FALÁCIAS e SOFISMAS
Um raciocínio inválido, incorreto, ilegítimo, é aquele em que a conclusão não decorre das premissas. Tais raciocínios, embora aparentemente válidos, não o são. Os raciocínios inválidos geralmente buscam enganar o interlocutor, conscientemente ou não.
É normal chamar os raciocínios inválidos de FALÁCIAS ou de SOFISMAS. O sentido de ambas as palavras é muito próximo.
A FALÁCIA é um raciocínio utilizado sem o objetivo de enganar. A pessoa que usa a falácia simplesmente se enganou.
Já o SOFISMA é um raciocínio inválido que ocorre com o objetivo de enganar. O sujeito que usa o sofisma está consciente, pois sabe que usa um raciocínio inválido. O sujeito que usa o sofisma tem a intenção de enganar.
E, afinal, está o leitor a se perguntar onde quero chegar com essas explicações?
É que nossos políticos são especialistas em sofismar, ou seja, em falar com a intenção de enganar, sendo que tal objetivo fica bem mais difícil – talvez impossível – se ao abrirmos um jornal, escutarmos o rádio, vermos televisão ou, simplesmente, participarmos de um ato público, tivermos tais conhecimentos em mente.
O Presidente Lula é um mestre na “arte” de sofismar. Quem não o escutou falando que precisamos adquirir aviões para evitar o roubo do petróleo do pré-sal, como se fosse fácil chegar, pegar o petróleo e fugir quando sabemos – ou deveríamos – que sequer existe tecnologia disponível para extrair o petróleo da camada do pré-sal, além de que após sua retirada o produto passa por um caríssimo processo de refino até se “transformar” em gasolina e derivados.
Lendo jornal me deparei com o Deputado Jorginho Mello dizendo – sofismando - que foi tomar a posse como governador interino em sua cidade natal para “para dividir com aquele povo a alegria do momento”, como se tais solenidades interessem aos cidadãos. Na verdade, Jorginho fez isso para satisfazer sua vaidade pessoal e “faturar” politicamente em sua região eleitoral. E, o que é pior, tudo isso com o nosso dinheiro. Aliás, aquele que está fazendo falta para pagar melhor os Professores, reajustar os proventos dos Policiais Civis e Militares, melhorar o atendimento do SUS, e por aí vai...
Só um comentário sobre o que você falou, uma vez que LULA pode realmente não ter o conhecimento da impossibilidade do que ele falou os argumentos dele podem ser simples FALÁCIA... Aliás, nem isso, FALÁCIAS só podem ser consideradas assim quando se está defendendo algum argumento e postulando premissas, o que não é o caso... O que Lula cometeu foi um raciocínio inválido...
ResponderExcluir