Câmara Municipal: 17a. sessão ordinária

Estes foram os projetos discutidos e aprovados na sessão do dia 1o./06/09:

-Projeto de Lei no. 3.751/09, de autoria do vereador Dorlin Nunes Júnior; aprovado, por unanimidade;

-Projeto de Lei no. 3.746/09, de autoria do vereador Christiano Lopes de Oliveira; aprovado, por unanimidade;

-Requerimento no. 37/09, de autoria do vereador Dorlin Nunes Júnior; retirado da pauta;

-Requerimento no. 36/09, de autoria do vereador Dorlin Nunes Júnior; aprovado, por unanimidade;

-Requerimento no. 35/09, de autoria do vereador Thiago Machado; aprovado, por unanimidade.

-Projeto de Lei no. 3.755/09, de autoria do Poder Executivo; incluído na pauta do dia e aprovado, por unanimidade. Eu não recebi o teor do projeto, mas refere-se à solicitação do Executivo Municipal para realizar despesas com as comemorações alusivas aos cinquenta e um anos de Emancipação Política Administrativa do Município.

De todos os projetos apreciados, o mais importante, sem dúvida, é o requermento 036/09, que solicita à SEDURB a realização de inventário de degradação ambiental ocorrido no Município de Imbituba e o custo para recuperá-la.

Dorlin ressaltou que “Imbituba possui muitas belezas naturais que por intervenção do homem ou ação do próprio desgaste ao longo do tempo, merece que se faça um inventário da real situação das áreas degradadas. Além do trabalho servir de diagnóstico para a situação atual, um projeto bem elaborado podem conseguir recursos a fundo perdido”, para recuperação dessas área.

Na sessão anterior, o vereador Dorlin fez uma apresentação da importância de se proteger o meio ambiente, relembrando todo o projeto e as ações do programa de sua autoria, "Reciclando Lixo, Preservando Vidas", trabalho iniciado durante sua presidência na Câmara de Vereadores.

O vereador Luís Antônio Dutra parabenizou o propositor do Requerimento, bem como destacou que o Município de Imbituba sofreu muito com a degradação ambiental no passado e que, no presente, também vem sofrendo com algumas medidas necessárias para o desenvolvimento do município, a exemplo da pedreira, do transporte do carvão e da barrilha. Por essa razão, o Vereador Luís Antônio Dutra vê a necessidade de se medir os índices atuais de degradação ambiental no município, para que se tenha números compatíveis com o desenvolvimento em conjunto com o turismo.

Dorlin ressaltou a importância de uma fiscalização efetiva do Poder Executivo nas atividades citadas pelo vereador Luís, pois considera que a preservação do meio ambiente é importante para o turismo da cidade, pois, segundo ele, “a maior indústria de Imbituba ainda é o turismo”.

O vereador Elísio Sgrott, autor de proposições em favor do meio ambiente, como a de criação de um horto florestal no município, para recuperar áreas degradadas, também elogiou o requerimento de Dorlin.

Leitores, há muitos problemas ambientais na cidade que merecem uma solução rápida. Infelizmente, não vejo a SEDURB com condições estruturais para dar essa resposta iminente. Há somente dois funcionários, sendo um de carreira e outro em cargo comissionado, atuando na área ambiental.
Precisamos de mais investimentos nessa área, a começar pelo aumento de recursos humanos.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.