Imagem da semana: a poluição sem solução

Há alguns anos tenho conhecimento que alguns moradores da cidade protestam e não são ouvidos a respeito da poluição que atinge suas casas. Eu acreditava que essa poluição se restringia apenas à poeira, mas com um fato que ocorreu na semana passada (30), constatei que vai muito além disso.

Recebi de um leitor as fotos e a mensagem abaixo:

Uma grande mancha escura que pode ser pó de carvão coque.
Pela manhã, quando avistando de longe, achei que era um manchão de manjuvas (filhotes de sardinhas).

Por volta das 11 horas, um amigo meu, que também é pescador, me ligou relatando que tinha uma grande mancha de óleo vinda da direção do Porto de Imbituba.

Chegando no local, me deparei com uma grande mancha escura. Quando a grande mancha escura chegou à praia, vi que não eram manjuvas nem óleo, mas, sim, pó de carvão coque, que não deixa de ser um derivado de petróleo.


DEFINIÇÃO DO COQUE DE PETRÓLEO

O coque de petróleo ("petroleum coke" ou "petcoke") e um combustível fóssil sólido, derivado do petróleo, de cor negra e forma aproximadamente granular ou tipo "agulha", e que se obtém como subproduto aquando da destilação do petróleo (no fundo da coluna de destilação), num processo designado "cracking" térmico. Este produto representa cerca de 5% a 10% do petróleo total que entra na refinaria.

Basicamente é como se fosse um carvão, mas do qual foi retirada a matéria volátil, para se obter o coque. As suas características como combustível advém da sua fácil liberação de energia térmica no processo de combustão.

Perguntei ao leitor se a mancha teria sido provocada pelo depósito de coque da Votorantim. Ele me respondeu:

Pode ser da correia que passa por baixo do cais. Alguns amigos meus que trabalham na I.L.P. me relataram que se acumula um pó muito fino nos cantos da correia e nos rolos embaixo da correia. E também poderia ter sido ocasionada ao se varrer o cais e o navio.

O deposito de coque da Votorantim no Porto de Imbituba é uma vergonha. Se você for no morro perto do depósito, vai notar o quanto tem de pó de carvão coque que se entranha na mata. Eu já vi turistas saírem com as roubas sujas de coque, sem falar da má impressão que deixa da nossa cidade.
Em anexo vou mandar algumas fotos que você vai ver que a Votorantim não tem o mínimo de cuidado com o coque. Agora, será que a Votorantim Cimentos vai ter o mesmo cuidado como tem com o coque???

Leitores, como fui informado que o coque em depósito da Votorantim seria o coque verde de petróleo, efetuei pesquisas sobre os problemas de saúde que a poeira do coque pode causar. Fiquei preocupado: câncer de laringe!

Recortei parte de um trabalho acadêmico:
O CVP-Coque Verde de Petróleo embora seja um subproduto do processo de refino, ganhou valor
comercial e passou a ser comercializado como combustível em fornos e caldeiras, sendo utilizado em cimenteiras, indústrias de cerâmica, calcinadoras de gesso e outras. Ele possui em sua composição elementos tóxicos presentes no petróleo, tais como enxofre, metais pesados e hidrocarbonetos voláteis. A sua utilização como fonte energética gera, dentre outras substâncias, dioxinas e furanos, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde como carcinogênicos (SANTI, 2003).
Já foram publicados vários trabalhos que mostraram o aumento do número de casos de leucemias agudas e crônicas devido à exposição ocupacional a essas substâncias.
Dentre as doenças ocasionadas pela exposição temos as síndromes mielodisplásicas (SMD), que são doenças hematológicas clonais com apresentação heterogênea que implica em evolução para insuficiência medular e progressão para leucemia aguda (AUGUSTO, 1991; MAGALHÃES; LORAND-METZE, 2004)
Para quem quiser ler mais sobre os problemas causados à saúde, clique aqui e aqui.

Fui informado de que a Fatma e IBAMA coletaram amostras no mar para saber qual a composição da mancha escura observada na Praia do Porto.

