A água da Casan é mesmo própria para consumo?


Há anos que o consumo de água mineral em bombonas vem aumentando consideravelmente, mesmo sendo Imbituba uma das poucas cidades do Estado a possuir uma estação de tratamento de água-ETA. Mesmo que a Casan informe que a água distribuída é tratada e própria para consumo, aumentam as vendas de água engarrafada.

Por muito tempo se ouviu dizer que a água captada pela Casan no Rio D'una, localizado no município de Imaruí-SC, estaria envenenada por agrotóxicos utilizados nas plantações de arroz naquela região. Os boatos foram desmentidos e os rizicultores negaram que o veneno chegasse até o rio. Com esse fato os consumidores passaram a preferir a água engarrafada, mesmo sem ter certeza que a segunda opção era de boa qualidade.

É certo, porém, que toda vez que a Casan faz reparos na rede, indeterminada quantidade de lodo areia acaba entrando nas tubulações e chegam até as caixas d'água das residências. A água tratada, então, fica poluída.

Na semana passada, observei a limpeza de um desses filtros que são instalados junto ao registro de consumo de água, para - é claro - filtrar a água e evitar que detritos que estejam na rede cheguem até o bebedouro e às panelas onde são cozidos os alimentos. O resultado da retrolavagem é este que você vê na foto. A água totalmente barrenta é aquela que contém a sujeira que estava nas paredes do filtro. A água transparente é aquela coletada após a limpeza do equipamento de filtragem.
Segundo o consumidor que cedeu as amostras, havia 15 dias da última retrolavagem.

Diante dessa prova fotográfica, fica a pergunta feita no título: a água da Casan é mesmo própria para consumo?

Um comentário:

  1. Eu acho que os rizicultores pensam que todo mundo é analfabeto, não lê, vê tv.
    Todos sabemos que tudo o que é colocado nas lavouras, a terra absove e vai para o lençol freatico, ou melhor dizendo vai para os rios e nascentes.Se colocam agrotóxico no arroz logo o rio esta contaminado. sabe-se que existe outros meios para não contaminar o meio ambiente.
    A casan nos cobra uma taxa altíssima de água,
    pq tanto faz se gastamos a quantidade de água que ela considera uma taxa ou não , é cobrado da mesma forma, diferente da celesc que se paga o que se gasta.
    Eu não tenho certesa se cada taxa é 10.000 litros cúbicos, mas se for eu não gasto isto nunca. E pago como se gastasse.
    O que me intristece é que uso agua q vem de rio poluido, q beber agua mineral não resolve o problema, pq? cozinhamos e tomamos banho com agua da casan. Quer dizer nos envenenamos da mesma maneira.
    Temos que ter mais conciência e começar a cobrar dos nossos politicos pelo meio ambiente melhor. Não desmatando as margens de rios para plantio, como nosso governo estadual fez fazendo uma lei de desmatamento da mata atlâtica nas margens dos rios..
    Eu só vi atris Cristiane Torlone protestar, mas nem um catarinence.
    Marlene kjellin

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.