Estaleiro OSX e sua relação com a China

Leitores, para quem tem se interessado pelo embate entre ambientalistas e políticos e empresários, em decorrência da tentativa de instalação do Estaleiro OSX em Biguaçu-SC, não pode deixar de ler a entrevista publicada no site Porto Gente, na semana passada, cujo conteúdo republico.

Antes de mais nada, quero dizer que tenho acompanhado essa briga, até porque, como já foi bastante divulgado na imprensa local, um grupo de empresários e políticos de Imbituba tentam trazer o estaleiro para a nossa cidade, cujo êxito, penso eu, passa à margem até da esperança.


Sob o título "Negócio da China - Um estaleiro pode abrir caminho para um porto de exportação de minérios", o economista Humberto Dalsasso (clique para ler o artigo "A China no Brasil: oportunidade ou ameaça?") foi entrevistado por Vera Gasparetto e trouxe informações que até então eu não tinha lido em nenhum outro meio de comunicação. Os fatos abordados por ele não se referem ao meio ambiente, mas ao que está por trás desse empreendimento. O estaleiro seria apenas o primeiro passo para o escoamento de grandes riquezas do nosso país para alimentar a economia chinesa.
Alguém pode dizer que o conteúdo dessa entrevista não passa de um discurso nacionalista. Eu gostaria de acreditar nisso.
PortoGente conversou com o economista Humberto Dalsasso, que atua como consultor empresarial e é colunista do site do Conselho Federal de Economia e um estudioso da economia chinesa. Na sua análise, a China tem alta demanda por matéria-prima e o Brasil é um local para buscar energia, infraestrutura e terra. O que aparenta ser um simples estaleiro pode abrir as portas para adicionar empreendimentos como um porto para exportar minérios para a China. Leia a entrevista e veja o que isso tem a ver com o projeto de instalação do estaleiro da OSX, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.

PortoGente – Como iniciou seu interesse em estudar a economia chinesa?
Dalsasso - Em 1966, no curso de economia fiz um trabalho que cheguei à conclusão de que a China dominaria o mundo, o que se confirmou a partir de 2000. Desde 2004 escrevo artigos alertando, mostrando, porque vejo que não se pode negociar com a China com ingenuidade.

PortoGente - O que os negócios da China têm a ver com a instalação do estaleiro da OSX em Biguaçu?
Dalsasso - Minério. Minério para levar. A China está interessada em minério, infraestrutura e terra. Compraram no Nordeste 10 mil hectares para plantar soja e levar para lá. Aqui querem minério.

PortoGente - O senhor pode explicar como o estaleiro da OSX tem a ver com minério?
Dalsasso - Sabemos que na região tem minério. O Eike Batista tem conhecimento, pesquisou as reservas minerais do País. A informação que temos é que tem pré-sal no litoral de Santa Catarina. Então o estaleiro é uma base importante para fazer essas exportações, canalizações. Começa com um estaleiro, daqui a pouco passa a ser um porto. Três mil e 200 hectares só para um estaleiro parece ser um exagero.

PortoGente - Que indicadores levaram a essa conclusão sobre os planos da China?
Dalsasso - Eles têm uma sobra brutal de recurso do Fundo Soberano. Eles elegeram o Brasil como o principal porto para ancorarem. O Brasil devido aos recursos minerais que tem, o solo fértil. Então vem aqui e buscam toda a matéria-prima de que precisam. Além disso, eles investiram 400 milhões de dólares na MMX, que é uma empresa da EBX.

PortoGente – E sobre o anúncio do licenciamento paralelo no Rio de Janeiro?
Dalsasso - É uma possibilidade lógica, porque o grupo já tem empreendimentos lá, que é um lugar onde tem um porto. Mas acho que esse anúncio é para forçar uma decisão favorável. Se o real interesse for levar minério, vai precisar de um porto e amanhã teremos um porto em Biguaçu. Como empreendimento não vejo o estaleiro como um grande problema, se for feito com cuidados de preservação do meio ambiente. Volto a afirmar que o maior interesse é a riqueza mineral e a possibilidade de pré-sal no litoral.
E para quem quer ler o parecer completo apresentado pelo ICMBIO/SC, no qual se apontam todos os motivos ambientais para que o estaleiro não seja construído em Biguaçu-SC, é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Nó no Nójulho 11, 2010

    Não entendo nada de investimento, e fiquei pensando, porque esse empresário insiste em instalar naquele local (Biguaçu) e somente naquele local, um estaleiro, que segundo técnicos do ICMBio, o local não é apropriado para esse tipo de empreendimento. Existe no litoral catarinense local mais apropriado, e até sugeriu vários locais. Lendo esse post, começo a entender a insistência do empresário naquela área. Acompanhei pela internet, dia 05 de julho, segunda-feira, a audiência sobre o estaleiro OSX, na assembléia Legislativa de SC, com a participação do Ministro da Pesca, Governador de Santa Catarina, Prefeito de Biguaçu, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Empresários e Liderança de Biguaçu e pessoas interessadas no assunto. Em seus pronunciamentos, todos se manifestaram a favor da implantação do estaleiro no município de Biguaçu, porque diziam eles que o empreendimento tem grande potencial para geração de empregos, desenvolvimento econômico e tecnológico de toda região e do estado de SC. O que se nota é que nenhum desses políticos está preocupado com o impacto que o meio ambiente pode sofrer, o importante é a geração de emprego, o resto é resto. Deve ser porque é época de eleição e eles têm que falar em geração de emprego, isto dá voto, pois a maioria da população de Biguaçu é a favor do estaleiro. Até a Ministra do meio ambiente Izabella Teixeira, disse ao governador Pavan ficar tranqüilo porque a licença vai sair e Santa Catarina vai ter o Estaleiro.

    ResponderExcluir
  2. Nó no Nó, penso que isso dá mais que empregos. Dá doações em campanhas, helicópteros e jatinhos para transporte de políticos. E se essa história da China se concretizar, quanto dinheiro esses políticos não vão ganhar?

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.