Cuidado com a Língua: pronúncia na conjugação do verbo indignar

Os verbos que possuem a sequência das letras "gn" levam muita gente a pronunciá-los de forma errada ao conjugá-los no presente do indicativo. Mas a regra é uma só para todos, como veremos a seguir alguns exemplos.

Verbo indignar

Quando você quer demonstrar sua indignação com algo, não pronuncie eu me "indiguíno" (indigno) com isso. A pronúncia correta é eu me "indíguino" (indigno) com isso. A sílaba tônica é di. Não há como levar a tonicidade para o g, como muitos o fazem, ainda que o pronunciemos como se fosse gui.

-Ele se "indiguína" (indigna) ao ver a agressividade gratuita nas redes sociais. (errado)
-Ele se "indíguina" (indigna) ao ver a agressividade gratuita nas redes sociais. (correto)

Verbo impregnar

-O cheiro de corrupção "impreguína" (impregna) nas roupas de muitos políticos. (errado)
-O cheiro de corrupção "impréguina" (impregna) nas roupas de muitos políticos. (correto)

Verbo redesignar

-Eu "redesiguíno" (redesigno) a data da próxima reunião. (errado)
-Eu "redesíguino" (redesigno) a data da próxima reunião. (correto)

Verbo impugnar

-Ele "impuguína" (impugna) sempre que a decisão da assembleia não lhe convém. (errado)
-El "impúguina" (impugna) sempre que a decisão da assembleia não lhe convém. (correto)

Na mesma balada equivocada se lança muita gente ao conjugar o verbo optar. A pronúncia dele no presente do indicativo é igual aos verbos que acabamos de ver.

-Quando eu "opíto" (opto) por um candidato, não quer dizer que eu aprove tudo o que ele faz. (errado)
-Quando eu "ópito" (opto) por um candidato, não quer dizer que eu aprove tudo o que ele faz. (correto)  

-Você "opíta" (opta) por um governo que rouba, mas faz?
-Você "ópita" (opta) por um governo que rouba, mas faz?

-Tu "opítas" (optas) por uma lei injusta, só porque nunca serás punido por ela?
-Tu "ópitas" (optas) por uma lei injusta, só porque nunca serás punido por ela?

Até a próxima!

                     Cuidado com a Língua: interviu ou interveio?

Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.