Prefeitura de Imaruí planeja nucleação e pais ameaçam não mandar os filhos para escola

Recebi email da leitora Elina Roussenq, vereadora do PMDB de Imaruí, que disse estar preocupada com a nucleação das escolas a ser implantada pela secretaria de educação naquele município, cuja decisão estaria contrariando os pais dos alunos.

Na segunda-feira, segundo ela, em razão do fato, vereadores aprovaram moção de repúdio ao prefeito Amarildo Matos de Souza (DEM) e à secretária municipal de educação, Rosane Cardoso Gonçalves.

A vereadora solicitou espaço neste blog para divulgar seu ponto de vista e as consequências que ela entende ser maléficas à educação:
"Imaruí está vivendo momentos de angústia, insatisfação, medo, pela forma autoritária, com total falta de democracia, respeito e comprometimento com o povo, pois o prefeito e a secretária de educação estão querendo fechar 14 escolas no município. Com isso, vão demitir mais de 70 professores, sem contar com a redução de carga horária de vários docentes. O prefeito não conhece o que é democracia, muito menos o que significa gestão participativa.

O processo de Nucleação da forma como está sendo feito, sem qualquer planejamento, no meio do ano letivo, vai trazer consequências irreparáveis aos alunos e às comunidades do nosso município. Já estamos prevendo a evasão escolar, o não cumprimento das exigências mínimas de duração do ano letivo - 200 dias e 800 horas de efetivo trabalho escolar, pois conhecemos a realidade das nossas estradas, que impedem alunos e professores de chegarem até as escolas em dias de chuva.

Com o fechamento das escolas, os alunos passam a ser transportados para o centro da cidade ou para outras comunidades, fazendo com que alguns alunos permaneçam mais tempo dentro do transporte escolar do que propriamente dentro da sala de aula, em completa situação de risco, sendo agredidos em seus direitos básicos consagrados na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Enfrentaremos uma complexidade no processo de integração família\escola. Transportar os alunos já vai ser uma dificuldade (considerando as péssimas condições das estradas), além disso, transportar também os pais em dias de reuniões e festividades escolares vai ser praticamente inviável.

A desativação das escolas da zona rural gera sentimentos de impotência, de tristeza, de desvalorização do lugar e até da perda da história, da cultura, à medida em que estão afastando os seus alunos do seu espaço de origem e de sua comunidade, interferindo sobremaneira em suas vidas, ou seja em suas identidades.

As escolas não foram preparadas para receberem os alunos, não houve melhoramentos em nenhuma escola para receber os alunos, sem contar que a E.E.E.B. Prefeito Portinho Bittencourt não possui salas de aula adequadas em relação ao tamanho, e a referida escola está sob investigação do Ministério Público Federal.

Os problemas são muitos, e o que mais revolta a comunidade é a falta de diálogo com as comunidades, pois, nem o prefeito, nem a secretária de educação fizeram reuniões nas comunidades para esclarecer aos pais do que se trata o projeto de nucleação. Os vereadores já solicitaram a presença do prefeito e da secretária na sessão da câmara, para explicarem o projeto, mas não receberam nem resposta. Solicitaram também cópia do Projeto de Nucleação e, da mesma forma, nem resposta receberam.

Os pais dizem que não vão mandar os filhos para a escola, a partir do dia 19 de julho, quando o prefeito disse que vai desativar as escolas, pois têm situações que crianças de 4, 5 anos terão que viajar até 30 km, e outras até 47 km para chegar até o estabelecimento escolar.

É um descaso com a Educação!!!"
Leitores, para quem não sabe, a nucleação é a unificação de várias escolas. Um dos motivos para nucleação é o pequeno número de alunos em relação à quantidade de professores disponíveis. Por exemplo, uma sala com um projessor e apenas 5 ou 6 alunos.
Outro motivo é que em determinadas escolas funcionam, em uma só classe, simultaneamente, várias séries e um único professor, que são as chamadas classes multisseriadas, dificultando extraordinariamente o trabalho do docente e o aprendizado dos alunos.

Com a nucleação, entende-se que as despesas tendem a diminuir, pois serão necessários menos professores para atender à demanda. Além disso, com o fechamento de algumas escolas diminuiriam os gastos com pessoal (outros profissionais) e manutenção. Por outro lado, aumenta-se as despesas com transportes para esses alunos, que têm de sair de seus bairros para estudarem nas escolas nucleadas, como também, segundo alguns especialistas, interfere negativamente na vida cotidiana dos alunos.
O blog está aberto para que o prefeito, a secretária municipal ou vereadores exponham os motivos para a nucleação de escolas em Imaruí. Para tanto, basta enviar por email suas explanações, para que sejam publicadas separadamente desta, ou, se preferirem, usem o campo de "comentários" para expor suas ideias nesta mesma postagem.

Eu tenho meu ponto de vista sobre o tema, mas não vou expô-lo nesse momento.

