Prefeitura faz limpeza e moradores querem a recuperação da Lagoa dos Cágados

Leitor, qual imbitubense que nunca ouviu ou cantou a música "Se eu fosse prefeito da Imbituba", do compositor Amuri Castro? Há um trecho da letra que fala: "...o meu projeto era fazer no Canta Galo, um jardim, um balneário, pra moçada passear". Amauri Castro referia-se à Lagoa dos Cágados, situada no antigo bairro do Canta Galo.

Pois é, leitor, a Lagoa dos Cágados, há anos, está sufocada pelo lixo e aterro despejado por cidadãos indivíduos que a poluíram e a transfomaram em um matagal horrível, no centro da cidade, distante apenas 100 metros da Praia da Vila.

A Cágados não está morta, mas agoniza pedindo socorro em meio ao lixo e esgoto que nela é despejado.

Lembro que o Promotor de Justiça Francisco de Paula Fernandes Neto, há quase 20 anos, tentou com muita insistência salvar a pequena lagoinha, mas era um trabalho solitário e, depois de sua saída de Imbituba, nunca mais alguém olhou para ela.

Qual cidade não gostaria de ter uma lagoa bem no centro? E nós, que temos, deixamos morrer, em plena época de luta para salvar o meio ambiente.

Nenhuma administração fez alguma coisa para manter viva essa lagoa, mas, nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, sob a direção de Jaison Cardoso, iniciou a limpeza do entorno da lagoinha. A limpeza inclui também a retirada das placas e outdoors que ocupam o espaço público de forma irregular, às margens do pequeno lago.

"Moradores das redondezas já se mobilizam para assumir a manutenção da praça, onde seria testado um projeto piloto de paisagismo segundo os padrões que Burle Marx traçou para Imbituba, e que já estaria pronto na Secretaria de Planejamento Urbano. Tomara que dê certo!", informa e torce um leitor deste blog.

Segundo confidenciou esse leitor, o projeto salvaria a lagoa e implantaria em suas margens uma praça.

Eu também estou torcendo para que não só os moradores, como também todos os imbitubenses mobilizem-se no sentido de exigir e colaborar com o salvamento da Lagoa dos Cágados.

Por enquanto, a situação é esta nas fotos recebidas (já com o início da limpeza), e quem passa por ali não imagina que sob esgotos, lixo e mato há uma lagoa que agoniza.

12 comentários:

  1. Lembro-me da Lagoa dos cágados ou Lagoa do "Cará", como também era conhecida, desde criança, quando a referida lagoa parecia muito maior do que na realidade é, mas o que importa é que aquela lagoa tem a sua importância no complexo lagunar da região, assim como a logoa da Bomba que também merece atenção, no entanto ano após ano, administração após administração transformou aquela bela e saudosa lagoa em um aterro sanitário, destino de entulhos e esgosto, bem no coração da cidade. Acho nobre e cidadã a iniciativa de recuperar a lagoa, se é que ainda é possível,a qual poderá ser mais uma atração turística para a cidade que dia a dia vem percebendo que a única alternatica econômica é o turismo, assim com a limpeza, urbanização e construção de alguns decks e, por último, com a repovoação de peixes irá atrair muitos pais e filhos para aquele local, como ocorria há anos quando eu e meus amigos passávamos horas pescando.
    Ainda, lembro-me de quando criança a Prefeitura, não me recordo de qual administração (insensata), direcionou para aquela lagoa tubos da drenagem pluvial do centro da cidade, o que acabou levando também grande parte do esgoto do centro da cidade, onde moradores inexcrupulosos efetuaram a ligação clandestina, desta forma tal situação deve ser revista e mudada, porque senão todo esforço será em vão. Não dá mais para esperar, chegou a hora da cidade implantar um sistema de coleta e tratamento de esgoto, sob pena de mais uma vez Imbituba sucumbir.

    ResponderExcluir
  2. Leitor, pelo que me falaram a Lagoa dos Cágados (ou do Cará) pode ser sim revitalizada, sendo que as principais medidas de urgência a serem tomadas seriam: a) a limpeza; b) o fechamento dos esgotos clandestinos; c) a mobilização dos moradores com intuito de salvar a lagoa.
    Quanto à Lagoa da Bomba, de onde toda a cidade, durante muito tempo, retirou sua água para beber, a esperança de salvação é o tratamento de esgoto que está sendo construído pela Casan, no bairro Paes Leme. Pena que essa obra está meio enrolada, pois a Casan está escondendo o projeto e não sabe quando o sistema entrará em operação. Mas já se este muito mais longe disso.

