A Esquerda em Imbituba está desaparecendo

Os números da eleição mostraram que o PT continua não tendo força política na cidade. Cansei de dizer que a eleição de Rosenvaldo Júnior em 2016, pelo PT, não foi uma vitória da Esquerda, que coligou com o MDB, mas, sim, foi um voto de protesto em razão da coligação apresentada pela situação, que quis reunir no mesmo palanque, num grande equívoco estratégico, políticos que digladiaram durante o mandato de Jaison Cardoso. O eleitorado que elegeu Jaison sentiu-se traído e votou na oposição.

Ao sair do PT, Rosenvaldo implodiu o partido e se filiou a uma legenda (PSB) que, embora tenha um estatuto de Esquerda, abriga políticos de Centro e Centro-Esquerda, e até alguns que já foram de partidos que eram vistos como de Direita. Rosenvaldo, na minha opinião, nunca foi de Esquerda, embora tenha sido candidato pelo PT desde 2004, quando foi a vice-prefeito numa composição com o MDB, e posteriormente em 2008 numa chapa pura do PT.

A eleição de 2020, que reelegeu Rosenvaldo, agora pelo PSB, também não foi uma conquista da Esquerda, mas uma fragmentação da Centro-Direita provocada pelo bolsonarismo, que tentou emplacar Adriana Lumma, uma ilustre desconhecida. Bom lembrar que o PT, abandonado por Rosenvaldo, lançou uma candidata à prefeita e amargou uma votação de apenas 467 votos.

Na eleição deste ano, com a péssima administração do governo Rosenvaldo, a Centro-Direita praticamente se uniu e levou fácil, contando com a divisão do PP e com o racha do MDB, sendo que este, pelo que se viu na campanha, abandonou Thiago Machado à própria sorte. Uma forte união de siglas atraiu ex-prefeitos e conseguiu até se apoderar do eleitorado bolsonarista, tirando de Adriana Lumma a referência do bolsonarismo em Imbituba. A Centro-Direita procurou um nome não surrado, que pudesse aglutinar. Por consequência, excluiu Christiano Lopes como opção, pois ele já havia perdido três eleições, em 2012, 2016 e 2020, e não seria um nome de consenso. A opção por Michel Peninha, pouco conhecido no município, comparando-se com outros nomes à disposição, e ainda que tenha sido eleito vereador em 2020 com apenas 330 votos, não foi obstáculo para unir adversários políticos e emplacar uma vitória. 

Voltando a falar da Esquerda no nosso município, pode-se observar facilmente que ela praticamente se resume a um eleitorado muito pequeno, como podemos ver a seguir:

Votos para vereador em 2016
PT 2.311 votos
PSB 786 votos
PDT 193 votos

Votos para vereador em 2020
PSB 4.426 votos
PT 903 votos
PDT 427 votos

Votos para vereador em 2024
PSB 3024 votos
PDT 397 votos
PT 333 votos

Relembrando que o PSB, como falei acima, não pode ser visto em Imbituba como um partido de Esquerda, pois abriga políticos de diferentes matizes ideológicos. Assim, se tomarmos PT e PDT como puros partidos de Esquerda no município, veremos que sua força política está desaparecendo. Só eles não reconhecem o tamanho minúsculo que possuem, e que suas ideias não atraem mais o eleitorado. Aliás, o resultado para a Esquerda em Imbituba foi igual ao que se viu pelo Brasil nestas eleições. 

E só o tempo dirá se os dois candidatos eleitos pelo PSB permanecerão na sigla e serão oposição ao futuro governo. 

(voltar à página principal )

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.