Fiscalização contra os animais e seus cachorros

Título estranho, não é leitor? Mas foi isso mesmo que eu escrevi.

A prefeitura de Imbituba resolveu fiscalizar as praias. Antes tarde do que nunca.

Neste final de semana, fiscais do município, vigilância sanitária e polícia militar realizaram operação de fiscalização e orientação de ambulantes.

A operação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e, segundo informações, deverá atingir todas as praias do município, fiscalizando os produtos que estão sendo oferecidos ao cidadão.

Na mesma operação, a equipe da vigilância sanitária solicitou aos banhistas que estavam com cachorros que retirassem o animal da praia. Qual o animal? O cachorro ou o dono dele?

Deveria ser apreendido e só liberado mediante pagamento de taxa (o cachorro, claro!).

Notei que neste ano diminuiu a cachorrada na praia, não por ação do poder público, mas acredito por uma consciência maior da população. Melhor assim. Entretanto, não é difícil ver alguém com seu lindo (nem sempre) cachorro passeando na praia, fazendo xixi e cocô nas areias em que nós sentamos, deitamos e a criançada brinca.

Se alguém conhece o cidadão ali da foto, com seu pulguento deitado a seu lado, diga-lhe que ele está na internet, para o mundo!

Quanto à fiscalização para regularização de obras, serviços, licenças de funcionamento entre outras coisas, o Secretário Ramiris Ferreira está aguardando formação completa da equipe para que a fiscalização nessas áreas também sejam intensificadas.

Como sempre, sem fiscais suficientes. Sempre se deixando essa importante função do poder público para depois, e depois, e depois...

21 comentários:

  1. Já está mais do que na hora de no Brasil existir praias para cachorros (animais, é claro). Além de bom negócio, evitaria o trânsito de cachorros em praias destinadas aos humanos. Fica aí a ideia!

    ResponderExcluir
  2. Caim, geralmente, os cachorros nas prias são animais vadios ou de propriedade dos turistas.
    Apesar do problema, informo que Imbituba possui praias lindas e todas próprias para banho. Venha conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Pena, sou louco para conhecer as praias catarinenses. Mas na temporada não dá. O salário de professor mal paga as contas do mês.

    ResponderExcluir
  4. Cachorro na praia não dá! Algumas pessoas vivem com cães dentro de casa e acham que podem ir com o bichinho pra tudo quanto é lugar... Alguns lugares não dá! Dentro de supermercado, padaria, na praia... Se teu bicho é limpinho e não tem doenças, pode ser que outros tenham... Vamos cooperar!
    =D

    ResponderExcluir
  5. KK Landim, ainda ontem, pela manhã, uma senhora que reside no centro da cidade pedalava na Praia da Vila com seu cãozinho correndo ao lado.
    Enquanto não houver apreensão desses cachorros ou uma pressão dos banhistas contra os donos deles, veremos isso todo verão.

    Obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  6. Puro fricote. Pura afetação. Coisa de quem quer demonstrar possuir consciência social sobre tema que de social, talvez seja o menor dos problemas e que de consciente, tem mesmo a arrogância de se interpretar superior por concordar com o óbvio. Certamente estes são os mesmos que votam em quem votam e fazem ouvidos de mercador aos seus interesses nem tão politicamente corretos. Numa palavra: Fúteis.
    É o atraso intelectual preocupado em pretender demonstrar existência de certa inteligência.
    Explico a indignação com o veto que de legal já é de pasmar, sobre a ida e permanência de um cão nas areias de uma praia com uma perguntinha que de tão óbvia não seria preciso, mas que julgo apropriada aos debatedores e ao postador:
    O lixo produzido pelos racionais que tornam 95% das praias impróprias para o banho, a imundice depositada na areia pelos freqüentadores, os coliformes fecais fartamente encontrados a boiar pelas águas do nosso litoral, a urina derramada ao mar pelos mesmos banhistas que se dizem afetados pelos pobres animais, pode?

    ResponderExcluir
  7. Não discordo totalmente de seu comentário, que está bem fundamentado no que se refere às águas totalmente poluídas pelos homens dito racionais. Não é nosso caso, porém, em Imbituba, falando-se de praias.
    Leitor, felizmente, as praias de Imbituba ainda não chegaram ao nível de imundícies das praias onde você deve ter ido ou costuma frequentar. E, bem por isso, é o motivo que nos leva à indignação acerca do fato de banhistas dirigirem-se às praias acompanhados de seus cachorros.
    Em meio a doenças diversas trnsmitidas por animais, é uma questão de saúde se proibir a ida dos "cachorrinhos" à praia.
    Outro ponto relevante é o caso de ataques de animais nas praias, principalmente contra crianças, causando lesões de leves a gravíssimas, como muitos casos já foram vistos em Santa Catarina, sendo alguns em Imbituba. E, geralmente, os cães pertencem a turistas que acreditam que aqui as praias são para todos os animais!
    Cachorro não precisa de banho de mar. Para ele sim deve ser coisa fútil. Para nós, pessoas conscientes, que vivemos nesse paraíso natural chamado Imbituba, preservar é uma luta constante, e não se banhar nessas águas límpidas ou ser proibido de deitar nas areias brancas seria absurdo.
    Venha conhecer a nossa cidade, caminhar descalço nas areias e nas dunas de nossas praias, mergulhar e surfar nas ondas da Praia da Vila! Mas sem seu cachorrinho!

    Obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  8. Falando em animais na praia, ou em outros lugares.
    Eu amo cachorros tem alguns em meu quintal e tbm alguns que jogaram no meu quintal.
    mas vamos ver o que diz a lei:
    1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.


    2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
    3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
    4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
    5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
    6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
    7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
    8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.
    9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
    10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
    E pergunto? o que o municipio esta fazendo para que as leis sejam cumpridas.
    sou contra os animais nas praias e ruas, mas acho que para que tudo aconteça o canil tem que funcionar em conjunto com a população.
    pq a policia qdo é chamada para ajudar cumprir a lei; ela responde não ter nada com isto. Mas tem.


    O Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, usando das atraibuições que lhe confere o artigo 1º do Decreto 19.398 de 11 de Novembro de 1930,

    Decreta:


    Art. 1º - Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.
    policia pertence ao estado, e esta ai para fazer cumprir a lei.
    § 3º - Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras de animais.
    "Se conhece uma Nação, pela forma como seus governantes tratam seu animais" - (Mahatma Gandhi)

    ResponderExcluir
  9. Marlene (O mundo! E minha Arte), o problema é cultural. Se não estou enganado, o Brasil tem a 2a. maior população de cachorros do mundo. O que fazer com ela, quando está nas ruas? Eu sei que é complexo esse problema. Boa parte da população cria seus cães soltos nas ruas, fazendo com que aumente significativamente essa população animal. Tem de haver programa de esterilização, para evitar proliferação, e um travalho - árduo - de conscientização das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Pelo que conheço, o canil tem um veterinario pago pelo poder publico para este tipo de trabalho.
    concordo que temos uma população enorme de cães e gatos,Mas, se a lei fosse cumprida, seria diferente.
    As pessoas pegam os animaisinhos pq são lindinhos , e esquecem que eles crescem comem e ficam doentes.Ai! O que fazem? Jogam nas ruas. Este é o crime. acho que esta mais que na hora de fazer uma campanha, NÃO COMPRE UM CACHORRO ADOTE DO CANIL!
    VÃO ESTAR VACINADOS E ESTERILIZADOS. . OBRIGADA

    ResponderExcluir
  11. Marlene, no próximo dia 05, às 9h00, no salão paroquial do Centro, os cachorros do canil estarão à disposição da população para "adoção".

    ResponderExcluir
  12. Malu Brasilagosto 12, 2009

    Aqui na Alemanha cachorro tem escola e até - pasmem! - psicólogo.
    E pros humanos há um "imposto de cachorro" a pagar ao Estado e a obrigação de vacinas (pro cachorro).
    Cachorro aqui também paga passagem de trem (mas o dono é quem compra!). Aqui tenta-se educar o cachorro e o dono. Aliás, cachorro comporta-se tal qual seu dono e com o tempo até parecem-se fisicamente. Interessante.
    Gostaria muito também de ter um cachorro, um pastor alemão, mas ter um animal desses requer tempo, dedicação, paciência, espaço e dinheiro. Quem não tem tudo isso, não deveria comprar ou pegar pra criar.

    ResponderExcluir
  13. Malu, li uma vez que cachorros, na Alemanha, não poderiam latir em qualquer horário. Isso é verdade?
    Lendo o que você escreveu, sinto que estamos há anos-luz de uma socidade que se respeita. Eu já estaria feliz se cada um, aqui, prendesse seu cachorro.

    ResponderExcluir
  14. Malu Brasilagosto 13, 2009

    Cachorro não poder latir em qualquer horário? Quatsch! (= conversa fiada!)
    O que acontece aqui (existe no Brasil mas só no papel) é a lei do silêncio. Se a pessoa tem um cachorro que late o tempo todo, não dando sossego pros vizinhos (tivemos um aqui na vizinhança que era assim, um horror. Até eu que gosto de animais queria matá-lo quando ele começava com a latição), o dono tem que dar um jeito: levá-lo pra um outro lugar, arranjar um bom treinador (um bom treinador treina em poucas, mas geralmente ele é bem caro) ou ele, o dono, tem que mudar-se com a "peste".