    Eu agradeço sua participação e peço que divulgue o blog.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que me lembro, o local onde foi construída a casa do Promotor de Justiça Francisco de Paula Fernandes Neto e hoje outras casa, também era uma lagoa, onde na época a Prefeitura Municipal depositava o lixo da cidade, fazendo um aterro sanitário (acreditem). Bem, esta lagoa de que estou falando acho que se tratava da mesma lagoa dos Gágados, onde, novamente o Poder Público, despido que qualquer estudo ou consciência ecológica, aterrou, fazendo uma caminho de terra ligando o bairro Canta Galo a Rua Alvaro Catão (Igreja Matriz), o qual subdividiu a logoa, formando duas, hoje o caminho é uma rua com várias casas e prédio, além da casa do promotor.
    Para finalizar, quero dizer que como cidadão imbitubense aprovo a iniciativa de revitalizar e reurbanizar a lagoa dos Cágados, transformando aquele espaço (hoje nojento) em um parque, uma praça de pesca esportiva, antes que aquilo lá também vire terreno e propriedade de alguém, como muitos outros espaços públicos de Imbituba.

    ResponderExcluir
  4. Leitor, ralmente eu não sei dizer se o terreno onde essas casas hoje estão construídas era um aterro sanitário. Mas acredito que a lagoa era maior do que o espaço em que ela atualmente está sufocada.
    Seu apoio é importante para a revitalização desse lago, e foi bom lembrar que tudo pode se transformar mesmo em lotes, como ocorreu com outras áreas como boa parte da Lagoa da Bomba, no Paes Leme, e no final da Av. João Rimsa, quando os governantes e a população fecharam os olhos para tudo isso. Com referência ao aterro no final da João Rimsa, eu cheguei a publicar matéria no Jornal Popular, mas ninguém - políticos, ONGs, Ministério Público - fizeram alguma coisa para evitar o aterro ou retirar as casas, incriminar alguém ou restaurar o patrimônio ambiental.

    Obrigado por sua participação e solicito sua ajuda na divulgação do blog.

    ResponderExcluir
  5. Como faço para enviar esta matéria a uns amigos?

    ResponderExcluir
  6. Leitor, quando você acessa a matéria, automaticamente o link para acessá-la é exibido na barra de endereços. Assim, você pode copiar o link e colar na sua mensagem de e-mail. Seus amigos receberão sua mensagem e, ao clicarem no link colado, abrirá a janela do blog, exatamente na matéria que você escolheu.

    Obrigado por sua participação e interesse. Ajude a divulgar o blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Leitor, ao que tudo indica, a prefeitura não tem intenção de retirar das margens do lago as placas de publicidade ali instaladas irregularmente, tanto que, além de não retirar a placa que lá estava, hoje, pela manhã, outra placa estava sendo colocada por ali.
    Capitalismo sim, meio ambiente não!

    ResponderExcluir
  9. O mesmo processo de aterro que ocorreu na lagoa do cantagalo já começou na Lagoa da Bomba. De 1995 para cá muitas casas foram construída lá, inclusive com a prefeitura dando os caminhões para o aterro. Até funcionario do Ibama tá lá, cometendo crime ambiental e tudo fica em nada mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Leitor, no final da Av. João Rimsa, próximo à antiga usina, durante mandato de Osny Souza Filho, parte da mata ciliar da Lagoa da Bomba foi aterrada utilizando-se caminhões da prefeitura, sem qualquer justificativa legal. Em seguida, pelo que eu soube pessoas venderam esses lotes, ou seja, a área foi invadida. Parece que a prefeitura aterrou com esse objetivo. Nesta semana, li uma nota (publicação legal necessária para um processo judicial) da justiça local, no jornal Popular, informando que uma pessoa estava requerendo usucapição de um desses lotes. E eu me perguntei: será que a administração atual vai no processo dizer que a área é pública e de preservação permanente, e que foi aterrada ilegalmente? Penso que não.

    ResponderExcluir
  11. Malu Brasilagosto 12, 2009

    Sugestão para os políticos de Imbituba: peçam ajuda ao Iris Rezende (Goiania) de como convencer o povo a fazer mutirão com muito entusiasmo e vocês limpam essa lagoa em 2 dias.
    O homem pode ter 1001 defeitos mas esse dom, fazer a turma trabalhar de graça em um fim-de-semana e levantar 1000 casas populares em troca só de comida (também doada pelo povo), isso a gente tem que admitir que é dom mesmo. Ele fez isso em Goiania, quando era prefeito, muitas e muitas vezes. Já disse, o que é bom a gente copia. Estão aí os chineses e japoneses que não me deixam mentir.

    ResponderExcluir
  12. Malu, para todo serviço comunitário há de ter motivação. E precisa-se acreditar em que está liderando o trabalho.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.