Câmara de Vereadores: 5ª sessão ordinária de 2011

Na sessão realizada na última segunda-feira, no mesmo dia em que ocorreu o racha da coligação Grande Aliança, os ânimos se alteraram ao final da reunião.
Já se pôde perceber nessa primeira sessão pós-divisão que o remanso teve fim.

A sessão começou com a homenagem por "ato de bravura" a dois policiais militares (José Luiz Barreto e Ed Carlos Souza) que teriam prestado socorro a dois banhistas, em janeiro, cuja Moção foi proposta pelo vereador Christiano Lopes de Oliveira (DEM) e aprovada na 2ª sessão ordinária desde ano.

Na pauta havia seis projetos de lei, mas não estava nela o bate-boca ocorrido ao final das votações.
Sei que o início da discussão deu-se em razão da defesa feita pelo vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) ao ex-encarregado da Unidade Prisional Avançada, Glauco Roberto Bichet dos Santos, o qual perdeu a função ao ser indicado para ela o agente prisional Fabrício Faustina da Silva.

Eu tive de me ausentar da sessão um pouco antes que Dorlin iniciava suas críticas à substituição de chefia feita na UPA. Portanto, só posso dizer que, após meu retorno à Câmara, informaram-me que o discurso de Dorlin foi contundente e questionava a capacidade técnica do novo empossado no cargo, bem como a forma que se deu a indicação, realizada pela deputada estadual Ada de Lucca (PMDB), a pedido dos vereadores Thiago Machado Filho (PMDB) e Christiano Lopes de Oliveira (DEM).

Em defesa do novo encarregado da UPA discursou Thiago Machado Filho, que também de forma dura rebateu as críticas do vereador Dorlin Nunes Júnior, citado em seu discurso.
Ato contínuo, Dorlin pediu novamente a palavra pois Thiago teria citado seu nome. O vereador Christiano alegou questão de ordem e interveio dizendo que o regimento não dava guarida a uma réplica de Dorlin. Na discussão, suscitaram o nome de Nazareno Adelino de Souza, agente regional da Casan, que teria perdido a função da mesma maneira que Glauco, ou seja, nova indicação política.
A sessão transformou-se por alguns instantes num bate-boca que surpreendeu até os que costumam assistir às sessões.

Logo depois, forçosamente acalmados os ânimos pelo presidente Rogberto de Farias Pires (PPS), ele mesmo quase patrocinou outro bate-boca, dessa vez com o vereador Luiz Cláudio Carvalho (PMDB), que foi um dos que cobrou apoio a Nazareno Adelino de Souza. De acordo com Rogberto, havia 21 vagas para serem rateadas (verbo ratear = dividir proporcionalmente) entre os partidos, sobrando ao PPS apenas uma vaga, que era a da regional da Casan, que "ninguém quis", ressaltou o presidente. E exclamou: "se tás com pena do Nazareno, arruma uma diretoria tua pra ele!"

A falação de Rogberto era a última da noite, restando apenas a formalidade de encerramento dos trabalhos. E foi nesse momento que Rogberto, por um equívoco de quem preparou o material a ser lido, despediu-se dizendo: "boa noite e um ótimo Carnaval a todos!" Quando se deu conta que a festa de Momo já tinha acabado, juntou-se aos risos de todos que estavam presentes. E, assim, os ânimos se arrefeceram e terminou mais uma sessão na Câmara de Vereadores de Imbituba, que pelo que se viu, agora com oposição.

Quem quiser ouvir toda a polêmica desta sessão é só acessar o áudio, se for disponibilizado no site da Câmara Municipal de Imbituba, ou esperar que a TV Pioneira publique o vídeo na internet.

Projetos apreciados

Em Regime de Urgência Especial foram incluídos na pauta os Projetos de Lei nos 4.079/2011 e 4.080/2011 de origem do Poder Excutivo.

Nas indicações dos vereadores (click aqui para ler), Luiz Cláudio Carvalho solicitou a recuperação com manta asfáltica da Rua Irineu Bornhausen, no trecho em frente à Escola Henrique Lage.
Por coincidência, ontem, no artigo "Lombadas irregulares continuam afrontando a legislação", citei o problema de pavimentação desse mesmo trecho. Coincidência porque o artigo estava pronto antes da sessão da Câmara, mas programado  para ser publicado automaticamente na manhã do dia seguinte, ontem.

-Projeto de Lei nº 4.075/2011, de autoria do Poder Executivo, altera e revoga dispositivos na Lei n° 2.278, de 03 de junho de 2002. (Aprovado por unanimidade sem Emendas)

-Projeto de Lei nº 4.076/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Município a conceder auxílio financeiro (R$ 4.000,00)ao Instituto Baleia Franca – IBF, e dá outras providências. (Retirado – aguardando resposta ao Pedido de Informações n° 35/2011 encaminhado ao Executivo Municipal)

-Projeto de Lei n° 4.077/2011, de autoria do Poder Executivo, altera a redação do § 2º, do artigo 2º, da Lei nº 2.842, de 24 de fevereiro de 2006, e dá outras providências. (Retirado para vistas)

-Projeto de Lei nº 4.078/2011, de origem do Poder Executivo, suprime o artigo 19, da Lei nº 2.138, de 20 de abril de 2001, e dá outras providências. (Aprovado com Emenda)

-Projeto de Lei nº 4.079/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Município a conceder auxílio financeiro (até R$ 91.000,00 por ano) às entidades que nomina e dá outras providências. (Aprovado por unanimidade sem Emendas)

-Projeto de Lei nº 4.080/2011, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar para a Prefeitura Municipal de Imbituba e dá outras providências. (Aprovado sem Emendas)

2 comentários:

  1. Penélope Charmosamarço 11, 2011

    Demorou para Imbituba ter oposição.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Césarmarço 11, 2011

    Durante muito tempo os vereadores do PMDB não fizeram oposição ao prefeito. Pareciam que eram vereadores de situação. O Prefeito saberá lidar com essa nova fase???

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.