: a chuva de pedra de 1987

Em 1987, há exatos 24 anos, a população de Imbituba foi surpreendida com uma forte chuva de granizo, atingindo principalmente os bairros Paes Leme e Centro.

Procurei na internet alguma imagem da destruição provocada pelos granizos, mas nada encontrei. Consegui garimpar algumas fotos, pois, ao que parece, as pessoas preocuparam-se em consertar os telhados e salvar seus bens, não havendo qualquer interesse em registrar em fotografias as cenas da calamidade.

Diante da data histórica, antecipei para hoje o post "Imagem da semana".
A seguir, transcrevo do livro "Redescobrindo Imbituba: origem e evolução" um relato sobre aquele fatídico 13/07/1987:
Chuva de granizo
Em pleno inverno, o 13 de julho de 1987, em Imbituba, foi um dia abrasador. Por volta das 17 horas, o céu começou a ser coberto por densas nuvens negras, mescladas com uma tonalidade esverdeada. Vinte minutos após, começou a soprar um forte vento e caíram os primeiros granizos. O tamanho das pedras, contudo, foi aumentando, e elas foram caindo com maior intensidade. Num instante, as telhas das casas foram literalmente destruídas e os forros das residências começaram a vir abaixo.

Gravura extraída do livro "A catástrofe imbitubense"
As pedras de gelo de até um quilo, estraçalharam parabrisas e amassaram latarias de veículos, cortando tubos e mangueiras, podando árvores. As redes de energia elétrica, água e telefone entraram em pane.

Muitas pessoas ficaram feridas. O hospital da cidade foi desativado devido a seu estado de destruição e os sessenta pacientes internados foram transferidos às pressas para o hospital de Laguna.
Cerca de 95% dos telhados das casas foram destruídos. Nas casas desprovidas de forro, as pedras caíram em cima dos móveis e eletrodomésticos, amassando e quebrando televisores, geladeiras, rádios e utensílios domésticos.

A população se protegia debaixo de lajes, mesas e camas. Todo esse pânico teve a duração de 20 minutos, quando, então, a tempestade abrandou. O amanhecer no município de Imbituba, no dia 14 de julho de 1987, mais parecia o dia seguinte a um bombardeio aéreo.

Em toda parte, casas totalmente destelhadas. Ainda se podia ver pedras de gelo de 500 gramas espalhadas pelo chão. Era uma desolação total. (FIGUEIREDO, 2000, p. 205)
Abaixo, as poucas fotos que consegui encontrar. Se alguém tiver alguma e quiser partilhar a imagem com os leitores, é só encaminhar para blogpenadigital@gmail.com.

A escuridão tomou conta do céu

Minutos depois, a catástrofe natural

Residência na Av. Santa Catarina





Foto de capa do livro "A catástrofe imbitubense" (Almir Martins)


Telhado de um dos galpões da Indústria Cerâmica Imbituba
(foto extraída do livro "Redescobrindo Imbituba")


Rua Otacílio de Carvalho


Rua Otacílio de Carvalho


Telhado da Farmácia Vila Nova

(Agradecimentos pelas fotos cedidas: Almir Martins; João Batista, da Farmácia Vila; e em especial a Marilete Souza Soares, da Ótica Esteio, que contribuiu com a maioria das imagens)

6 comentários:

  1. Bom dia, Sèrgio,
    Há exatos 25 anos eu tinha 9 anos de idade e lembro-me muito bem deste dia; final de tarde eu estava brincando de balanço, quando de repente olhei para o sul o céu estava muuito escuro e começou a ventar, sai correndo e fui para dentro de casa... estavam eu, minha mãe e minha vó,quando de repente aqueles barulhos estrondosos. Ninguém entendia nada até olharmos pela janela... Foi muito tenso, mas no fim tudo correu bem.
    Abraço,
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava dentro de um ônibus, na BR 101, em Laguna, quando caíram as pedras de granizo. Eu nem imaginava como ficaria Imbituba após essa chuva. Parecia uma praça de guerra, que fui ver quando retornei para casa, por volta das 22h00.

      Excluir
  2. Legal Pena... créditos pra mim também... rsrsrs As primeiras fotos da Av. Santa Catarina foram tiradas por mim.. tinha então 19 anos. Realmente o tempo passa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha feito algumas fotos de cima do telhado da casa de meu pai, mas quando fui procurá-las para publicar aqui não as encontrei. Lembro que apareciam várias casas destelhadas no Paes Leme.
      É, o tempo passa. Mesmo com chuva de pedras, eu era feliz e não sabia. :)

      Excluir
  3. Nossa que bacana encontrar seu blog.Morei no bairro Vila Nova bem em frente a praia, mais precisamente ao lado da boate Chalaná.Neste ano eu tinha exatos 11 anos, e estava por fazer 12 no dia 16/07.Lembro-me bem deste dia quando o céu em frente a praia ficou esverdeado e começamos a fechar a casa.Graças a deus nossa casa tinha laje, mais mesmo assim a fúria das pedras batiam na porta e venezianas e logo as tomadas e bocais começaram a jorrar água e nos apavoradas sem saber o que fazer.Fiquei muito contente em encontrar este tópico, pois fazem 23 anos que não moro mais lá e fui recordar o passado e acabei me deparando com seu blog. Parabéns mesmo e espero que muitas pessoas deixe a lembrança, experiência e postem mais fotos daquela época.Abraços Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico feliz em saber que meu blog possa fazer esse elo entre Imbituba e pessoas que aqui viveram suas histórias.
      Quanto à chuva de pedras, infelizmente não consegui obter mais fotos para postar aqui. Eu mesmo perdi as que eu tinha. Acredito que há várias pessoas que possuem outras fotos, mas desconhecem este post ou não querem compartilhar. Posso dizer que este foi o primeiro post sobre a chuva de pedras publicado na internet.

      Obrigado por sua visita!

      Volte sempre!

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.