A água da Casan é mesmo própria para consumo?
Por muito tempo se ouviu dizer que a água captada pela Casan no Rio D'una, localizado no município de Imaruí-SC, estaria envenenada por agrotóxicos utilizados nas plantações de arroz naquela região. Os boatos foram desmentidos e os rizicultores negaram que o veneno chegasse até o rio. Com esse fato os consumidores passaram a preferir a água engarrafada, mesmo sem ter certeza que a segunda opção era de boa qualidade.
É certo, porém, que toda vez que a Casan faz reparos na rede, indeterminada quantidade de
Na semana passada, observei a limpeza de um desses filtros que são instalados junto ao registro de consumo de água, para - é claro - filtrar a água e evitar que detritos que estejam na rede cheguem até o bebedouro e às panelas onde são cozidos os alimentos. O resultado da retrolavagem é este que você vê na foto. A água totalmente barrenta é aquela que contém a sujeira que estava nas paredes do filtro. A água transparente é aquela coletada após a limpeza do equipamento de filtragem.
Segundo o consumidor que cedeu as amostras, havia 15 dias da última retrolavagem.
Diante dessa prova fotográfica, fica a pergunta feita no título: a água da Casan é mesmo própria para consumo?
Eu acho que os rizicultores pensam que todo mundo é analfabeto, não lê, vê tv.
ResponderExcluirTodos sabemos que tudo o que é colocado nas lavouras, a terra absove e vai para o lençol freatico, ou melhor dizendo vai para os rios e nascentes.Se colocam agrotóxico no arroz logo o rio esta contaminado. sabe-se que existe outros meios para não contaminar o meio ambiente.
A casan nos cobra uma taxa altíssima de água,
pq tanto faz se gastamos a quantidade de água que ela considera uma taxa ou não , é cobrado da mesma forma, diferente da celesc que se paga o que se gasta.
Eu não tenho certesa se cada taxa é 10.000 litros cúbicos, mas se for eu não gasto isto nunca. E pago como se gastasse.
O que me intristece é que uso agua q vem de rio poluido, q beber agua mineral não resolve o problema, pq? cozinhamos e tomamos banho com agua da casan. Quer dizer nos envenenamos da mesma maneira.
Temos que ter mais conciência e começar a cobrar dos nossos politicos pelo meio ambiente melhor. Não desmatando as margens de rios para plantio, como nosso governo estadual fez fazendo uma lei de desmatamento da mata atlâtica nas margens dos rios..
Eu só vi atris Cristiane Torlone protestar, mas nem um catarinence.
Marlene kjellin