Conselho Municipal de Saneamento discute ações para o município

Leitores, o título e o texto abaixo foi encaminhado pela assessoria de imprensa da prefeitura. Como se poderá observar no conteúdo, o problema com a poluição do Rio D'una, provocado pela rizicultura, há anos, ainda não foi resolvido. Bem, o texto não diz exatamente isso, mas, sim, "possível poluição oriunda da rizicultura". Recententemente, citei este problema em uma postagem.

Ora, considerando que a água que chega até nossas casas são captadas nesse rio, pressupõe-se os riscos que estamos correndo, quer decorrentes de agrotóxicos - se o problema for este -, quer decorrentes de outros fatores que estão acabando com a mata ciliar, que é o primeiro ato da morte de um rio. Uma coisa é certa: há necessidade de se saber a verdadeira causa do problema e enfrentá-la diretamente.

Mas vamos lá ao texto distribuído pela assessoria de imprensa, que estará em alguns jornais amanhã: 
Foi realizada na última semana a primeira assembléia do Conselho Municipal de Saneamento de Imbituba (COMUSA).

No encontro, o Chefe do Departamento de Saneamento de Imbituba Eng.° José Francisconi, apresentou um diagnóstico da situação do saneamento do município, destacando oportunidades e desafios lançados. Francisconi falou sobre o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

Durante a assembléia foi enfatizada a preocupação com a situação ambiental do Rio D’Una, com destaque a ausência de mata ciliar (vegetação na margem do rio), possível poluição oriunda da rizicultura (cultivo de arroz) e risco de falta de água nos próximos anos. O gerenciamento dos resíduos, sistema de coleta e tratamento de esgoto, convênio com a CASAN, voçorocas do bairro Divinéia (Vila Nova Alvorada) foram temas também discutidos.

Para o Engenheiro Francisconi, Imbituba vai avançar muito em relação ao saneamento básico nos próximos anos. "Uma das principais ações para isso é a construção do Plano de Saneamento de Imbituba, o qual vai direcionar o caminho a ser seguido, indicando as prioridades de obras e ações. Para isso precisamos contar também com a importante participação da sociedade", observa. A construção do plano de saneamento é um compromisso do Governo Municipal que acredita que o desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade.

A mesa diretora do Conselho é composta pelo Presidente do COMUSA, o Eng.° José Francisconi; o vice-presidente, funcionário da CASAN, Nelson de Souza Antunes e o secretário executivo e diretor da SEDURB , Eng.° Eduardo Nunes. Atua na condução dos trabalhos o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB), Ramiris Ferreira , responsável pelo desenvolvimento da Política Municipal de Saneamento.
Leitores, para quem não sabe o que é voçoroca, citada no texto, trata-se de um desmoronamento resultante de erosão produzida por águas subterrâneas ou águas pluviais.

Há tanto para se fazer em saneamento em Imbituba, que não acredito que se conseguirá em poucos anos ações expressivas.

(a foto mostra parte do Rio D'una, nos limites entre Imbituba e Imaruí)

Um comentário:

  1. Ao leitor que enviou comentário sobre a Barra de Ibiraquera, informo que não o publiquei porque não atendeu às regras do estabelecidas para publicação. Com referência a sua solicitação para que o "blog" fosse até o local, informo que este blog pode ser feito com a participação dos leitores. Assim, faça você mesmo a matéria ou envie detalhes sobre o caso, com fotos, que eu publico.

    Espero seu retorno.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.