Calçadão em Imbituba

Por César de Oliveira

Segundo a Wikipédia, calçadão “é uma forma de pavimentação de praças ou ruas pedonais, ou seja, destinadas somente a pedestres”, sendo que o primeiro calçadão público do Brasil foi o da chamada Rua das Flores, na cidade de Curitiba, nome do trecho pedonal da Rua XV de Novembro.

"...a famosa Rua das Flores ou XV de Novembro. Foi a primeira rua para pedestres do Brasil – calçadão. Mas gerou muita polêmica na época. Em 1972, numa sexta-feira, após às 18h00, o prefeito Jaime Lerner fecha a rua e começa as obras que são realizadas em 48 horas, para evitar qualquer liminar da Justiça através das ações interpostas pelos comerciantes que estavam espumando de raiva! Hoje, é o coração da cidade." Texto retirado do blog Turomaquia
Toda cidade que se pretende turística possui seu calçadão, espaço democrático onde todas as “tribos” se cruzam, local de encontro de colegas e amigos, de papo descontraído, de prosa sem pressa e sem preocupação com o trânsito de veículos.

Normalmente, no calçadão encontramos quiosques ou extensões de bares e restaurantes, que disponibilizam mesas e cadeiras para que seus clientes bebam, comam, enquanto conversam. Lugar ideal para um happy hour, para apresentações artísticas e culturais, para colocar as fofocas em dia ou, simplesmente para passear.

Ainda não compreendi por que Imbituba não tem o seu calçadão, na Rua Nereu Ramos, entre as esquinas da Gota Modas e da cigarraria do Maneca. Um dos lados da rua poderia ser fechada enquanto que a outra serviria para circulação de veículos em mão única. No espaço, poderiam ser disponibilizados bancos e o comércio poderia ficar aberto até mais tarde para atender aquelas pessoas que não possuem disponibilidade de tempo para efetuar compras no horário comercial normal.

6 comentários:

  1. Ao leitor que fez comentário comparando os comércio de Imbituba com o de Garopaba, solicito que reenvie sua opinião, mas atenda às regras estabelecidas no blog:

    Assine seu comentário (de preferência escolhendo a opção "conta do google" - gmail, se você tiver uma, ou indique seu nome ou um nick (apelido), escolhendo a opção "nome/URL").

    Não serão publicados os comentários assinados como "anônimo".

    Crie uma identidade digital para você postar seus comentários na web.

    Espero seu retorno.

    ResponderExcluir
  2. Ta aí uma ótima idéia para dar mais vida ao centro de Imbituba..... Ja até imaginei como ficaria o calçadão repelto de atividades culturais
    Cera vez um colega meu me disse que faltam espaços democraticos em nossa cidade e um calçadão bem no centro comercial resolveria esse problema....
    Compro essa idéia tambem!
    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  3. Caro Arthur, obrigado pela participação. Se concordamos a respeito do calçadão, então vamos espalhar essa idéia por aí, para obtermos mais adeptos e a tornarmos realidade. Tenho absoluta convicção que seria ótimo Imbituba ter o seu calçadão.

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. MOACIR FREITAS DA ROSAoutubro 24, 2009

    Para contribuir com a discussão, lembro que há 11 anos fiz o Projeto do Calçadão da Rua Nereu Ramos entre as Ruas Irineu Bornhausem e Ernani Cotrin. O Projeto foi apresentado aos moradores e comerciantes lindeiros, mas alguns não concordaram e o Calçadão não foi implantado. O projeto previa piso com mosaicos em pedra portuguesa.
    Podemos atualizar o projeto e submeter à apreciação da ACIM.
    Moacir Freits da Rosa

    ResponderExcluir
  5. "Caro Engº Moacir,

    Como se vê, estamos há longos anos atrasados em relação à sua visão estratégica em relação ao desenvolvimento de Imbituba. Se puder atualizar o Projeto e me comunicar, podemos ir juntos conversar com a ACIM a respeito. Fico na expectativa do contato e agradeço a participação.

    César de Oliveira"

    ResponderExcluir
  6. Sim, espaço para CULTURA em Imbituba!!!
    Parabéns ao colunista, ótimas opiniões!
    Geeta

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.