Câmara de Vereadores: 6ª sessão ordinária de 2011

Esta sessão foi realizada na última segunda-feira e, como a anterior, houve um debate em tom mais elevado entre os vereadores Christiano Lopes de Oliveira (DEM) e Dorlin Nunes Júnior (PSDB).

O debate iniciou-se quando Christiano usou a tribuna para falar sobre a exoneração dos secretários municipais de seu partido. Segundo o vereador, o prefeito teria comunicado por telefone as exonerações aos titulares das pastas, fato este que ele considerou um "desrespeito".

Quando Dorlin usou a tribuna, rebateu a afirmação de Christiano e disse que era "uma inverdade" o fato das exonerações por telefone. Conforme Dorlin, foram dados vários prazos para que o partido Democratas informasse se havia um projeto em conjunto com a base aliada do governo ou pretendia-se projeto único, já que a imprensa local vinha divulgando esse possível projeto independente. Dorlin informou que o último prazo era dia 09/03 e, diante do silêncio do DEM, ocorreu, portanto, a reforma com a exoneração dos secretários desse partido.

O clima ficou tenso, como na sessão anterior, e nas cadeiras as pessoas faziam um silêncio sepulcral.

Bem, como ambos falaram muito e tudo já deve ter chegado às rádios, não vou e nem tenho condições de relatar cada ponto; e, como disse o vereador Christiano, "a população lá fora não quer saber" dessas brigas partidárias.
Não é assim, mas é quase.
De qualquer jeito, informo que os áudios da sessão estão gravados no site da Câmara de Vereadores, embora tenha de se fazer downloads e aguardar um tempo considerável.

Leitores, lembram daquele artigo que escrevi sobre a sabatina sofrida na Câmara pela gerência regional e técnicos da Casan? Lembram da pergunta que fiz? "...não poderia sair desse fundo municipal os subsídios para as famílias carentes que não podem sequer pagar a maldita taxa, muito menos gastar com a ligação de sua residência à rede sanitária?"
Esse fundo municipal foi explicado naquele artigo.

Pois é, quando Dorlin usou a tribuna, anunciou que naquela segunda-feira houve uma reunião na prefeitura para tratar dos problemas da rede de saneamento e das tarifas respectivas ao serviço prestado pela Casan. E informou que está sendo estudada a possibilidade de se usar o fundo municipal para amenizar os custos dos usuários carentes.

Posteriormente à publicação daquele artigo, fiquei sabendo que o município de Lages utiliza o mesmo sistema para baratear os gastos com o saneamento básico. Acredito, então, que o município de Imbituba, da mesma forma, deverá subsidiar os custos.

Projetos apreciados

Em Regime de Urgência Especial entraram na pauta os Projetos de Lei nos 4.083/2011 e 4.084/2011, ambos de autoria do Poder Executivo.

-Projeto de Lei n° 4.077/2011, de autoria do Poder Executivo, altera a redação do § 2º, do artigo 2º da Lei nº 2.842, de 24 de fevereiro de 2006, e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade, com Emenda)

-Projeto de Lei nº 4.081/2011, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar para a Prefeitura Municipal de Imbituba e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade, sem Emendas)

-Projeto de Lei nº 4.082/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Município a firmar Termo de Contrato de Cooperação Técnico-financeira com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária e assistência técnica e extensão rural, e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade, sem Emendas)

-Projeto de Lei nº 4.083/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Município a firmar Convênio de Cooperação Técnica com o Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba, e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade, sem Emendas)

-Projeto de Lei nº 4.084/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Município a firmar Termo de Cooperação Técnica com a empresa Votorantim Cimentos S.A. e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade, sem Emendas) - Não recebi o conteúdo deste projeto, motivo pelo qual não o disponibilizei para consulta.

Para saber quais foram as indicações dos vereadores, clique aqui.

