Vereador Cláudio reclama dos problemas na saúde

Depois de Dorlin Nunes Júnior (PSDB) e Valmira Sebold Branco (PSDB), agora foi a vez do vereador Cláudio do Raio-X (PMDB) reclamar do atendimento na saúde pública municipal, requerendo informações ao Executivo.

Usando o grande expediente da Câmara, na última segunda-feira, o vereador Cláudio disse que esteve visitando os postos de saúde e não gostou do que viu. “Eu estive visitando os postos de saúde do município e o que vi não me agradou. Postos com obras em grande atraso, atendimento nas escolas, médicos que atendem poucas vezes e, no fim, um hospital suportando toda essa falta na saúde.”

Cláudio disse que as obras do posto de saúde do bairro Vila Santo Antônio, que deveriam estar concluídas em 45 dias, já têm mais de sete meses de duração, enquanto os pacientes estão sendo atendidos na escola, que fica ao lado do posto.

Questionou a carga horária do médico que atua na unidade de saúde do bairro Paes Leme, o qual trabalha apenas dois dias por semana, numa carga horária de oito horas no total. "Será que ele recebe o salário cheio?", questionou o vereador.

“No PAMM (Posto de Atendimento Médico Municipal) há uma grande demora na marcação de consultas para oftalmologista e ortopedista; será que voltaremos ver enormes filas na saúde?”

Acertadamente, o vereador adverte que a falta de atendimento no SUS ocasiona acúmulo de atendimento no Hospital São Camilo. “O SUS paga sete reais por consulta no hospital. É uma vergonha pagar uma equipe e material com este valor, e agora com esta falta de atendimento no município, o prejuízo no hospital acaba sendo maior, pois tem que arcar com este excesso", reclama o vereador.

Pois é, vereador Cláudio, esses R$ 7,00 são definidos pelo Ministério da Saúde, que é dirigido pelo português naturalizado brasileiro, José Gomes Temporão, que é do PMDB, mesmo partido que o seu!

Cláudio apresentou uma ideia para diminuir o atendimento no hospital, mas acredito que a minha, publicada aqui neste blog, no dia 01/03/09, seja melhor. Ele sugere um médico durante todo o dia no PAMM, para evitar que todos que necessitem de atendimento corram para o hospital, pela falta de médicos nos postos.

Minha ideia, que creio ser melhor, é o funcionamento do posto de saúde do Centro, durante 24 horas. Se esse projeto for implantado e funcionar - e não tem como não funcionar -, poderia ser implantado em outras localidades mais populosas do município, se houver suporte financeiro para isso.

É estranho que Cláudio, na condição de oposição, só tenha reclamado da saúde, com tanta veemência, depois que os governistas Dorlin e Valmira usaram a tribuna para alertar sobre os problemas dessa área.

22 comentários:

  1. O mais espantoso é que até o presente ninguém - imprensa, oposição(?), vereadores, questionou quem seriam os responsáveis por esse estado de coisas. Afinal, não foi coisa dos deuses. Pior é a omissão do Prefeito em demitir os responsáveis, pois em uma empresa privada eles já estariam no "olho da rua". Será que ajustes, conchavos, acertos ou esquemas políticos mantém o Prefeito refém, acima dos interesses da população? Aliás, cadê também o Ministério Público que deve zelar pelo pleno acesso da população à saúde?

    ResponderExcluir
  2. Leitor(a), há muitas coisas nesse mundo político que nós não conseguimos entender. Enquanto isso, sofre a população mais carente.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Os problemas na saúde são reais e isso é fato que nem precisa de vereador para anunciar, precisamos de vereadores que tomem uma posição que ajude a resolver os problemas, falar, falar e falar não resolve nada, sou funcionaria do Posto do Paes Leme e eu mesma já questionei a respeito do
    atendimento médico, é lamentável uma comunidade tão grande como o Paes Leme ter atendimento apenas duas vezes na semana e somente na parte da tarde,independente de partido a hora é de resolver o problema e não continuar empurrando pra frente, culpados devem existir sim, mas só serão punidos no dia em que o povo descobrir o valor real do seu voto...Façam com AMOR o trabalho de vocês assim como eu faço o meu e a saúde sairá do buraco em que a meteram.

