Qual desses animais você é?

No ano passado, eu recebi por email um texto que considerei muito interessante. E desde então estava na minha agenda para escrever a respeito. Embora o teor dele se refira a uma atividade profissional e a questões pontuais sobre segurança, misturei trechos dele e ideias minhas para que o leitor faça uma reflexão diversa do tema, no sentido de utilizar esta minha composição no campo social e político.

O texto que recebi possui o título "Ovelhas, Lobos e Cães Pastores", de autoria do americano PhD Dave Grossman.

Leitor, qual desses animais você é? Uma ovelha? Um lobo ou um cão pastor?
Você encontra esses bichos em seu cotidiano e, muitas vezes, até identifica cada um deles nas pessoas que fazem parte de seu relacionamento, porém, talvez, você nunca parou pra se perguntar: qual deles eu sou?

A ovelha é um animal dócil. "A maioria das pessoas em nossa sociedade são ovelhas. Elas são criaturas produtivas, gentis, amáveis, que só machucam umas às outras por acidente".

"E, então, há os lobos", e eles "alimentam-se das ovelhas, sem perdão."
"Você acredita que há lobos lá fora que irão se alimentar do rebanho, sem perdão? É bom que você acredite. Há homens perversos nesse mundo que são capazes de coisas perversas. No instante em que você esquece disso, ou finge que isso não é verdade, você se torna uma ovelha. Não há segurança na negação."

"E, então, há os cães pastores"; eles vivem para proteger o rebanho e confrontar o lobo. Seria óbvio que as ovelhas gostassem dos cães pastores, pois são seus protetores. Mas a obviedade não existe, leitores.
"As ovelhas geralmente não gostam dos cães pastores. Eles se parecem muito com o lobo. Eles têm dentes afiados e a capacidade" para o combate, iguais aos lobos.
Mas os cães pastores estão ali para proteger as ovelhas dos lobos. Eles latem constantemente para que as ovelhas fiquem reunidas e atentas. 

"Ainda assim, o cão pastor incomoda a ovelha. Ele é uma lembrança constante que há lobos lá fora. As ovelhas prefeririam que ele não lhes dissesse para onde ir", não corresse latindo atrás delas, não as perturbasse.
"As ovelhas prefeririam que o cão guardasse suas garras e dentes, se pintasse de branco e dissesse: 'bééé...'"
E a mesma atitude, leitores, preferiria o lobo. Que o cão pastor se afastasse das ovelhas ou se transformasse em mais uma delas.

Diz o autor do texto: "Nós sabemos que as ovelhas vivem em negação da realidade, e isso é o que as faz ovelhas."
Muitas vezes, leitores, por mais que os cães pastores apareçam em nossas vidas e nos alertem para certos problemas e riscos, preferimos não ouvir, não ver, nos calar, ignorar ou dizer que os alertas são falsos. Preferimos dizer "bééé..."
"Até que o lobo aparece. Aí o rebanho inteiro tenta desesperadamente esconder-se atrás de um único cão."

Ser um cão pastor não nos faz ser superiores aos outros; "é apenas aquilo que você escolhe ser. Entendam, ainda, que um cão pastor é uma criatura esquisita. Ele está sempre farejando o perímetro, latindo para coisas que fazem barulho durante a noite e esperando ansiosamente por uma batalha. Os cães jovens ansiam por uma batalha, é melhor dizer. Os cães velhos são mais espertos, mas, ao ouvir o som das armas e perceberem que são necessários, eles se movem imediatamente, junto com os jovens."
"É aqui que as ovelhas e cães pensam diferente. A ovelha faz de conta que o lobo nunca virá, mas o cão vive por aquele dia."

Os lobos escolhem "suas vítimas como os grandes felinos fazem na África, quando eles selecionam aquele que parece menos capaz de se defender."
"Se você quer ser um lobo, tudo bem, mas os pastores o caçarão". Assim, se você é um lobo, saiba que algum cão pastor o perseguirá, para proteger as ovelhas, ainda que estas não percebam ou não compreendam que estão sendo protegidas pelo cão. O lobo não pode ficar raivoso diante das atitudes do cão pastor; ele escolheu ser lobo e não cão. 