16 comentários:

  1. Imbitubensemarço 17, 2011

    Pena, assisti a sessão da Câmara pela tvpioneira, que por sinal melhorou muito a qualidade da sua transmissão.
    Quero usar esse espaço para elogiar o vereador Christiano, que esclareceu a população a VERDADE quanto ao rompimento da coligação entre o DEM e o PSDB. Agora todos sabem que a verdade é que o DEM não aceitou se curvar, NOVAMENTE, a imposição do prefeito (...), que simplesmente ditou: "ou vcs são vice do Jaison ou estão fora do governo".
    O prefeito tirou do DEM o que o pvovo deu, através do voto, pois ele, o prefeito, sabe muito bem a importância que o democtratas teve para ele estar como prefeito, isso ele mesmo diz. e agora faz isso? (...)

    Nota do Editor: por entender que partes do comentário não obedeceram às regras estabelecidas para postar, substituí por "(...)".

    ResponderExcluir
  2. Por tratar-se de debate na casa do povo, eu fui ouvir no site da CMI, os pronunciamentos dos Vereadores do DEM e do PSDB, sobre as exonerações.
    Acredito que o tom do Vereador do DEM foi mais agressivo, haja vista que 2 das 3 exonerações afetaram diretamente a familia do Vereador do DEM, ou seja, o Pai e a Tia.

    ResponderExcluir
  3. Imbitubensemarço 18, 2011

    Realmente o tom do Vereador Cristiano foi mais contundente, o que é extremamente normal e aceitável, em face da deslealdade cometida pelo prefeito, seguida das inverdades faladas na rádio BAndeirantes, (...). Só quem muito trbalhou para eleger o prefeito que ai está, para entender a indignação do vereador Cristiano.Quanto ao fato de 2 dos demitidos serem familiares do vereador, conforme mencionado pelo Paulo Von, quem é de Imbituba sabe o papel que o pai do vereador teve na eleição do prefeito, foi o coordenador da campanha vitoriosa, motivo pelo qual foi convidado a assumir a secretaria pelo próprio prefeito, na sua cota pessoal, não sendo indicação do vereador e nem do DEM.Quanto a sua tia, viceprefeita, não é preciso falar a importancia dela na eleição do prefeito, e quanto a ela assumir um cargo na prefeitura, além de sua competência para a pasta, isso representa economia ao município, pois mesmo sendo vice-prefeita e secretária, a mesma recebe apenas um único salário, não sendo cumulativo.O povo de IMbituba sabe da injustiça cometida!

    Nota do Editor: por entender que parte do comentário não obedeceu às regras estabelecidas para postar, e temdo em vista que a afirmação do leitor não tem relação com o teor do artigo e não sei se é verdade o que ele afirmou, substituí por "(...)".

    ResponderExcluir
  4. José S. Nevesmarço 18, 2011

    Hmmm quanto veneno no comentário...

    A tia é a vice-prefeita e o pai..entrou pela cota pessoal do prefeito...ou seja, não foi pedido, foi porque o prefeito assim quis, conforme informação constante do Diário Catarinense de terça-feira!

    Quanto a sessão, não achei nada agressivo. Coisas da política, unicamente!

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor do que uma boa conversa entre grandes conhecedores da matéria, inclusive pelo visto, até de bastidores....

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Aos leitores, que não podem ficar uma resposta adequada e educada: Quem ocupa atualmente o cargo de Vice-Prefeito, não ajudou em nada a eleição do atual Prefeito, e brilho, só ofusca quando existe!

    ResponderExcluir
  8. José S. Neves, embora eu tenha publicado seu segundo comentário sem efetuar nenhuma moderação, voltei em minha decisão. Vou poupar de suas palavras agressivas não só o leitor "Paulo von" como também os demais leitores.

    Seu comentário é típico de quem agride quando não possui argumentos para um debate. E é justamente isso que não tolero e sempre tentei combater, quer você acredite ou não.

    Pelas suas palavras - que neste momento as excluo de seu comentário -, toda laranja vinda da mesma árvore doente é podre. Isso não passa de um preconceito leviano e de um menosprezo a qualquer pessoa pelo simples fato de ter parentesco com quem o desagrada. Não está em debate se o leitor possui ou não parentesco com quem quer que seja.

    Este é um dos grandes males de Imbituba. Acredita-se que nenhum cidadão emite uma opinião sem estar embutida nela um sentimento político-partidário ou reproduzindo a opinião de algum político.