    ResponderExcluir
  4. Rosimeri, conheço um pouco de seu trabalho junto às famílias do bairro Paes Leme e entendo perfeitamente sua indignação. Concordo com você! Infelizmente, nem todos tem essa coragem que você tem de exigir o que é da população: bons serviços!

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Não sou partidário de nenhuma sigla mas frequento a casa do povo (Câmara Municipal), e com relação ao questionamento sobre a demora da oposição em se manifestar, gostaria de postar que durante algumas sessões o vereador em questão tentou usar da tribuna, mas sempre ocorria, de última hora, um contratempo...
    Repito: não sou partidário e não defendo nenhuma bandeira e muito menos algum político, mas acho que vale a informação.
    P.S. Gostei deste blog.

    ResponderExcluir
  6. Leitor(a), não ficou explícito quem argumentava o "contratempo". Se possível, favor informar quem alegava o "contratempo".

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. A função do vereador é realmente "falar", e falar em defesa do povo. Mas de que adianta o vereador falar, se o povo não aparece para fazer coro, para mostrar sua indignação.
    Toda segunda-feira, nas seções da câmara, mais da medate das cadeiras reservada ao povo fica vazia...
    Precisamos acompanhar o trabalho dos que elegemos e também nos fazer presentes na hora que eles resolverem falar.
    Vamos deixar as novelas e a tela quente um pouco e correr atrás do que é nosso direito.

    ResponderExcluir
  8. Leitor(a), mesmo eu gostando de política, vejo o processo legislativo meio enfadonho, o que faz com que apareçam na câmara poucas pessoas. Também não acredito que este seja o principal motivo da falta de comparecimento. O motivo maior é mesmo desinteresse geral pela política.
    Veja bem. Quantos acessos já tem este blog? Quantos comentários foram feitos? Nem as enquetes recebem grande votação. Há muitos leitores do blog mas sem opinião, sem vontade nem de escrever.
    E a razão do meu blog é esta: levar a sociedade à política; fazer a sociedade discutir a sociedade. Não é fácil!

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Eu diria que mais que falar a função do vereador é também agir, não costumo ir a câmara de vereadores embora proucure acompanhar o trabalho daqueles que lá estão como representantes da vontade do povo,e o povo assim como eu, já está cansado de ter que ouvir sempre as mesmas coisas, acho que isso é o que afasta o povo da "Casa do Povo".

    ResponderExcluir
  10. Leitor(a), a maior parte da população, em razão das promessas de candidatos nas eleições, está acostumada com a ideia de que vereador "faz" ou "manda fazer". Vereador legisla e fiscaliza, e quem faz é o prefeito (Poder Executivo).

    Acompanhar os trabalhos dos vereadores já é muito importante, leitor(a). Assim, poderá saber quem são os vereadores que mais projetos (significantes, mas não mirabolantes) apresentam e os que mais fiscalizam o Executivo.

    Tenho certeza que, hoje, este blog é o melhor local para saber o que está sendo decidido na câmara, além de poder ser um contato com os vereadores, onde você poderá dizer o que pensa a respeito de tais projetos.
    Porém, se não me engano, nunca houve nenhum comentário de alguém sobre algum projeto publicado aqui, quer seja de grande relevância ou sem importância. Por que será?

    Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Malu Brasilagosto 12, 2009

    Simplesmente porque o povo brasileiro nunca foi politizado. Isso aprende-se em casa e na escola. Fica difícil alguém interessar-se por política se nunca aprendeu. Todo mundo xinga os políticos sem nem conhecê-los, só porque sempre ouviu alguém xingando. E, aqui entre nós, dá muito menos trabalho xingá-los numa roda bebendo cerveja com os amigos ou em casa vendo novela do que levantar o rabo da cadeira e sair para participar, né?
    Aí vem aquele velho ditado: cada povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  12. Malu, não sei como é aí na Alemanha, mas aqui as famílias estão deixando a educação como encargo exclusivo das escolas. Como a educação no Brail é uma das piores do mundo, imagine quanto tempo levaremos para vermos melhores homens públicos; quanto tempo levaremos para vermos homens que se importem de verdade com os malefícios da corrupção!
    O pior é que as pessoas que mais necessitam dos serviços do governo são as que menos gostam de política. É natural.

