Nadadores imbitubenses levam o nome da cidade ao pódio

Como já fui desportista amador e participei de campeonato estadual, sei o quanto é incentivador ver um artigo publicado elogiando nosso desempenho no esporte praticado ou, mais ainda, receber o reconhecimento do município - não foi o meu caso - pelos méritos alcançados. E esse reconhecimento é merecido, pois se leva o nome da cidade em todos os lugares que se vai participar de alguma atividade esportiva, muitas vezes, sem qualquer patrocínio estatal.

Quero, hoje, homenagear alguns nadadores de Imbituba que estão conseguindo bons resultados em Santa Catarina.

O Circuito Mercosul de Travessias - prova de 1500 metros -, que contam com seis provas no Estado, recebem participantes de todo o Sul do Brasil e São Paulo, totalizando uma média de 700 atletas por etapa. O circuito começou em setembro de 2010 e acabou em abril.

Cinco imbitubenses marcam presença nesse circuito, todos com o apoio da Academia Corpo e Arte; são eles: Luiz Fernando Silva (12 anos) e João Vyctor Sebastião e Silva (13 anos). Embora ambos não tenham participado de todas as etapas, pois coincidiram com torneios de piscina, dos quais também participam, sempre terminaram entre os dez primeiros.

O terceiro imbitubense é Ricardo Ramos Nobre, professor de natação da referida academia e terminou o circuito em sétimo, na categorira 35 a 39 anos, numa excelente posição, pois além de ter sido sua primeira participação, o nível dessa categoria é muito elevado.

Daniel Machado de Oliveira, o 4º imbitubense, faz parte da categoria 25 a 29 anos, e também esteve como iniciante no circuito. Ele terminou o ranking na sétima posição.

João Batista Coelho Júnior (5º nadador) é um dos mais experientes e também está na categoria 25 a 29 anos. Neste ano, conseguiu a terceira posição no campeonato.

Após um mês de férias, todos já voltaram aos treinos visando à próxima temporada que começa em outubro, sendo que a primeira etapa será na Lagoa do Peri, em Florianópolis.

"O grande diferencial do nosso grupo é que o maior objetivo nessas provas é superar a nós mesmos, e não simplesmente vencer. Em uma prova dessa, cerca de 50 atletas tentam realmente ganhar, o resto tem como meta completar a prova, curtir o dia, o lugar. Por isso, sempre buscamos cada vez mais participantes, porque é uma curtição fora de série que conheci em 1997 e não parei mais. Já fiz mais de 100 provas dessas e até hoje não perdi o prazer em todo ano repetir isso", relata João Batista ao blog.

A prefeitura de Imbituba tem auxiliado os irmãos Luiz Fernando e João Vyctor, dois garotos que, na visão de João Batista, possuem potencial para se destacarem nesse esporte.

Os demais nadadores, como já falei, são patrocinados pela Academia Corpo e Arte, que recebem auxílio financeiro para o transporte, além de proporcionar treinos diários em piscina.
Os gastos com inscriçoes e alimentaçao (cerca de R$ 450,00 ao longo do circuito) são custeados pelos próprios atletas.
A cidade mais distante do circuito é São Francisco do sul.

Por se tratar de circuito amador e de competiçao de incentivo ao esporte, as premiações são apenas medalhas e troféus ou camisetas ou outros brindes.
As premiações em dinheiro são concedidas aos primeiros colocados na classificação geral, são nadadores que tem o esporte quase como profissão.

Na proxima temporada, os 5 nadadores participarão do campeonato catarinense, promovido pela federação, no qual João Batista já conseguiu ser duas vezes vice-campeão em sua categoria. Esse evento é composto de 5 etapas, e a mais longínqua é a realizada em Itá, no Rio Uruguai.
Além dessa competição, todos os nadadores, à exceção de Luiz Fernando e João Vyctor, participarão da seletiva para o mundial de maratonas, que será em Porto Belo, numa prova de 5 km.

O odontólogo Aires Júnior, é o sexto imbitubense a praticar natação de competição e participa na categoria de 40 a 44 anos, mas não participou do Circuito Mercosul. Aires foi para um desafio maior nesta temporada em maratonas aquáticas, com provas de 5 e 10 km. Após 3 etapas do campeonato nacional deste ano, ele é o primeiro imbitubense da história a participar de uma prova dessas e também a liderar a categoria no ranking nacional. A próxima etapa será no Lago Paranoá, em Brasília.
Aires tem patrocínio da mesma academia imbitubense e da escola de inglês CCAA.

Desejo sucesso a todos nesses desafios. Só quem participa de eventos esportivos como esses, que exigem determinação e muito treino, sabe o quanto há de dificuldade e emoção para subir no pódio.
Imbituba possui muitos desportistas de bom nível que mereceriam ter um apoio muito maior do município.

Um comentário:

  1. Olá Pena!
    Quero parabenizar esses atletas guerreiros de Imbituba e seus familiares, pelo exemplo maravilhoso de dedicação ao esporte e amor a nossa cidade. Essa foto diz tudo, a felicidade estampada em seus rostos,o espírito de união,coleguismo e principalmente persistência e dedicação. Precisamos de mais exemplos como esse. Independentemente do resultado obtido nas provas, vocês são todos vencedores.Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.