    José, pensar que ninguém tem opinião própria é a mesma coisa que dizer que todos, inclusive você, também não tem.

    Segue seu comentário, com as moderações que entendi necessárias, pois não possuíam nenhuma relação com o artigo publicado:

    "(...) já que pelo visto, a vice prefeita só serviu para eleger o Beto, que hoje a apunha-la, afastando-a do governo para ofuscar seu brilho, obviamente, visando as eleições de 2012."

    ResponderExcluir
  9. José S. Neves, você enviou um outro comentário enquanto eu publicava o meu, e, por isso, gostaria de saber se ainda tem interesse que eu publique seu terceiro comentário. Saiba, de antemão, que sofrerá moderação a parte que se refere ao que já foi moderado no comentário anterior.
    Seu comentário ficará guardado. Se não houver resposta sua, será publicado com as moderações pertinentes.

    ResponderExcluir
  10. José S. Nevesmarço 22, 2011

    Pena, acho que fui mal interpretado. Não tenho qualquer problema com a vice-prefeita, tenho sim pelo partido dela e somente por isso ela não leva meu voto, assim como o proprio prefeito tb nao leva. Aliás, o Beto só levou a prefeitura por causa da Leia! Basta conhecer a história de Imbituba para saber disso! Negar esse fato é reconhecer que nada sabe a respeito da nossa história!

    Mas mesmo pensando assim, não posso negar o brilho da Leia, porque essa mulher tem uma história com Imbituba que não há como negar...porque realmente ela não mede esforços para ajudar, inclusive, aqueles que não são os seus eleitores. E isso é digno de reconhecimento, mesmo por mim, que não sou seu eleitor.

    Agora, quando postei a respeito do parentesco, o fiz para entender o contexto. E digo contexto porque nada é de graça, algum motivo deve haver! Sempre há!

    Opiniões ele tem sim, afinal de contas, somos seres dotados de compreensão, muito embora, quando usamos da emoção, acabamos perdendo um pouco da razão.

    Na verdade já estou farto de gente que procura, na política, um emprego, ficando em segundo plano os interesses da sociedade de Imbituba, seja ele rico ou pobre, negro ou branco.

    E é nesse contexto que devemos sim saber quem são aqueles que tanto se manifestam, principalmente em se tratando de pessoa que, pelo que vi na internet, fundou o partido verde aqui na nossa terra, sendo esta a razão principal de saber seu histórico, sua "ficha", saber o que ele já fez de bom ou mesmo de ruim, pois entendo que é a partir dessa análise que poderemos melhor escolher nossos governantes.

    Ao menos eu não me limito a críticas sem pé nem cabeça, ou colocações que não refletem a realidade da nossa região e muito menos do nosso município.

    Foi nesse sentido que me expressei e se fui mal interpretado, peço desculpas, pois gosto das coisas claras, o petro no branco e ponto!

    Aliás, quem não está cansado de ser feito de tolo de dois em dois anos que atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir
  11. Pena, parabéns pela nobreza com a qual você comanda o seu blog.
    Quem comenta que no segundo mandato do atual Prefeito, este último foi eleito graças à Vice, precisar se atualizar, porque está defasado de pelo menos 6 anos.
    Todos temos pontos positivos e negativos, agora uma coisa é certa, cada um, vê brilho onde quer.
    Quando se quer um diálogo, os interlocutores devem no mínimo se apresentar: Agora, quanto a árvore genealógica de cada uma acredito que deva ser talvez para possíveis candidatos a cargos públicos, o que, para quem não sabe, não é o meu caso.
    O Partido Verde, para quem acompanha as notícias de nossa Imbituba, fez, está fazendo e continuará fazendo de forma concreta, como por exemplo o apoio aos pescadores da praia do porto, o cancelamento de vandalismo nos morros de Imbituba, dando idéias para a prefeitura e Câmara de Vereadores, visando o bem da população, e não usará apenas de palavras jogadas no vento que nada significam.

    ResponderExcluir
  12. Imbitubensemarço 24, 2011

    Gostaria de dizer ao Paulo Von, que já que ele não é de IMbituba, ele deva se orientar mais antes de postar seus comentários...
    Qualquer cidadão de Imbituba (inclusive adversários) sabe da importância que teve a vice prefeita tanto na primeira quanto na segunda eleição do atual prefeito.
    Primeiramente ele diz que ela não foi importante, aora diz que ela não foi importante na 2ª eleição..

