Campanha Cidade Limpa

No dia 05 deste mês, a imprensa oficial do município divulgou o texto abaixo, intitulado "Município se prepara para lançar a campanha Cidade Limpa". Vou resumir o texto:
Educação é uma palavra usada por muitos mas, infelizmente, compreendida por poucos.
(...)
Uma manhã no centro de Imbituba e em alguns pontos do bairro de Vila Nova bastou para verificar o descaso de muitas pessoas com a cidade. O número de residências que tinham quantidades absurdas de entulhos como restos de construções e lixo verde é assustador.
Como será que um pai de família prega educação e organização quando ao sair da porta de casa mostra ao seu filho o que ele próprio faz com a rua?
Em alguns locais foi visto até mesmo móveis e eletrodomésticos depositados em frente às casas.
Ao constatar este péssimo índice na cidade o Governo Municipal irá lançar (...) a campanha Cidade Limpa que irá intensificar as ações de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB).
Segundo o Secretário da SEDURB, Ramiris Ferreira, algumas ações já estão sendo tomadas como a retirada de placas publicitárias em locais sem autorização. (...)
Ramiris explica que o Código de Posturas do Município traz que a publicidade pode ser feita desde que esteja dentro das cláusulas previstas, ou seja, com tamanho padrão, autorização do terreno a ser exposta, entre outras. (...) A campanha envolverá as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e de Infraestrutura
A campanha será lançada hoje, na sede da ACIM, às 19h30, e espero que o governo municipal tome as providências necessárias para tornar a cidade mais bonita e organizada. E terá muito trabalho pela frente. E deve começar pelo imóvel que lhe pertence.

A questão de cidade organizada não é somente com relação a lixo. Cartazes colados em pontos de ônibus, postes e muros. Calçadas quebradas ou com obstáculos, levando perigo a pedestres, ou mesmo passeios sem pavimentação. Faixas e placas fincadas nas rótulas e canteiros divisórios das vias. Produtos expostos pelas lojas sobre as calçadas. E outros problemas mais.

Espero que a população se engaje na campanha e faça a sua parte. E aproveite para retirar também das ruas os políticos com ficha suja, não dando apoio ou voto a eles.

(foto enviada pela imprensa oficial do município)

7 comentários:

  1. Educação é uma palavra usada por muitos mas, infelizmente, compreendida por poucos.
    O texto é muito bonito.
    Quem não quer uma CIDADE LIMPA, mais bonita.
    Creio eu , que todos querem. Mas sem fiscalização será que a educação vai funcionar?
    Eu gostaria muito que políticos corruptos com fixa suja, fossem varridos da política, assim como o nepotismo que é mascarado no pais inteiro.
    Educação, começa em casa, mas infelizmente as escolas é que estão tendo esta obrigação.
    Sei que não é fácil, mas ensinar a criança colocar o papel da balinha no lixo, não acho tão difícil.
    é com estas pequenas orientações que os filhos vão cobrar dos pais, a separação do lixo, as sacolinhas jogadas na rua.
    Tem lugares da nossa cidade que na beira do asfalto é cheio de sacolas de super mercados nos arames de cerca, e o lixo acumulado nos passeios, onde o pedestre ou ciclista teria que passar.
    Vamos ver o Resultado.
    Na minha opinião esta conscientizar, o que começar pelas creches e escolas.
    Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.
    Confúcio
    O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.
    Ralph Emerson.

    Espero sinceramente que se torne fato, e não mais uma promessa.

    Marlene kjellin

    ResponderExcluir
  2. Marlene, isso é bem verdade, educação começa em casa. Como vai uma criança aprender alguma coisa se os pais são os primeiros a fazer errado, né?