    Cachorro tem que ser levado para passear pelo menos duas vezes ao dia (para não sujar em casa) e sempre preso na coleira (o que não é muito respeitado). Cachorro tipo perigoso não pode sair sem coleira e sem focinheira. O que também, nem sempre, é respeitado, daí alguns ataques aos humanos.

    Mas como eu já escreví antes, cachorro é geralmente o espelho do dono. Cachorro mal educado, violento... dono pior. Eu nunca ví um cara brutamontes puxando um poodle ou um ratero pela coleira, você já viu?

    Igualzinho às crianças que, na realidade, são o espelho dos pais. Por isso pais que batem em crianças deveriam, primeiramente, bater com as próprias cabeças na parede até tirar sangue. Se isso resolver os próprios problemas, então crianças... pernas-pra-que-te-quero!!!

    Aqui um link com as raças mais comuns:
    http://www.haustierratgeber.de/hunde/rassen.html

    ResponderExcluir
  15. Malu, quando o problema na vizinhança é a cachorrada, os vizinhos não têm coragem de falar com o proprietário do cão barulhento, pois geralmente acaba em discussão exacerbada. Na minha cidade não há nenhum serviço para punir o proprietário do cachorro, multá-lo ou apreender o cão em razão do barulho. As vítimas dos latidos preferem viver estressadas a ter que fazer algo para tentar resolver o problema.

    ResponderExcluir
  16. Senhores,

    certos donos de cachorros não sabem o que é educação e muito menos o que é respeito.
    Cachorro que late insistentemente e que chega a incomodar o repouso alheio não dá mais!
    Cachorro nas praias frequentadas por humanos é simplesmente inimaginável!
    Dono de cachorros mandam e educam os animais, mas um cursinho preparatório para estes bípedes seria bem vindo!

    ResponderExcluir
  17. Sr. Paulo Von,
    vou usar pedindo licença para a Malu Brasil, para usar parte do q ele escreveu para falar dos cães que tanto incomodam nas PRAIAS e perto de suas CASAS.
    O cachorro é geralmente o espelho do dono. Cachorro mal educado, violento... dono pior. Eu nunca ví um cara brutamontes puxando um poodle ou um ratero pela coleira, você já viu?
    Igualzinho às crianças que, na realidade, são o espelho dos pais.
    o que poso dizer: os animais são inrracionais,quem deve ser educado e concientes são é os donos.Que abandonam seus animais,ou os levam para praia. quem tem que ser multados , claro que é DONO, se a lei fosse cumprida, a metade dos problemas seriam resolvidos.
    Sei que temos uma população enorme de cães e gatos abandonados pelo Brasil inteiro,Tudo por inresponsabilidade dos pais , que presentei seus filhos com animaizinhos e com o tempo os proprios abandonam em praias estradads. prometentendo outro mais bonitinho para criança.
    Procure ver quem abandona e denuncie, qto aos que latem pensam para que os donos enssinem a silenciar. Cachorro é inteligente, aprende.Ao contrario do do pessoal que fica na beira da praia com o som no ultimo volume, e que são racionais,qdo se pede para baixar são grosseiros e malcriados. Não deixam ninguem dormir em paz. temos os clubes sem isolamento de barrulho ,que gostando ou não temos que ouvir a noite ou tarde toda.
    Ainda continuo achando que o o homens q se diz incomodado com os cães são mais irracionais e mau educados. E se tudo isto existe é pq as pessoas não querem se incomodar fazendo uma denuncia, para que os donos paguem a multa devida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Marlene, desculpe-me por não postar os demais comentários que você enviou, pois eram longos demais e isso passa a ser um obstáculo para a dinâmica da discussão sobre o tema.

    Obrigado por retornar ao blog.

    ResponderExcluir
  19. Sra. Marlene,

    está faltando RESPEITO no mundo de hoje, o que eu aprendi quando jovem e nos dias de hoje...
    O silêncio vale ouro!

    ResponderExcluir
  20. Com certesa Sr paulo,
    o que falta no mundo de hoje é RESPEITO.
    Mas para que isto aconteça vamos ter que reeducar nossos jovens,o que acho difil.
    Eu tbm acho que o silencio vale ouro.
    Estou morando na serra e , em uma chacara. onde reina o silencio e canto dos pássaros e tenho 4 cachorros muito obidientes.

    ResponderExcluir
  21. Caro Brasil...

    que sorte a sua de morar num recanto paradisíaco!
    Eu morei por mais de 40 anos em São Paulo, na capital, onde rios não existem mais, parecem mais um esgoto a céu aberto, pássaros cantando, nunca vi, mas bandidos matando pelo bel prazer de matar, isto "existe a rodos"

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.