(As fotos mostram, na sequência, pais de alunos em reunião em uma escola e acompanhando a sessão da Câmara de Vereadores de Imaruí - as fotos foram fornecidas pela vereadora Elina Roussenq)

10 comentários:

  1. Em Imaruí existe apenas uma escola multisseriada, onde um professor atende todas as séries, por uma questão geográfica, ou seja pela localização, que dificulta a locomoção desses alunos até outra comunidade. Com essa atitude do prefeito de fechar a escola sem ter discutido com a comunidade, os pais já matricularam seus filhos na escola estadual. O que considero mais importante nesse momento é a presença da administração municipal nas comunidades para debater o assunto, o que não aconteceu, infelizmente.

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  2. Ao leitor que enviou comentário sobre a falta de coerência da vereadora Elina, solicito que reencaminhe o comentário, de acordo com as regras estabelecidas para isso. Comentários subscritos como "anônimo" não são publicados. Notem que essa condição está observada em negrito, logo acima do campo para comentar.

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  3. Rodrigo Brasiliense Vieirajulho 07, 2010

    Eu participei das reuniões ocorridas nas comunidades de Samambaia e Aratingaúba, sendo que a reclamação dos pais é que a administração municipal sequer deu a oportunidade para discussão a respeito do assunto. O Prefeito tentou nuclear algumas escolas no ano passado e depois da resistência dos pais, houve uma reunião na Câmara de Vereadores com os representantes dos pais, os Vereadores, o Prefeito e demais pessoas ligadas a administração. Naquela oportunidade o Prefeito se comprometeu a formar uma comissão para discutir e elaborar um projeto sobre a nucleação, inclusive indicando a Professora Elina como Presidente. Entretanto, o Prefeito Municipal sequer deu oportunidade para a realização de qualquer projeto e nesse ano, de forma autoritária e pegando todos de surpresa, no meio do ano escolar, iniciou a nucleação sem ouvir as comunidades. Se existe e necessidade da nucleação, que esta seja feita discutindo com a comunidade e de uma forma que não prejudique acentuadamente os alunos, pais e professores. Os motivos até agora não são conhecidos, pois os alegados pelo Prefeito não se justificam. Se ele quer reduzir a folha de pagamento, porque mandou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores na segunda-feira com a criação de novos cargos comissionados? Se o repasse do Fundeb vem aumentando anualmente em Imaruí, como explicar problema financeiro na educação? A proposta das comunidades da região Sul é para que o Prefeito suspenda a nucleação até o final do ano, período em que poderá ser discutida uma proposta e a confecção de um projeto para ser implantado no início do ano que vem. Acredito que a saída para o impasse seria adotar a proposta das comunidades que seria mais razoável para todas as partes.

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  4. Bela observação do nobre advogado Dr Rodrigo. Acompanha sempre tudo o que envolve a administração como um todo, por isso acredito que ele deva saber que os cargos que serão criados pela administração dizem respeito a funcionários para suprir os da Celesc que acaba de repassar ao município todos trabalho de manutenção da iluminação pública. Ao seu modo de ver, esses cargos são desnecessários??? Seria então um problema secundário a falta de manutenção na iluminação pública do município? E, voltando ao repasse do Fundeb, o nobre jurista não acredita que o recurso do Fundeb, mesmo tendo tido um aumento, está muito mal distribuído???? Mais de 70% é gasto com folha de pagamento e quase 20% com transporte escolar. Não seria uma percentagem um tanto quanto alta em relação ao que sobraria para investimentos em qualidade no ensino, tais como: salas de aula adequadas, transporte de qualidade, salas de informática equipadas, materiais didáticos, esportivos e lúdicos, entre outro?? Sabe-se que o problema não é financeiro, e sim má distribuição dos recursos.

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  5. O processo de nucleação no município de Imaruí foi iniciado há alguns anos atrás pela então secretária Elina Vieira Roussenq, hoje vereadora, que se coloca totalmente contra a nucleação, teria aí alguma conotação política???? Na época várias escolas foram fechadas. Vale lembrar que Imaruí havia sido contemplado com o programa Escola Ideal, do governo federal, que proporcionou ao município a reforma e ampliação de vários estabelecimentos de ensino que, em seguida, foram totalmente fechados e hoje estão abandonados. Ser contrária à nucleação... Uma incoerência sem tamanho. Utilizando a mesma frase da vereadora: "A desativação das escolas da zona rural gera sentimentos de impotência, de tristeza, de desvalorização do lugar e até da perda da história, da cultura, à medida em que estão afastando os seus alunos do seu espaço de origem e de sua comunidade, interferindo sobremaneira em suas vidas, ou seja em suas identidades." Será que a veradora, na época, pensou nisto quando fechou as escolas, que não foram poucas, ou quem sabe os pais e os alunos daquelas comunidades tinham menos importãncia dos que os de agora??? Vamos ser um pouco mais coerentes.