    Pergunto: Existe segundo mandato sem o primeiro?

    O prefeito sabe da importancia que a vice teve na sua eleição, ele mesmo fala isso. Por suas atitudes, ele só não é grato, mas fala isso.

    Então sugiro que se inteires mais dos acontecimentos da cidade antes de acionar sua metralhadora giratória para muitos todos da cidade.

    Você que quer tanto que as pessoas se identifiquem, porque você não nos informa qual sua área de atuação, onde você trabalha, o que você já fez de bom para a cidade..

    Este tipo de comentário teu faz que tds os outros caiam no descrédito dos leitores.

    Sugiro vc se orientar melhor.

    ResponderExcluir
  13. Obtive a informação, que infelizmente foi confirmada, que quem ganhou a licitação para a construção do Posto de Saúde de Nova Brasília foi a empresa do irmão do Secretário JAISON CARDOSO.

    Isso pode senhores vereadores?

    Isso não é ilegal? Imoral?

    Espero que esse fato seja denunciado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, para que seja ao menos investigado.

    A obra licitada passa dos R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

    Espero que os Edis não fiquem inertes dizendo amém ao prefeito.

    ResponderExcluir
  14. Imbitubense,

    todos os meus comentários são baseados em fatos concretos, e de perfeito conhecimento, mesmo que não agradem a alguns.
    Reitero que, na segunda eleição, o atual Prefeito mesmo sem o apoio da ex-Secretária da saúde e que acumulava o cargo de Vice-Prefeita, ele teria sido eleito (sugiro que se informe melhor, porque a aliança era também com outros respeitáveis Partidos).
    Se, você, estudar a história política de Imbituba, verá que recentemente um Prefeito fez uma boa 1° gestão e o mesmo Prefeito fez uma péssima 2° gestão.
    Uma vez mais eu não tenho nenhuma "metralhadora", mas se faço perguntas, é porque eu gostaria de ter respostas. Se você não concorda com as minhas posições é o seu direito, eu respeito, e seria bom que você respeitasse as dos outros.
    Para finalizar não estou procurando emprego na "sua" empresa para mandar o meu curriculum.

    ResponderExcluir
  15. José, com referência à licitação a que se referiu, informo que publiquei seu comentário a título pedagógico (abaixo, minha explanação), pois se eu fosse seguir as regras estabelecidas no blog, eu não o postaria, pois não possui relação com o artigo em tela. Portanto, reitero, não publicarei qualquer comentário que não tenha vínculo com a matéria em discussão. Vou abrir essa exceção. Aliás, mais uma, já que os comentários que estão chegando ao blog estão saindo da linha proposta por mim.

    Bem, até onde sei, a lei não proíbe que empresas de parentes de funcionários públicos participem de licitações. Os editais, que são públicos, ficam à disposição dos interessados e qualquer empresa, atendendo os requisitos legais estabelecidos, pode participar de uma licitação.
    Portanto, o MP ou TCE só investigarão os fatos se houver alguma denúncia de irregularidade/ilegalidade no processo licitatório. E caso você tenha conhecimento/prova de algo nesse sentido, poderia procurar também a Controladoria do Município.

    A moralidade é muita subjetivan e complexa, enquanto a legalidade é objetiva, não sendo, portanto, sinônimas.
    Espero ter esclarecido. Contudo, caso não esteja satisfeito com minha informação, favor enviar email para debatermos.

    Quanto aos leitores "Imbitubense" e Paulo von, informo que o debate pessoal de vocês, penso eu, não está acrescentando qualquer informação ao artigo publicado. Assim, desculpem-me, mas os comentários encaminhados nesse sentido não serão publicados.
    Melhor vocês combinarem um dia para tomarem uma cerveja e acertarem as diferenças.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  16. Pena,

    lamento se a conversa foi paralela ao tema, mas achei que quando se dirigem à mim, merecem resposta adequada.
    Concordando contigo, fico por aqui.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.