Conselho Municipal de Saneamento discute ações para o município
Ora, considerando que a água que chega até nossas casas são captadas nesse rio, pressupõe-se os riscos que estamos correndo, quer decorrentes de agrotóxicos - se o problema for este -, quer decorrentes de outros fatores que estão acabando com a mata ciliar, que é o primeiro ato da morte de um rio. Uma coisa é certa: há necessidade de se saber a verdadeira causa do problema e enfrentá-la diretamente.
Foi realizada na última semana a primeira assembléia do Conselho Municipal de Saneamento de Imbituba (COMUSA).
No encontro, o Chefe do Departamento de Saneamento de Imbituba Eng.° José Francisconi, apresentou um diagnóstico da situação do saneamento do município, destacando oportunidades e desafios lançados. Francisconi falou sobre o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
Durante a assembléia foi enfatizada a preocupação com a situação ambiental do Rio D’Una, com destaque a ausência de mata ciliar (vegetação na margem do rio), possível poluição oriunda da rizicultura (cultivo de arroz) e risco de falta de água nos próximos anos. O gerenciamento dos resíduos, sistema de coleta e tratamento de esgoto, convênio com a CASAN, voçorocas do bairro Divinéia (Vila Nova Alvorada) foram temas também discutidos.
Para o Engenheiro Francisconi, Imbituba vai avançar muito em relação ao saneamento básico nos próximos anos. "Uma das principais ações para isso é a construção do Plano de Saneamento de Imbituba, o qual vai direcionar o caminho a ser seguido, indicando as prioridades de obras e ações. Para isso precisamos contar também com a importante participação da sociedade", observa. A construção do plano de saneamento é um compromisso do Governo Municipal que acredita que o desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade.
A mesa diretora do Conselho é composta pelo Presidente do COMUSA, o Eng.° José Francisconi; o vice-presidente, funcionário da CASAN, Nelson de Souza Antunes e o secretário executivo e diretor da SEDURB , Eng.° Eduardo Nunes. Atua na condução dos trabalhos o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB), Ramiris Ferreira , responsável pelo desenvolvimento da Política Municipal de Saneamento.
Ao leitor que enviou comentário sobre a Barra de Ibiraquera, informo que não o publiquei porque não atendeu às regras do estabelecidas para publicação. Com referência a sua solicitação para que o "blog" fosse até o local, informo que este blog pode ser feito com a participação dos leitores. Assim, faça você mesmo a matéria ou envie detalhes sobre o caso, com fotos, que eu publico.
ResponderExcluirEspero seu retorno.