    ResponderExcluir
  13. Malu Brasilagosto 13, 2009

    Talvez tenha-se que mudar o método para aprender a gostar de política.
    Se falarmos para uma criança que espinafre é bom pra saúde, isso nunca vai convencê-la a comer e gostar desta verdura. Mas se falarmos que, comendo espinafre, ela vai crescer, ficar forte igual ao Popeye e poder defender-se melhor dos ataques na escola... aí ela come, mesmo fazendo careta.
    Uma dúvida: criança de hoje (não tenho filhos, por isso não sei) ainda assiste a desenhos inocentes como os do Popeye? Ou só fica na frente do pc jogando esses Killers da vida, onde os jovens só aprendem violência sem conseguir diferenciar fantasia da realidade?

    ResponderExcluir
  14. Malu Brasilagosto 13, 2009

    Respondendo à sua dúvida. Aqui também as famílias não só estão deixando a educação de seus filhos por conta da escola como, em alguns casos, até mesmo processam essa mesma escola quando julgam que "seus queridinhos" não estão recebendo o tratamento que merecem.
    Os pais de hoje, no mundo inteiro, esperam que a escola se responsabilize e conserte em milhares de alunos, o erro que eles, pais inconseqüentes, fizeram na educação de 1 ou 2 filhos.

    Ao meu ver, tanto "os queridinhos" quanto seus pais débeis mentais, merecem mesmo é a antiga palmatória!

    Como a natureza não é perfeita (qualquer imbecil pode procriar!), eu pergunto: quando vão fazer um curso básico onde aprende-se a ser pai e mãe com responsabilidade?

    ResponderExcluir
  15. Malu, eu assisti a muitos filmes de bang-bang, mas nem por isso sou violento. Também não acredito que isso tenha prejudicado a formação de meu caráter. Entretanto, naqueles filmes, o mocinho sempre lutava contra os bandidos, para defender a cidade e acabava vencendo. Juro, eu não quero ser mocinho, porque hoje mocinhos são mortos e os bandidos sobrevivem com o apoio da população.
    Vejo que o que falta no entretenimento infantil de hoje é esse exemplo que os filmes e desenhos de décadas atrás traziam em si.

    Quanto à relação pais/escolas, pensei que o problema educacional era coisa de país subdesenvolvido.

    ResponderExcluir
  16. Malu Brasilagosto 13, 2009

    Onde há ser humano, os problemas são todos iguais. As soluções é que são diferentes.

    ResponderExcluir
  17. Queridos, algumas pessoas escreveram que não adianta falar, porém após a fala deste vereador muitas coisas foram agilizadas, como a médica no Posto do Paes Leme e a abertura do novo posto da vila santo antônio, dentre outras, então,resumindo se não falar,aí mesmo que o negócio não sai.É claro que tem que ter ação e a primeira é a coragem de falar ao público as coisas que encomodam a população.

    ResponderExcluir
  18. Um vereador tem de ser atuante. E tem de pensar em projetos que busquem soluções de problemas ou que melhorem a vida do cidadão. Não basta apenas ficar indicando calçamento de rua aqui e acolá, moções de congratulações por qualquer simples fato, apresentação de entidades para se tornarem de utilidade pública. Há coisas muito mais importantes.

    Obrigado por sua opinião.

