Nota de esclarecimento da Companhia Docas de Imbituba ao blog Pena Digital

Na manhã de hoje, recebi email da Companhia Docas de Imbituba, através de sua assessoria de comunicação, a respeito do artigo publicado na madrugada de hoje neste blog, intitulado: "Imagem da semana: poluição sem solução".

Segue a nota:
Caro colega Pena,

Como é de conhecimento geral, e conforme consta em seu blog, uma mancha foi vista na Praia do Porto no dia 30 de março, cuja origem e material ainda são desconhecidos, embora amostras tenham sido coletadas para testes e posterior investigação do caso. Abaixo estão relacionados todos os esclarecimentos referentes à ocorrência. Temos certeza de que a informação completa e o posicionamento oficial é de absoluto interesse público.

Nota de Esclarecimento

REF.: MANCHA NAS ÁGUAS DA PRAIA DO PORTO

O Porto de Imbituba vem a público esclarecer informações quanto à mancha escura nas imediações de sua bacia de evolução, localizada na Praia do Porto, em Imbituba (SC), ocorrida em 30 de março de 2011.

1. A mancha foi avistada por meio de sua vigilância no início da manhã de 30 de março, sendo que o fato imediatamente foi comunicado ao Chefe de Gestão Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho do Porto de Imbituba, Ricardo Vieira.

2. A partir da verificação in loco, foi acionado o Plano de Emergência Individual – PEI e estabelecida a comunicação com a Base de Emergência da Ecosorb (empresa prestadora de serviços para contenção e controle de poluição no mar contratada pelo Porto de Imbituba).

3. A equipe técnica do Porto de Imbituba juntamente com o Corpo de Bombeiros deslocou-se para a Praia do Porto a fim de dimensionar a mancha e efetuar a coleta para análise de resíduos, sendo que imediatamente ficou descartada a hipótese de óleo ou vazamento de equipamentos portuários ou embarcações atracadas no Porto. Amostras foram recolhidas para posterior investigação quanto à origem do material.

4. Após a apuração dos indícios, a Administração do Porto reuniu-se com representantes da Capitania dos Portos (Marinha), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), Prefeitura Municipal de Imbituba.

5. A reunião definiu as ações a serem realizadas para limpeza da Praia do Porto e, diante da concordância e apoio de todos os órgãos envolvidos, foi iniciada a operação.

6. Na quinta-feira, dia 31 de março, a limpeza dos resíduos depositados na areia da praia foi concluída com sucesso. Além disso, no período da tarde, os técnicos e equipamentos de apoio marítimo constataram a total retirada dos resíduos da bacia de evolução. Na sexta-feira, ocorreu nova varredura e monitoramento da área da Praia do Porto, Vila e Ribanceira, sendo que não foram encontrados resíduos.

7. Todos os procedimentos estão de acordo com o Plano de Controle Ambiental e Plano de Emergência Individual do Porto de Imbituba, que dispõe de Base de Emergência em conformidade com a Resolução CONAMA 398/2008, Lei 9966/2000. Em acordo com esta Base de Emergência, há 1000 metros de barreiras de contenção, 1000 metros de barreiras de absorção, mantas e turfas para absorção, skimmer, dentre outras ações preventivas de poluição do mar.

8. Foram executadas todas as ações conforme determina a legislação vigente.

9. É seguro que a ocorrência não ocasionou contaminação da vida marinha ou da qualidade da água da Praia do Porto, bem como não ofereceu riscos à saúde humana.

Informações Gerais sobre a Gestão Ambiental do Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba é um dos cinco portos do país que corresponde a um modelo de Gestão Ambiental dentre os 40 portos avaliados pela ANTAQ. Além disso, a Gestão Ambiental coloca o Porto de Imbituba entre os 11 portos do Brasil capacitados pelo PNCAP, através do Train Sea Coast-Brasil, uma entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que conta com o apoio da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar – CIRM, do Ministério do Meio Ambiente e ANTAQ.

Ainda, faz-se necessário que os portos passem por um processo de habilitação ambiental rígido, que contempla Licenças Ambientais para Operação, Dragagem, Molhe e Cais, as quais possuem uma série de exigências de controle ambiental para cumprimento das mesmas. O Porto de Imbituba dispõe de todo o licenciamento acima mencionado.

Um abraço,

Michele Cardoso

Consultora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Aguardemos, então, o resultado das análises que serão feitas, descubra-se a causa do problema e seja encontrada uma solução para que não mais ocorra.

Assim como procedeu a Companhia Docas de Imbituba, seria interessante que a Votorantim se pronunciasse a respeito do mesmo artigo publicado neste blog.

Um comentário:

  1. Um mar de poluição ambiental,isso sim!
    Oito anos sem fazer nada pelo meio ambiente, segue lista dos problemas em nossa cidade, até agora sem solução:
    1 - Lagoa da Bomba (Poluída)
    2 - Barrinha, perto da Vila Nova ( Poluída )
    3 - Praia do Porto ( Poluída )
    4 - Carvão no canto da Praia da Vila( Poluindo )
    5 - Esgoto clandestino no centro (Poluindo)
    6 - Pedreira no centro da cidade ( Destruindo )
    7 - Sem coleta seletiva ( Poluindo )
    8 - Barrilha no porto ( Poluindo )
    9 - Pombos por toda a cidade( Doenças )
    10 - No centro, qdo chove, parece que estamos em Veneza (Falta rede de esgoto pluvial)Obs. Isso não dá voto.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.