Morada da Esperança

Por Ledeir Borges

Em memória de Teodoro Martins de Moraes, meu padrinho.

Esperança. A Vila de meu avô. O reduto de meus sonhos de menino, perdido entre árvores e o gado. O deslumbramento da proteção que vinha do isolamento e da natureza que me cercava.

Não havia perigos à vista. Tudo era tranqüilo. A vida se encerrava entre as grandes árvores e o mágico engenho onde mandioca virava farinha.
Meu avô era um mago. Nele tudo era magnífico. Seu carinho desmedido, sua generosidade açoriana, sua temperança e sua ética.

O seu Chico era o avô de todos os meninos; inclusive nós, seus netos. Seu carro de bois cantava ao longe e já pressentíamos sua presença bondosa; sua inefável generosidade se aproximando. Largávamo-nos pela praia à fora; correndo ao seu encontro, buscando o bálsamo de sua sabedoria secular.

O tempo transformou a pequena Vila. Meu avô, há anos, viajou. Sua morada terrena virou um sítio abandonado, onde a saudade permanece por entre escombros e árvores. Os sinais do tempo ainda estão por ali, como brasas sob as cinzas. Por quanto tempo não sei dizer. A mão do tempo é imponderável, enigmática: “não me iludo, não te iludas, tudo, agora, pode estar por um segundo”, diz o poeta Gilberto Gil, na bela letra da canção Tempo Rei.

Esperança era Vila de meu avô e terra de meu pai. Aqui encontrei a energia necessária para criar meus filhos, escrever meus poemas, ler meus livros, refletir sobre a vida. Deste ponto iluminado do Universo, sob o olhar de meus parentes e ancestrais, vou construindo sentidos, buscando caminhos; traçando, na areia da praia, a linha sinuosa do futuro.

Esperança é a minha Vila. Repleta de cores, de uma luz diáfana e suave que nasce nos morros verdejantes e apaga nas dunas eternas. Aqui, entre o som das marés e o cheiro forte da terra, haverei de escrever meus textos, preparar minhas aulas e espalhar o amor que meu avô plantou em meu coração de menino poeta.

Esperança é a terra de minha mulher e meus filhos. Lugar onde plantamos nossos sonhos, nossa espiritualidade, nossos projetos de vida. Aqui a vida se fez e se refaz a cada dia, sob o olhar profundo de Deus, refletido no mar, nos morros, nas dunas – na essência desta terra magnífica.

(foto do site ribadaguasurfcamping)

4 comentários:

  1. Parabéns Dr. Ledeir, pelo emocionante texto e por ter sido privilegiado com uma infância tão bonita, de tempos que não voltam mais! Abraços! Karina.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ledeir, Parabéns pelo seu texto. Muito bonito.
    Oxalá, todos tivessem a oportunidade de ter tido uma infância numa cidade tão maravilhosa que é Imbituba. Um beijo no seu coração da amiga Magaly.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Coca, muto lindo este texto. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Coca deixou de escrever para este blog, há muito tempo, e até acredito que ele nem mais acesse o blog. Até hoje ele não me disse o motivo de ter parado de escrever.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.