Lixo: pessoas sem consciência e lei não aplicada

Leitores, o texto (e as fotos também) abaixo foi remetido pela imprensa oficial do município, mas veja como se parece com as inúmeras postagens que já publiquei aqui. O que quero dizer com isso é que há muitos meses venho apontando esse problema, mas nenhuma atitude mais ofensiva a prefeitura está tomando para resolver o problema de lixo nos canteiros ou nas margens das vias públicas. Vou excluir do texto abaixo algumas partes que não têm relevância:
Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB) e os funcionários da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) tiveram bastante trabalho nesta terça-feira (22). Após receberem uma denúncia de que entulhos particulares como restos de obras e até mesmo móveis haviam sido despejados, estes no canteiro da Rua Otacílio de Carvalho, a equipe foi para o local onde constatou a veracidade da informação.
O canteiro estava “embelezado” com um armário e dois sofás, já na Avenida Santa Catarina e na Rua Duque de Caxias, havia montantes de restos de materiais de obras. Mesmo esta não sendo uma obrigação do Governo Municipal que é responsável pela coleta do lixo doméstico, para não prejudicar a limpeza da cidade, recolheu o material.
O morador da Avenida Santa Catarina, José dos Santos Bonifácio, confessa que ele próprio já colocou lixo em meio aos canteiros centrais, mas após buscar informação de como deveria proceder, é hoje um dos maiores defensores para manter a cidade limpa.(...)
O morador da rua Duque de Caxias há mais de 30 anos faz um desabafo. “É um absurdo o que algumas pessoas fazem, tem dias que a esquina parece um depósito, as pessoas colocam durante a noite. É tão fácil chamar uma carrocinha e mandar levar”, exclama.
(...)Para regulamentar essa situação, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB), estão visitando as localidades e quando identificarem os moradores que estão praticando esta ação irão notificá-los para que em até 48 horas estes retirem o material.
Além da fiscalização, o Governo Municipal está se preparando para em breve lançar no Município a Campanha Cidade Limpa.
O tal novo código de posturas ainda não saiu do forno e o velho não está sendo aplicado. A SEINFRA está coordenando um ótimo trabalho de limpeza das vias públicas e, na semana passada, recebi um email em que um leitor informava que um lote foi limpo pelas máquinas e homens da prefeitura, fazendo o que tinham de fazer, conforme disposição legal. Contudo, questionava ele se a prefeitura mandaria a conta para o proprietário do lote, de acordo com o que determina o não usado atual código de posturas.

Na semana passada, a SEDURB divulgou medidas para melhorar a estética da cidade (leia aqui), mas nada quase nada mudou.

A via utilizada pelos ônibus que chegam ao terminal interurbano de ônibus continua um depósito de lixo, de tudo quanto é tipo. A imagem vista pelas pessoas que chegam à cidade não é nada agradável. E lá o lixo não é depositado só à noite, não! É à luz do dia, também!
Será que já notificaram o proprietário para que tome providências sobre isso? Já deu tempo!

Quanto ao que foi dito pelo morador ("É tão fácil chamar uma carrocinha e mandar levar."), não é tão fácil assim como ele diz. Chama-se a "carrocinha" e se leva para onde? Há de se definir um depósito para esses resíduos e objetos que não são recolhidos pelos caminhões de coleta de lixo.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.