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  6. Paulo Alfredo, é esse mesmo o seu nome? Pelo que vejo você não é de Imaruí, não conhece a nossa realidade. Quando fui secretária e fizemos a nucleação, foi totalmente dessa feita hoje. As escolas nucleadas eram aquelas que tinha apenas um professor para quatro séries, escolas com apenas uma sala de aula, com uma estrutura bastante precária. Foram feitas várias reuniões nas comunidades com o objerivo de conscientizar os pais e possibilitar o diálogo. As escolas núcleos ficaram bem próximas das escolas desativadas. Exemplo: lado sul: Costa de Baixo, Vila dos Rochas, Sertão do Aratingaúba e Forquilha do Aratingaúba, foram para Aratingaúba, que foi totalmente equipada e estruturada para receber esses alunos. Inclusive foi transformada em Escola Básica, e hoje o prefeito está acabando com as séries finais. Lado norte: Tamborete, Itapeva, Itaguaçu, foi para Ribeiraão de Cangueri. Você consegue visualizar a diferença? Praia Vermelha, após várias reuniões, os pais não aceitaram que fosse fechada e os alunos levados para a vizinha comunidade de Cangueri de Fora, e foi respeitada a vontade dos pais, a escola continuaou na comunidade até essa semana, sendo fechada pelo atual prefeito sem nem ter ido na comunidade fazer uma reunião.Respeito, democracia, participação. Poderia continuar escrevendo, mas vou parar por aqui. Deixe o tempo passar, mais na frente voltaremos a falar sobre o assunto. Como diz o ditado popular: "O pior cego é aquele que não quer enxergar."

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  7. Edgar Gonçalves, você não acompanha o que se passa em imaruí, pois com certeza não está sabendo da quantidade de professores contratados depois ds nucleação, inclusive sem processo seletivo, simplesmente pelos critérios adotados pela secretaria e prefeitura, ou seja de forma ilegal e imoral. A má distribuição dos recursos continua. Você sabe que tem proefessor atendendo 28 alunos na educação infantil? 23 alunos na idade de 3 anos? Tem salas de aula com dois professores, sendo que não existe alunos com necessidades educacionais especiais? Que não houve cuidado em preparar as escolas que receberam os alunos. Que muitos alunos nunca tiveram uma aula de inglês e agora de repente passam a ter e nem o professor nem o aluno sabem de onde partir e para onde ir. Você sabe o que significa a palavra Planejamento? Você consegue imaginar uma nucleação sem um projeto. Eu sinto muito pelo povo de Imaruí, por ter um prefeito que não sabe administrar. Se não investir em educação, o que teremos num futuro bem próximo vai ser um desastre. A marca dessa administração vai ser a pior de todas, a de quem não valorizou a educação.

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  8. A "Paulo Alfredo" quero lembrar que quem fechou as escolas construídas, ampliadas e equipadas com os recursos do Programa Escola Ideal, foi o prefeito Amarildo Matos de Souza. Quando Secretária fechamos as ecolas antigas, sem estrutura física, e multisseriadas. Cite uma escola que foi fechada depois de construída e\ou ampliada com os recursos do programa e que tenha sido fechada quando fui secretária. Com toda modéstia, eu sei o quanto é importante que a escola fique na comunidade, e sei diferenciar uma escola sem estrutura com a de uma totalmente pronta para receber a comunidade. E acima de tudo, sempre soube respeitar a comudidade. Um abraço,

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  9. Rodrigo Brasiliense Vieirajulho 24, 2010

    Embora tenha me qualificado como nobre, não sei de quem se trata a afirmação de Edgar Gonçalves, eis que não me parece morador de Imaruí. Sobre os comentários feitos a respeito de meus questionamentos, tendo a dizer que entendo que os cargos comissionados criados para a manutenção da iluminação pública são realmente desnecessários, eis que estão sendo criados os cargos de assessor de comunicação social, uma coordenadoria, uma diretoria especial e um assistente. Ou seja, para a manutenção da iluminação pública não foi solicitada a contratação de sequer um eletricista, motivo pelo qual entendo que a criação de quatro cargos comissionados, de salário considerável, não é necessário. Por não ser de Imaruí, não entendo como você tem conhecimento de que a Prefeitura está gastando 70% com pagamento de pessoal e também entendo que a nucleação vai aumentar os gastos com transporte escolar, o que demonstra total falta de critério. E se o Prefeito estivesse preocupado com a aplicação dos recursos com educação certamente não teria efetuado compra de livros no valor de mais de cento e cinquenta mil reais sem licitação.

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  10. A(o) leitor(a) que enviou comentário questionando o percentual de gastos públicos com pessoal, informo que não o publiquei porque você não observou as orientações para comentar neste blog. Leia novamente as orientações expostas acima da caixa destinada a escrever comentários.

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