Segurança pública é discutida na Câmara de Vereadores

A requerimeto do vereador Jesiel Oliveira Antulino (PSDB), profissionais da segurança pública do município foram convocados a comparecer na Câmara de Vereadores e discorrer sobre o atual momento da segurança no âmbito de Imbituba.

Na sessão do dia 18, compareceram o diretor da Unidade Prisional Avançada de Imbituba, Glauco Roberto Bichet dos Santos (na foto), e o comandante em exercício da Polícia Militar de Imbituba, Tenente Diego Remor Moreira Francisco.

Com a aparesentação de fotografias em telão, Glauco mostrou as coisas boas e ruins dentro do estabelecimento carcerário. Informou que a situação física do presídio é precária, mas mesmo assim é possível realizar lá dentro atividades de ressocialização, como cultivo de hortas, produção de produtos manufaturados em parceria com empresas, como também inclusão dos detentos em programas sociais, como o Ceja (supletivo educacional). No ano passado, 8 detentos concluíram o Ensino Fundamental e, neste ano, 14 estão estudando.

Glauco também informou que em parceria com a Secretaria de Saúde municipal os presos estão trabalhando na limpeza dos postos de saúde de todo o município. O projeto é de autoria do vereador Christiano Lopes de Oliveira (DEM)

O problema maior da unidade é a superpopulação carcerária, pois construída para abrigar 36 detentos, continha 113 (homens e mulheres), no dia da apresentação desses dados na Câmara.

No quadro funcional são 15 agentes prisionais, uma psicóloga, sete policiais militares e três viaturas.
“O momento para autoridades se unirem em prol de uma unidade mais adequada é este. O governo estadual está construindo seis unidades modelo no Estado e acredito que na união das cidades próximas, como Garopaba e Imaruí, onde atendemos, conseguiremos instalações mais adequadas”, acredita Glauco.

As explanações de Glauco causaram surpresa aos vereadores, pois ao mesmo tempo que o excesso de detentos e as condições físicas do ergástulo são críticas, observa-se que há muita competência no gerenciamento do caos.

Com referência ao trabalho da Polícia Militar, o tenente Diego Remor apresentou as ações da corporação e dados dos últimos dois anos.

No ano de 2007 e primeiro semestre de 2008, foram fechados nove pontos de drogas. Do segundo semestre do ano passado, quando o novo comando assumiu em Imbituba (Capitão Evaldo e Tenente Remor), até o início de maio, foram fechados nada menos que 50 pontos de drogas. “O que os dados mostram é que o nosso trabalho é enxugar o chão, limpar um problema de vazamento. Já para consertar o vazamento é necessária a participação da comunidade, o empenho de políticas públicas voltadas ao cidadão, para que não aconteça a reincidência do vazamento”, destaca Remor.

Leitores, para quem já esqueceu, o comandante anterior era o Capitão Giovanne Silveira do Livramento, enquanto o Delegado de Polícia da mesma época era Cezar Augusto Cardoso Reynaud.

Com o novo comando, houve aumento do efetivo, passando de 60 para 75 policiais, mas Remor calcula que são necessários 120 para atender à cidade.

Leitores, hoje, o maior problema de Imbituba nessa área é, sem dúvidas, a expressiva população consumidora de entorpecentes, principalmente de "crack", fazendo com que desperte o interesse de criminosos na comercialização de drogas. Como se vê nos jornais locais, quase toda semana algum traficante vai para a cadeia, mas quase sempre alguém ocupa o lugar dele. É necessária a participação da população no sentido de denunciar os pontos de tráfico e as pessoas que os gerenciam.

O atual Delegado de Polícia, Luiz Carlos Cardozo Jeremias Filho, também deve comparecer na Câmara de Vereadores na próxima semana, para explanar acerca dos trabalhos da Polícia Civil. Como vocês devem ter lido, leitores, o Delegado já esteve na Câmara, para fazer suas explanações, mas foi embora porque não suportou a demora do início da sessão, conforme comentei na postagem sobre a 14a. sessão ordinária.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.