Não devemos apoiar qualquer ditadura

O conteúdo deste post foi extraído da página do movimento Livres no Facebook, publicado hoje.

"O presidente Jair Bolsonaro instruiu o Ministério da Defesa a fazer as "comemorações devidas" pelo aniversário do golpe que deu início à ditadura no país, em 31 de março de 1964. Apesar de ter chegado ao poder graças ao voto popular através das eleições livres próprias da democracia, o presidente tem insistido em celebrar os regimes autoritários que mancharam a história da América Latina no século passado.

Quem realmente tem compromisso com a liberdade não apoia ditadura. Não importa se de esquerda ou direita, nenhum regime autoritário deve ser celebrado. A memória daqueles tristes anos deve ser usada para reafirmar o compromisso democrático de jamais repeti-los.

Não se engane. A ditadura brasileira gerou as páginas mais tristes da nossa história. Tortura, perseguição política e populismo fiscal devem ser repudiados para sempre. Além da censura e violência, eles ainda criaram estatais, protecionismo e hiperinflação que condenaram a população ao empobrecimento e ampliaram as desigualdades estruturais do país.

Qualquer um que pretenda ser liberal, mesmo que só na economia, e esboce uma defesa de regimes fechados está cairuiundo na mais grave incoerência, contradizendo os fundamentos centrais das ideias de liberdade.

Mercados livres e ditaduras têm lógicas opostas. Mercado é baseado em ordem espontânea e decisões descentralizadas. Enquanto isso, ditadura se estrutura através de poder central e decisões autoritárias. Querer defender mercado livre e ditadura ao mesmo tempo é contraditório. Mercado combina com sociedade aberta.

Toda ditadura deve ser condenada. Quem condena a ditadura brasileira e passa pano pra ditadura venezuelana tem exatamente o mesmo problema de quem condena a ditadura venezuelana e passa pano pra ditadura brasileira. Os extremos se abraçam na hipocrisia."

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.