Os moradores que mais sofrem com a poeira do coque são os da Av. Presidente Vargas, mais conhecida como a Rua de Baixo.

Quando a Votorantim vai resolver esse problema?

Atualizado às 13h00 do dia 04/04/11: leia nota da Companhia Docas de Imbituba sobre este fato. Clique aqui.

13 comentários:

  1. Nó no Nóabril 05, 2011

    Triste destino para a nossa querida e linda Imbituba. De cidade turistica, capital da baleia franca, ex capital do WCT, passa a ser uma nova Cubatão, capital catarinense da poluição.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, por volta das 8:00 da manhã subi o Morro da caixa d'água do vale da Praia do Rosa, cerca de 400 mts antes da caixa e 100 mts antes da casa que vem antes da caixa, desci por um camiho no meio do mato e bati fotos de uma motocicleta off road Branca, já enferrujada.
    Ass: Penado Saber

    ResponderExcluir
  3. Penado Saber, não entendi seu comentário. Se o fato que você trouxe pode ser considerado grave, envie fotos para o email do blog.
    Seu comentário não tem relação com este artigo.

    ResponderExcluir
  4. E quando falei do barulho me disseram que era o progresso que tanto essa cidade esperou... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho, poluição, insegurança, especulação imobiliária, explosão demográfica sem estrutura... é o progresso! :(
      Só esqueceram de pensar no planejamento e na sustentabilidade.

      Excluir
  5. Olá Sergio, nos últimos anos a minha família e mais um grupos de amigos estamos fazendo um levantamentos ambiental em nossa querida Imbituba. Ainda não finalizamos, e acho que não vai ser finalizado,,,, eu sou um que já estou preste a desisti,,,, não por cansaço o por intimidação... É porque a própria população de Imbituba NÃO MERECE,,,, pois 90% da população Imbituba apoiam o omitem o que este pequeno grupo de MONTROS que estão destruindo a cidade.

    ResponderExcluir
  6. pw amigos que furada vim mora aqui to doente,panico,essa cidade ta IMUNDA,BARULHENTA,vo embora daqui,no mais tardar 4 mes,preciso ajuda de uma filha na mudanca,nao durmo desde que to aqui pelo barulho,cocera,e imundice na rua e casa ,limpo 4 x ao dia e sempre suja.Vo procura lugar menos poluido,e que nao jogam agua fervendo nos caes abandonados.O numero de sem teto ta grande enfim,,,,,,,,,,,nao tem nem cultura,o pessoal nao sabe atender em reparticoes publicas,nao conhecem a lei enfim eh melhor eu deixar aqui,muitos tambem estao indo embora

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio, vc mencionou sobre os moradores que mais sofrem serem os da "rua de baixo", mas, meus pais moram na Av. 3 de Outubro, próximo ao Trevo da ICC, olha em dias de vento Nordeste, não há quem abra a casa. O pó entra por todas as frestas. Forma-se uma camada de pó escuro no chão. Eles já receberam a visita de três homens, não sei precisar o órgão que recolheram amostra do pó para averiguação.
    Esperamos que de fato algo seja feito.

    ResponderExcluir
  8. PENA DIGITAL eu vim do RGS pra compra casa e montar um negocio,sou aposentada,mas a cidade me deixou doente de um po ,passo limpando a casa.E o barulho infernal,E as ruas sem asfalto ou calcamento,Pobres e animais sem teto.Me mudo em setembro,ferias da minha filha,pois fiquei fraca aqui e sempre dor de garganta.Vo embora ,tenho piedade de quem vai ficar aqui

    ResponderExcluir
  9. me pergunto,vou gastar com mudanca,estamos doentes do coque,do barulho de carros e motos velhas dessa cidade atrasada,gente falando alto pela madrugada,nao se dorme nessa cidade sem ar e barulho.Eu vou gastar sozinha essas despezas de me mudar daqui!!!!!!!!!!Deveria a cidade me indenizar,afinal me mudei por nao ter como viver sem ar,sem dormi aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Clair, embora eu saiba do problema de poluição, motivo de algumas postagens minhas neste blog, mas só uma pergunta: de qual cidade a Sra. veio?

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.