Casan não cobrará tarifa de esgoto até março


A informação veio da assessoria de imprensa da prefeitura, que informou também que o acordo foi acertado em reunião em que estavam alguns moradores do bairro Paes Leme, o gerente local da Casan, Nazareno Adelino, o Diretor da Superintendência Regional Sul da Casan, Oderi Pires, além do prefeito José Roberto Martins e os vereadores Christiano Lopes de Oliveira, Dorlin Nunes Júnior e Luiz Antônio Dutra.

Segundo a assessoria de imprensa, a reunião foi franca, sendo explanada "a insatisfação da sociedade com algumas situações na atuação da CASAN em Imbituba".

Com referência à tarifa de esgoto que passou a ser cobrada a partir da construção da estação de tratamento de esgoto no bairro Paes Leme, cujo objetivo da obra era e é a salvação da Lagoa da Bomba (foto), o prefeito e os vereadores teriam enfatizado que "a cobrança é legítima, todavia, destacaram que a CASAN deveria primeiro ter preparado a população e explicado os benefícios para a saúde do cidadão e o quanto é importante ter rede de tratamento de esgoto num Município que quer crescer também no turismo." "Faltou comunicação, por isso, pedimos para que um prazo seja dado a estas pessoas”, solicitaram.

Oderi Pires "garantiu que a cobrança será suspensa até março e o que já foi pago pelos moradores, referente à rede de esgoto, será descontado nas próximas faturas." Garantiu também que a rede de esgoto nos bairros Vila Alvorada e Vila Nova Alvorada será iniciada em março, para resolver o problema de lançamento de esgoto doméstico na Praia do Porto.

Leitores, o que a Casan ainda não garantiu e nem quer providenciar é a entrega dos valores gastos por ela para efetuar esse tratamento de esgoto. Oderi disse na reunião que a Casan é uma empresa de capital misto e não pode ficar revelando o percentual de lucro nesse serviço. Ora, se a Casan é uma empresa pública, não pode, de jeito algum, esconder o quanto gasta e o quanto cobra nessa tarefa.

"Segundo o vereador Dorlin Nunes Júnior, uma nova reunião será realizada para que se tenha retorno de tudo que foi levantado no encontro que tem como objetivo final buscar maior eficácia na prestação de serviço da CASAN em Imbituba."

Não sei se foi tratado também nessa reunião o problema do mau cheiro exalado da ETE e das caixas de espera - aquelas tampas de ferro que há nas calçadas, em frente de cada casa que tem ligação à rede de esgoto. O cheiro que sai através dessas tampas está causando grandes transtornos aos próprios moradores, como aos traseuntes. E em razão desse mau cheiro, um abaixo-assinado está sendo providenciado no bairro Paes Leme, para entregar às autoridades e à Casan.

Para quem não sabe, o contrato com a Casan para tratamento do esgoto é de apenas 5 anos. Ao final, a prefeitura poderá assinar novo contrato ou realizar licitação para contratar outra empresa que realize o serviço.
Do jeito que está, já se pode prever o que acontecerá.

A tarifa cobrada hoje corresponde a 100% da tarifa de consumo de água. Ocorre que o decreto estadual sobre a tarifa estabelece que o percentual pode ser até 100%. Portanto, a Casan pode cobrar menos. Não cobra porque não quer.

A população de Vila Nova Alvorada, muito mais exigente que a de Paes Leme, com certeza não terá a mesma paciência para tratar do problema, quando a ETE for instalada no bairro.

(a foto é do site praiadorosa.tur.br, e a parte verde que se vê ao centro é a quase morta Lagoa da Bomba, coberta por vegetação aquática que nasce em águas poluídas)

5 comentários:

  1. A unica dúvida que tenho e que creio, pode ser respondida aqui é; Serviços como esse e recolhimento de lixo e manutenção de vias municipais já não estão embutidos no IPTU?
    Apenas uma duvida, se alguém poder responder ficarei grato.
    Alisson Raniere
    Imbituba.

    ResponderExcluir
  2. Alisson, a resposta é negativa. O IPTU se refere ao imóvel em si.
    Os serviços de coleta de lixo são cobrados através de taxa e não de imposto. Mesmo que você não os utilize, pagará do mesmo jeito. É assim aqui e em qualquer outro lugar.
    Ao município também é permitido a cobrança de contribuição de melhorias, no caso de calçamento ou asfaltamento da via, por exemplo.

    No caso específico: a sigla Casan significa Companhia de Águas e Saneamento. Entretanto, somente de uns poucos anos para cá que se viu a Casan prestando serviços de saneamento. Com a prestação desse serviço, que existe na minoria das cidades de SC - e você poderá conhecer dados impressionantes acessando http://blogpenadigital.blogspot.com/2009/03/novos-investimentos-em-saneamento.html - a Casan passou a cobrar também pelo serviço respectivo. (Esqueci de colocar neste post alguns links para acessar outras matérias sobre a ETE, mas vou providenciar)

    A Casan presta serviços mediante contrato com o município. Alguns municípios de SC, como a vizinha Tubarão, não renovou o contrato e assumiu os serviços. Não quero defender a Casan, mas dizem que não está muito bom o negócio por lá, após a municipalização.

    Vender água encanada e tratá-la é um negócio extremamente lucrativo! Principalmente quando as tubulações já estão prontas. Então, poderá acontecer num futuro próximo várias empresas fazendo os serviços da Casan, mediante contrato com municípios. E com certeza políticos ou laranjas serão os donos dessas empresas.

    Espero ter conseguido responder sua pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Respondeu sim Pena. Obrigado pela atenção e pelo tempo gasto para isso.
    Muito grato
    Alisson Raniere
    Imbituba.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um problema.
    Não sei se vc já foi informado que após a Casan ter feito a rede que levará o esgoto até a estação de tratamento, em alguns locais já apareceram problema de entupimento, sendo que, a maioria da população ainda nem fez a ligação das suas residências na rede.
    E o caso de alguns aposentados que o que ganham mal dá pra suprir suas principais necessidades, ainda terão que pagar por este serviço, será que ninguém vai comprar esta briga em favor deles?
    Porque a Casan está tão preocupada em fazer a rede de esgoto em outros bairros se a outra metade do Paes Leme ainda não foi beneficiada com esta obra?

    Regisro aqui minha indignação!

    ResponderExcluir
  5. Rosimeri, para seus questionamentos, extraio a imortal frase da obra de William Sheakespeare: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia."

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.