    ResponderExcluir
  19. Bem, fiquei um pouco decepcionado com sua resposta. Tenho 64 anos e visito o seu blog sempre que posso. Admiro seu trabalho, mas acho que puxa sardinha para o pessoal da situação. Já vi vários prefeitos e vereadores durante minha vida em Imbituba e eles são importantes sim para a população. É desrespeitoso vc dizer que não é importante indicação de calçamento de ruas,a sua deve ser calçada e vc não é um idoso que pode cair num desses buracos de estrada de chão e quebrar uma perna; isso é ser atuante e melhora a qualidade de vida do cidadão,evitar poeiras...as entidades servem para ajudar a população, e as moções servem também para dar exemplos para as pessoas,que devemos fazer o bem e sermos bons profissionais.Vários vereadores fazem essetipode homenagem,e acho muito válido.Tem outras coisas muito importantes,mas essas tambem sao imprescindiveis. Peço também que saiba um pouco mais sobre os vereadores e não só critique, coloque-se no lugar dos outros,e como dizem vcs mesmos..falar é fácil.Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Às vezes, na correria, ou por não querer ser prolixo como serei agora, acabo escrevendo de forma não muito clara as minhas respostas aos comentários dos leitores.
    Eu não disse que vereadores não são importantes. Muito pelo contrário. Desde que me entendo por gente, sempre fui defensor do parlamentarismo e sou ferrenho crítico às pessoas que dizem que os políticos são "tudo farinha do mesmo saco".

    Acompanho bastante o trabalho do legislativo municipal e, se ler todas as minhas postagens, verá que sei bem distinguir as entidades que merecem dinheiro público e as que não, por não apresentarem serviços relevantes à população e, muitas, nem se enquadram dentro dos requisitos exigidos por lei, mas recebem dinheiro.

    Quanto às moções, não sou contrário a elas, mas devem ser mais criteriosas. Não basta um simples fato para que alguém seja homenageado. Quantas pessoas, imbitubenses de nascimento, já fizeram tantas coisas importantes em Imbituba, e nem por isso foram lembradas. Mas basta alguém vir de fora, com um simples afago em alguém, para ser imediatamente homenageado.

    Minha rua é calçada, sim, e paguei a parte que me cabia, dentro de um programa em que a população paga o material para pavimentar e a prefeitura paga a mão-de-obra, apesar de que esse programa somente neste mês foi regulamentado, porque só existia de fato. O resto de minha rua foi pavimentado sem que os demais moradores pagassem, mas não fiz nenhuma crítica sobre isso.

    Quanto a defender a situação, favor ler o título "A respeito deste blog". Minhas opiniões nunca serão iguais as suas. Nunca defenderei sempre os mesmos políticos que você venha a defender. Mas uma coisa é certa: sempre farei o que for possível para poder expor a minha opinião e defender o seu direito de fazer o mesmo, ainda que eu não concorde com seus fundamentos.

    Muito obrigado por retornar ao blog. E gosto muito quando alguém como você, com 64 anos, participa de debates como esses, trazendo sua opinião para uma sociedade que pouco protege e respeita os cidadãos que passam dos 60.

    ResponderExcluir
  21. Ao leitor que comentou sobre monopólio, favor reencaminhar o comentário para uma postagem pertinente, conforme é observado nas regras para postagem. Não vejo correlação entre o comentário e a postagem. Solicito também que haja uma identificação, seguindo tais regras.

    ResponderExcluir
  22. Neste momento da minha vida sei que muitas coisas podem ser resolvidas com uma boa conversa, aquela que ajuda de fato. Perdemos tempo demais criticando os passos errados dos outros, mas nós mesmos continuamos cambaleando (como diria meu pai). Ainda queria ver todos de mãos dadas, trabalhando pelo mesmo ideal, "o bem do nosso povo". Acredito nas pessoas, na sua capacidade de amar, acredito que todo político quando começa a sua trajetória trás consigo um desejo ardente de melhorar o mundo a sua volta, de ser diferente e de fazer a diferença. Infelizmente a impressão que tenho é que vão se perdendo pelo caminho. Um dia uma pessoa política partidária me disse que estava cansada, achava que estava com depressão, assim eu o questionei: Antes de tomar uma decisão você pergunta pra Deus se Ele gostaria que fosse assim? Ele respondeu que às vezes, então continuei questionando, e Você faz do jeito Dele, ele disse que a maioria das vezes não era possível, então eu disse a ele, é por isso que você está doente, "se Deus não concorda, então não é bom!" Que Deus nos ajude a todos, para que juntos possamos construir um mundo melhor.
    Abraço Fraterno.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.