Imagem da semana: a Lagoa da Bomba

Quando informaram que implantariam o sistema de tratamento de esgotos no bairro Paes Leme para salvar a Lagoa da Bomba, fiquei feliz com a preocupação do poder público em preservar uma fonte de água que já matou a sede de milhares de pessoas de Imbituba. E, diga-se de passagem, também matou a fome de muitos, quando ali havia peixes e camarões.

Com a contratação da Casan, passaram a falar na lagoa como um futuro local turístico, pedalinhos, barcos e outras coisas boas que hoje já nem se falam mais.
Tenho certeza que se essa lagoa estivesse em um país do Oriente Médio, onde a água é artigo de luxo, teria-se uma proteção total e para isso se gastaria milhões. Contudo, aqui, parece que acreditam que água sempre haverá e que nunca mais se precisará beber água poluída da Lagoa da Bomba.
Na verdade, não creio que o motivo da não preservação seja a abundância de água, mas, sim, a escassez de responsabilidade social e ambiental.

E isso pode ser bem visto na última foto abaixo, onde uma área de cerca de 500m² às margens dessa lagoa, onde havia um pouco do que resta de mata ciliar, foi aterrada por um ex-vereador de Imbituba. Por aí se vê a consciência político-ambiental que temos em nossa cidade.
Mas por que criticar um ex-vereador - ainda ativo politicamente - , por ter aterrado um pequeno pedaço de mangue, se toda a margem da lagoa não está sendo preservada? Se nem onde não há casas - por enquanto - está sendo feito algo para recuperar a mata ciliar! Então, vamos deixar o tal político aterrar e construir mais uma casinha.

Como se poderá ver nas fotos, não se sabe onde termina a margem, onde começa a lagoa. Isso porque os aguapés tomaram conta do leito da lagoa, parecendo mais uma pastagem ou um campo de futebol. Há apenas uma pequena abertura para a entrada de raios solares.
Interessante que há em Imbituba tantas associações disso e daquilo, mas não conheço nenhuma que se interesse pelo meio ambiente. E olha que essas associações recebem dinheiro público! Só do município, que é o que menos distribui diante do Estado e da União, no ano passado foram aproximadamente R$ 250 mil.

Diante dessas fotos e da falta de fiscalização no sentido de coibir novos aterros, bem como o fato de não se recuperar as margens degradadas, não vejo que haja vontade de se evitar a morte da Lagoa da Bomba. Lamentável.


Onde termina a margem, onde começa a lagoa? (foto produzida hoje)


Campo ou lagoa? (foto produzida hoje)


À esquerda se vê parte da estação de tratamento de esgotos.
Está vendo a lagoa?


Ao fundo, aparece uma pequena parte da lagoa que ainda 
não está coberta por aguapés (foto produzida hoje)


Essa foto foi produzida em 22/05/2011. Havia menos aguapés.
Vista oposta.


Foto produzida em 22/05/2011.


Foto produzida em 22/05/2011. 
Visão que se tinha do final da Rua Gregório de Souza


Vista de parte da área aterrada, com cerca de 500m²,
que atingiu mata ciliar e mangue.

 Saiba mais sobre a Lagoa da Bomba.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.