    Repito para aqueles que acham que elogio muito a Alemanha: aqui não é o paraíso pois onde há gente há erro, há imperfeição. Mas aqui é um país realmente ordeiro e limpo. É muito engraçado a gente chegar da rua com os bolsos cheios de papéis de bala, notinha de supermercado, lixinhos de toda espécie porque não passou por uma lixeira.
    Nas escolas e na sociedade dão muito valor a isso. Às vezes é até exagerado mas é como aquele ditado: pedra mole em pedra dura tanto bate até que fura.
    O interessante, pelo menos para mim, foi saber que o povo aqui não era assim tão chegado à limpeza. Só depois que o Hitler subiu ao Poder é que a coisa mudou. Ele era fanático por ordem e limpeza e as pessoas eram obrigadas a limpar suas calçadas todos os dias para não serem multadas. Claro que não precisamos de um louco para conseguir mudar o comportamento das pessoas mas além da campanha, Imbituba também deveria aplicar aquele velho ditado (não cai de moda nunca!): quem não aprende ouvindo aprende sentindo. A primeira vez um aviso, a segunda uma multa.

    ResponderExcluir
  3. Malu, concordo plenamente contigo.
    E não acho que vc elogia tanto a Alemanha, Eu noto que vc mostra que as leis funcionam.
    Sei que vai ter alguém que vai dizer: O Brasil é um pais jovem, perto da europa. Mas, copiamos tantas coisas dos países desenvolvidos, pq não educar melhor nosso povo, nossas crianças. Educação vem com aprendizado, de casa e das escolas e principalmente de nossas autoridades.
    Somos um país de analfabetos, não só o povão, mas os nossos políticos.
    Precisamos que tenhamos professores capacitados e bem pagos, para que ao educador não somente um funcionário, que tem cumprir um horário para ter um salário no final do mês.
    Isto serve para saúde tbm, temos pouquíssimos médicos que são capacitados. A saúde é kaus igual a educação.
    Todos estudam muito e ganham muito pouco.
    Tudo isto deveria ser bem fiscalizado, pois na vida do cidadão é prioridade.
    Concordo que a Prefeitura deve avisar, e depois fiscalizar, não fez multar, pq sempre dói mais é no bolso.
    Continue escrevendo sobre a Alemanha, quem sabe alguém tome vergonha e comece a exigir mais da população. Aqui o gari passa varrendo. e o pedestre com o lixo do lado joga o lixo no chão.
    Imbituba vem gente do mundo inteiro nos eventos de WCT, Tem que ser mais educada e limpa, e não só, a rua principal ou praia onde é feito um evento com tecnologia de 1º mundo.

    Obrigada
    Marlene kjellin

    ResponderExcluir
  4. Marlene, acho que aí passa, de vez quando, as comemorações dos 20 anos da queda do muro de Berlin, não é? Eu acompanho todos os dias. Em quase todos os canais e programas há entrevistas interessantíssimas, com gente que participou ativamente da história. Hoje, por exemplo, os convidados foram o Hans-Dietrich Genscher, 82 anos, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-vice-chanceler alemão e o também ex-ministro (russo) das Relações Exteriores Eduard Schewardnadse, 81 anos.
    "No meio da conversa o Genscher (homem muitíssimo educado e culto) disse algo muito interessante: "a Alemanha só vai melhorar (comentário meu: eles acham que o País não vai bem, isso porque não conhecem os problemas brasileiros. Pelo menos um eles conhecem: Lula rsrsrs) quando todas as crianças tiverem as mesmas chances de estudos e educação, sejam elas filhas de ricos ou de pobres. A educação tem que ser IGUAL para todos!".

    E esse pensamento poderia-se transferir também para o Brasil. Um país que cuida e dá chances de educação 100% iguais a todas suas crianças, tem cidades limpas, gente saudável, bem vestida, tem pouca violência, não tem gente passando fome ou dormindo ao relento.
    Mas para isso, cara Marlene, é necessário pessoas de caráter forte, não corrompíveis, que amem o Brasil e seu povo, que queiram levar todo o País para a frente e não só alguns.

    Saindo um pouquinho do assunto: mostraram, durante o programa sobre a antiga Alemanha Oriental, um cena de fazer rir (se não fosse tão vergonhosa): o ex-presidente da Alemanha (1994 - 1999) Roman Herzog foi recepcionado com banda militar ao visitar o Rio Grande do Sul. Vergonha, vergonha! Tocaram o hino nacional da ex-Alemanha Oriental (desaparecida em 1989!).