"Na natureza, as ovelhas, as ovelhas de verdade, nascem assim. Cães nascem assim, bem como os lobos. Eles não têm uma chance - de escolher. Mas você - leitor - não é uma criatura. Você é um ser humano, e como tal pode ser o que quiser. É uma decisão moral consciente."

"Se você quer ser uma ovelha, então você pode ser uma ovelha e está tudo bem, mas você deve entender o preço a pagar. Quando o lobo vier, você e as pessoas que você ama" correrão perigo, porque você, leitor, não é um cão pastor e nunca acreditou naqueles que eram. Você preferia dizer béééé...!

E por essas atitudes das ovelhas é difícil ser cão pastor. A resposta delas aos latidos dos cães, muitas vezes é "a chacota e o desdém."

"É a negação que transforma as pessoas em ovelhas. Ovelhas são psicologicamente destruídas pelo combate porque sua única defesa é a negação, que é contra-produtiva e destrutiva, resultando em medo, impotência e horror, quando o lobo aparece."
"A negação é uma situação de 'poupe agora pague mais tarde' " - e mais caro -; é "uma enganação, um contrato escrito só em letras miúdas. Em longo prazo, a pessoa que nega acaba conhecendo a verdade em algum nível."

"Essa história de ser uma ovelha ou um cão pastor não é uma questão de sim ou não. Não é um tudo ou nada. É uma questão de degraus, um continuum. De um lado está uma desprezível ovelha com a cabeça totalmente enfiada na terra, e no outro lado está o guerreiro completo. Poucas pessoas existem que estão completamente em um lado ou outro. A maioria de nós vive no meio termo."

Penso, leitores, que a fragilidade das ovelhas diante dos lobos não é decorrente, muitas vezes, da condição política, econômica ou social. A fragilidade está quando as ovelhas acreditam que lobos são cães pastores ou estes são aqueles. As ovelhas só conseguem diferençar um do outro quanto elas têm conhecimento, argumentos, opinião própria, quando buscam conhecer as diferenças.
As ovelhas que conferem aos lobos o poder de proteção que só os cães pastores poderiam lhes dar, saberão mais cedo ou mais tarde que serão devoradas por eles.

O autor do texto cita este pensamento: "Não há salvação para o homem honesto, a não ser esperar todo o mal possível dos homens ruins." - Edmund Burke

Eu diria que a nossa salvação é acreditar nos homens honestos, para se poder ter a esperança em um futuro melhor.
Mas se você pretende continuar sendo ovelha, permaneça fazendo o que todas fazem: béééé...!

(a foto foi extraída do site fotocomedia

4 comentários:

  1. Presumo que o texto possa ser usado para analisar o macrocosmo envolvendo todas as nações do mundo, mas tentarei me focar no microcosmo envolvendo Imbituba.

    De certo modo a situação descrita no texto "WQS em Imbituba poderá ter o mesmo sucesso do WT" é uma vertente do "A mídia e a promoção da insegurança", enquanto que este "Qual desses animais você é?" é a moeda que nos mostra seus lados distintos.

    Eu li uma noticia que falava de uma reunião na sede do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina onde foi definido o reforço para garantir a segurança de moradores durante o Prime. Haverá duas barreiras policiais nos acessos Sul e Norte do município, e etc.

    Bem, meramente são os cães pastores a proteger as ovelhas. A situação geográfica onde a BR-101 passa pelo municipio já ocasiona a passagem ocasional de lobos. O crescimento gradual do rebanho devido a economia do municipio poderá chamar atenção de alguns lobos. E um aglomerado maior de ovelhas devido um evento especial poderá emitir um odor irresistível para alcatéias de lobos ávidos por um banquete.

