As lorotas nas ondas do rádio

Na semana passada, sintonizei uma rádio da cidade e, momentos depois, ouvi coisas que não acreditei. Dois radialistas faziam comentários absurdos sobre o Porto de Imbituba. Puro desconhecimento. Ou, simplesmente, tentavam enganar os incautos.

Imediatamente, passei a twittar e falar das tolices que eu estava ouvindo naquele momento. Foi a única forma que encontrei pra extravasar a minha indignação. Indignado porque a rádio deve cumprir seu papel social e não fomentar a discórdia divulgando fatos sem fundamentos.

Em alguns poucos minutos eu ouvi coisas que nunca imaginei ouvir em uma rádio local. E olha que já ouvi um bocado de asneiras.
Como foram poucos minutos - felizmente -, não tenho muito a relatar. Mas o bastante pra indignar quem tem pelo menos um pouco de sensatez.

Num dueto furibundo, apoiava-se a indicação do PT local ao nome de Evaldo Espezim para a presidência do CAPPI-Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba.
Questionei e questiono a capacidade técnica de Evaldo, no que se refere às atividades portuárias, que sempre estiveram longe de suas atividades profissionais.

Enquanto um dos radialistas alertava os trabalhadores portuários sobre os riscos de todos perderem seus empregos, se continuasse o Porto de Imbituba nas mãos dos atuais dirigentes, outro salivava a seguinte pérola, que foi mais ou menos assim: "daqui a pouco se junta a Votorantim, a Tecon e o os diretores da Companhia Docas e compram tudo". Referia-se a comprar o Porto de Imbituba. De imediato, o segundo concordou com a asneira do primeiro. Depois, lembrou que a área portuária é de propriedade da União e quem está no governo é o PT. Tratou logo de remendar. "-Não, não. O governo não vai deixar!"

Em seguida, enquanto eu estava no twitter soltando o verbo sobre essa dupla de histriões, eles mudaram de assunto não sei porquê e passaram a falar do estado físico das vias de trânsito de Imbituba e lamentavam que a empresa Santo Anjo, por esse motivo, retirara ônibus novos das linhas.
Um deles, de forma capciosa, questionou como estava o contrato de concessão de transporte urbano entre a prefeitura de Imbituba e a empresa de transportes coletivos Santo Anjo da Guarda.

Ora, vamos ser honestos. Como dizia Lula, "nunca antes na história" desta cidade se pavimentou tantas ruas, quer com a contribuição ou não dos moradores.
Portanto, dizer que a Santo Anjo sofre mais nos últimos anos com manutenção de veículos é, senão uma mentira, uma hipocrisia sem tamanho. Talvez quebre mais porque os ônibus transitam apinhados de gente. Nisso, sim, a culpa é da prefeitura, que deveria exigir outros ônibus para atender à demanda. E em bom estado de conservação.
Que há, ainda, ruas sem pavimentação e com defeitos em seus pisos, isso é verdade, mas não tanto como havia antes.

Quanto ao contrato de concessão da Santo Anjo, este vige desde a época da administração de Osny Souza Filho (PMDB), quando assinaram o documento em um feriado, às portas fechadas, recebendo o município a insignificante quantia de R$ 11.000,00, concedendo-se o direito de exploração do transporte urbano por 20 anos!!! Se a dupla Tico e Teco não tem memória, eu tenho.

É por essas e outras, leitores, que faz um bom tempo que deixei de ser ouvinte assíduo das rádios locais. Se for pra ouvir parvoíces de gente desinformada ou mal intencionada, sintonizo a Antena 1 e deixo a vida me levar... sem estresse.

5 comentários:

  1. Quando se fala no Porto de Imbituba, é normal que haja discussão. Houve um incêndio na época, alguns devem lembrar, e diz-se que foi criminoso (será que alguém tem provas conclusivas?) olha que apareceu alguma coisa aí, nestes últimos dias, que pode dar samba ainda nesta história.....
    Ouve-se dizer que a contabilidade não está muito certa?
    O Porto já faliu, e não faz muito tempo (para mim um executivo que faz uma empresa falir, não é dos mais competentes!)
    Nos dias de hoje, o Porto tem uma concessão privada até 15 de dezembro de 2012, mas a atual administração já autorizou empresas a atuarem no Porto por mais 25 anos....?
    A atual administração privada recebe ajudas financeiras de órgãos públicos,:aí eu posso dizer e afirmar que, qualquer um, pode ser um ótimo administrador trabalhando com dinheiro público!
    Quais as Empresa que trabalham na DCI? ouvi dizer que dentre outras, são: Fertisanta, Ogmo, IEP. MULTINVEST mas, me parece que estas pessoas que estão no comando desta Empresas, tem relacionamento direto com o Prefeito de Imbituba, e algumas, até pertencem ao Prefeito de Imbituba? faz tempo?
    OBS: A empresa mencionada acima, IEP, é esta que esta fazendo uma tremenda pressão psicológica sobre os pescadores e moradores da praia do porto!
    Acredito que todo debate sobre coisas dúbias que nos afetam diretamente, deve sim ser levado à luz do dia, porque, afinal de contas o Porto de Imbituba, hoje, parece um forte do século XV!

    ResponderExcluir
  2. Não ouvi esse programa.
    Também não mencionaste nomes.
    Mas mesmo assim sei exatamente de quem falas, e o que eles fazem todos os dias (esse exemplo não foi uma exceção) é uma baita palhaçada.
    E o pior de tudo são as pessoas sem um mínimo de senso crítico que acreditam neles.
    No Tico e Teco. (gostei desses pseudônimos)

    ResponderExcluir
  3. Sobre o caso da Santo Anjo, relato que na época em que fui Secretário de Obras, no ultimo governo do Jerônimo, foi constituída uma comissão para avaliação dos ônibus urbanos da Santo Anjo.

    Essa comissão tinha eu como presidente e o saudoso Manoel Rosa como mecânico e mais uma serie de cidadãos em sua constituição.

    Em nossa perícia, vários ônibus foram rejeitados e tiveram que ser reparados ou substituídos.

    Na semana passada encontrei um desses tais ônibus trafegando tranqüilamente no transporte urbano de passageiros.

    Agora imaginem a idade dessa frota se naquela época (1995) os mesmos já eram considerados obsoletos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo sobre a Santo Anjo. Nunca ví tamanha bizarrice do transporte coletivo..Até tirei fotos e comentei no meu blog: totalkumina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amanda, não deixaste o link para acessar o referido post em seu blog.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.