    Comentário de um participante: "o homem ouviu o hino todo sem dar sinais de irritação".
    Comentário da apresentadora: "que nada, ele aproveitava essas ocasiões para tirar uma soneca. Nem notou o erro!". rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Malu, quero lhe fazer 2 perguntas básicas:
    1 - Na Alemanha, o eleitor vende o voto por 10 litros de gasolina?

    2 - O eleitor daí vota em político corrupto?

    Acho que não preciso perguntar mais nada.
    Como vamos limpar uma cidade, se o povo não tem noção do que é certo ou errado.

    ResponderExcluir
  6. Nó no Nó,

    infelizmente não posso responder a essa pergunta pois o voto é secreto e se há "arranjos" fora do "palco", ninguém nunca vai saber. Mas, pessoalmente, acho que não. E, se acontecer, quem fizer isso vai exigir no mínimo 1000 litros. rsrsrs

    Votar em político corrupto... a gente só fica sabendo que ele é corrupto depois que a mídia põe os podres dele pra fora, aí já é tarde, Inês é morta. Mas, quando o caso é sério, o cara renuncia. O próprio partido encosta ele na parede para não ficar com as sobras.

    Por outro lado, temos gente aqui - que de ignorante não tem nada! - que vota consciente no NPD (Partido Nazista). Como é que se explica isso? Não há explicação plausível.

    Quanto ao povo não ter noção do que é certo ou errado só há uma solução: escola e educação igualmente para todos pois pepino a gente torce de pequeno. E quando as crianças aprendem na escola o que é certo ou errado, elas mesmas são as primeiras a corrigir os pais em casa. Enquanto o Brasil investir em aviões de guerra (guerra contra quem?), em obras infindáveis e desnecessárias e sustentar políticos corruptos esquecendo do bem maior de uma nação que é escola para os futuros governantes (para que o Lula fique sendo o único da espécie!) as cidades vão continuar sujas.
    Mas há esperança! Não vou dizer que é uma "mini Europa" (está longe de ser!!) mas quando se visita Gramado e adjacências, enxerga-se uma pequena luz no fim do tunel. Se lá conseguiram, então é possível. Querer é poder!!!

    A Alemanha, apesar das críticas de muitos, ainda é um país de pensadores e de tecnologia altamente qualificada (copiada pelo mundo inteiro!) porque ainda se investe muito em educação e em pesquisas.

    Eu também tenho uma pergunta: há no Brasil uma associação dos contribuintes do imposto de renda?
    Aqui há. E ela trata de descobrir os gastos indevidos do governo, botar a boca no trombone e fazer pressão através da mídia.
    Se aí não há, aqui fica a sugestão.

    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, ao entrar no ônibus circular,
    Me deparei com um cartaz Muito bem feito.
    Dizia:"MANTER A CIDADE LIMPA DEPENDE DE VOCÊ.
    IMBITUBA É O LAR DE TODOS"
    O governo de Imbituba faz, a cidade acontece.
    Como o slogan diz:"Imbituba é o lar de todos"
    Mas todo lar tem que ter que administre e faça com que as tarefas sejam cumpridas. E para que isto aconteça, além da ordem, tem que ter o mínimo de conforto.
    Tem que haver lixeiras nos abrigos de ônibus, nas esquinas, a rua principal tem algumas.
    o terminal colocaram lixeiras padrão. Parabéns.
    Agora resta saber se estão fazendo a separação do lixo adequadamente. Cada cor tem um devido fim.
    o lixo visual também deve ser visto, ainda hoje vi um moço retirando um destes cartazes de propaganda, rasgando os papeis e jogando na calçada, e pensa que juntou! não virou as costas e foi embora , foi na decida para o sete.
    Quero dizer para o governo de Imbituba, que escreveu no cartaz.
    "O GOVERNO FAZ , A CIDADE ACONTECE."
    o GOVERNO VAI TER MUITO TRABALHO, EDUCANDO , COM FISCALIZAÇÃO, ATÉ QUE TODOS APRENDAM QUE LUGAR DE LIXO É NO LIXO.

    Parabéns pelos cartazes que que a SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL, esta distribuindo..
    Mas por favor fiscalizem. Caso contrario é dinheiro do povo que vai virar lixo nas ruas.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.