    Não é possível prever quando e quantos lobos atacarão o rebanho. Os cães pastores se preparam para o combate. Como eles enxergam o mundo em preto e branco (na verdade, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma para eles. É uma espécie de daltonismo. Mas conseguem diferenciar as cores violeta, azul e verde), não conseguem ver um mundo tão colorido e feliz e por seguinte se preparam para o pior cenário possível.

    As ovelhas ficam apreensivas com tanta atividade por parte dos cães devido ao fato dos lobos estarem além da sua visão e assim fazendo o cenário parecer impróprio para tamanha atividade com potencial ofensivo. Em pararelo, algumas ovelhas mais cultas cientes que por vezes os lobos se infiltram entre os cães, também ficam nervosas a sua própria maneira.

    De todo modo, correndo por fora da cadeia alimentar há lobos com gosto distinto. A eles não apetece a carne de ovelha. Mas eles precisam de moeda de troca para obter o que quer que seja do interesse deles. Então inventaram uma guloseima tão deliciosa quanto mortal e disfarçados entre o rebanho, começam a dá-las para determinadas ovelhas; em troca de determinados bens materiais. Sendo uma guloseima com grande poder de vicio que deixa seus usuários ávidos por mais, as outrora tranquilas ovelhas criam instinto de lobo e começam a atacar outras de sua própria espécie com intuito de conseguir os meios necessários de obter mais guloseima.

    As ovelhas ainda sadias se recusam a acreditar que algumas de suas irmãs de sangue estejam com instinto de lobo. Não, pior. Pois a guloseima aos poucos causa demência digna da vista na raiva canina. E então... enquanto que um lobo que já nasceu lobo conhece geralmente o momento certo de agir, a ovelha transformada em lobo só anseia em saciar seu desejo por mais guloseimas. E não medem esforços para isso. Podendo até matar os próprios pais, já que a guloseima destruiu partes do seu sistema nervoso que lhe dão a capacidade de discernir o que é certo e errado.

    A menos que os cães pastores tomem medidas extremas, as ovelhas doentes poderão aumentar seu número no rebanho e levar o próprio ao caminho inexorável da auto-destruição.

    Todavia, a perspectiva descrita até agora pode não refletir a realidade, já que pode ter sido escrita por uma ovelha que não apenas se tornou daltônica e perdeu a capacidade de ver as cores, como também vive longe do rebanho. E solitária no alto de sua montanha ela vê as ovelhas, cães e lobos vivendo no vale lá embaixo. A distância lhe parecem como peças de xadrez, e passa os dias a interpretar os movimentos de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Pena,

    Embora o tema seja muito abrangente, podendo ser aplicado num universo de situações que nos afligem, vou aproveitar a oportunidade e postar minha opinião apenas sobre um fato que vivemos atualmente - O Desarmamento - assunto aqui também tratado e discutido.

    Trata-se de um texto encontrado na NET sobre o assunto ora disutido e que aqui transcrevo , adaptado a nossa realidade.

    "Se você quer ser uma ovelha, então você pode ser uma ovelha e está tudo bem, mas você deve entender o preço a pagar. Quando o lobo vier, você e as pessoas que você ama morrerão se não protegê-las. Se você quer ser um lobo, tudo bem, mas os pastores o caçarão e você não terá nunca descanso, segurança, confiança ou amor. Mas se você quiser ser um cão pastor andar no caminho do guerreiro, então você deve tomar uma decisão consciente DIÁRIA de dedicar-se, equipar-se e preparar-se para aquele momento tóxico, corrosivo, quando o lobo vem bater em sua porta."

    ResponderExcluir
  3. Cândido, o trecho trazido por você faz parte do mesmo texto que recebi por email. E esse trecho está mencionado no artigo acima.
    Quando que li o texto completo, depois de entendê-lo como queria o autor, percebi que poderia ser usado para outras situações, como na política, diante do poder político. Ou até mesmo no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  4. Pena,

    Perfeito. E Eu aproveitei a oportunidade para reforçar meus argumentos.

    Sds,

    Cândido.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.