Dúvidas sobre guinchamento de veículos

Eu tenho recebido muitas perguntas de leitores a respeito de guinchamento de veículos. E não podia ser diferente. Os agentes de trânsito cometem muitos abusos em suas intervenções e o cidadão não conhece seus direitos.
Diante dessas inúmeras perguntas recebidas, decidi publicar esta postagem para fornecer argumentos legais aos condutores/proprietários de veículos, vítimas desses abusos ou da falta de conhecimento também desses agentes, que não raro desconhecem a legislação.

Eu trago para leitura um parecer do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina, cujos pareceres deveriam ser distribuídos para todos os agentes de trânsito catarinenses, para aprenderem a prestar serviço de qualidade ao cidadão. Diante de alguns fatos vividos por condutores/proprietários de veículos, somos levados a pensar que a intenção não é a qualidade, mas arrancar dinheiro do povo, é arrecadar.
E em todo o país, pelo que vejo nos comentários dos leitores, a situação é a mesma.

Vamos ao parecer.

"1. Trata-se de consulta sobre a forma correta de proceder nos casos de infração de estacionamento em que a lei preveja a aplicação da medida administrativa de remoção do veículo e a autoridade ou seu agente já tenha acionado o prestador desse serviço - guincho -, mas o condutor ou o proprietário, por conta própria, se dispuser a retirar o veículo do local.
2. O consulente questiona quem arcaria com o ônus do serviço de remoção se, na hipótese antes ventilada, o veículo for liberado para o condutor ou proprietário.

II. Fundamentação técnica:
3. Os parâmetros técnicos para responder a presente consulta se encontram alinhavados no subitem 8.2 do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – MBFT - Volume I, aprovado pela Resolução/CONTRAN nº 371, de 10 de dezembro de 2010, razão pela qual peço vênia para reproduzi-los:
A remoção do veículo tem por finalidade restabelecer as condições de segurança e fluidez da via. Consiste em deslocar o veículo do local onde é verificada a infração para depósito fixado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
A remoção deve ser feita por meio de veículo destinado para esse fim ou, na falta deste, valendo-se da própria capacidade de movimentação do veículo a ser removido, desde que haja condições de segurança para o trânsito.
A remoção do veículo não será aplicada se o condutor, regularmente habilitado, solucionar a causa da remoção, desde que isso ocorra antes que a operação de remoção tenha sido iniciada ou quando o agente avaliar que a operação de remoção trará ainda mais prejuízo à segurança e/ou fluidez da via.
Este procedimento somente se aplica para o veículo devidamente licenciado e que esteja em condições de segurança para sua circulação.
A restituição dos veículos removidos só ocorrerá após o pagamento dos impostos."

Leitor, e se o "guarda" insistir levar seu veículo e você bater o pé e tentar impedi-lo? É desobediência, resistência? Veja essa decisão judicial citada pelo CETRAN catarinense:

"4. Antes mesmo da publicação do aludido manual, entendimento análogo já predominava na doutrina e na jurisprudência.
O TJSP, no HC 63.065, relatado pelo eminente Des. Euclides Custódio Silveira, afirmou que “é ilegal o guinchamento de veículo estacionado momentaneamente em local proibido, se o responsável presente dispõe-se a retira-lo incontinenti. Assim, opondo-se ele à insistência do guarda de trânsito em executar ato ilegal, não comete o crime de resistência ou qualquer outro”.
Esclareceu ainda o venerando aresto que “achando-se presente o responsável pelo veículo, momentânea mas irregularmente estacionado à frente do seu estabelecimento comercial, assistia-lhe o direito de retirá-lo incontinenti, desobstruindo a via pública e sujeitando-se à multa, de sorte que o guinchamento era ilegal”. Se a conduta fosse oposta, de rebeldia ou oposição à retirada do veículo e consequente desobstrução de trânsito, então se compreenderia que a autoridade exercesse o poder de polícia, removendo o veículo do local proibido, a fim de impedir a indevida e maléfica perturbação do trânsito” (RT, 289:78, apud Pinheiro, Geraldo de Faria Lemos. Código de trânsito brasileiro interpretado. São Paulo : Editora Juarez de Oliveira, 2000, p. 439/440)

(...)

Leitor, mas é evidente que na maioria das vezes não é conveniente nem seguro discutir com o agente de trânsito, não é mesmo? Então, o que fazer? Faça fotos do momento e consiga testemunhas do fato que está ocorrendo de forma arbitrária, para posterior defesa administrativa ou ajuizamento de ação por danos morais. Ou, até mesmo, registro de ocorrência por abuso de autoridade.

Importantíssimo! Não deixe de lerVeículos removidos e apreendidos: o que mudou com as Leis 13.160/15 e Lei 13.281/16.

Continuemos com o parecer.

"6. Como visto, de forma categórica a regulamentação vigente determina que se o condutor solucionar a causa da remoção antes que esta operação tenha sido iniciada, tal medida administrativa não deve ser aplicada.
7. Em outras palavras, a iniciativa do condutor em solucionar por conta própria a irregularidade antes que a operação de remoção tenha sido iniciada impede a aplicação dessa medida e, assim, nenhum ônus inerente à atividade poderá ser cobrado do condutor ou proprietário para liberação do veículo.
8. E que não se venha argumentar que o acionamento do prestador do serviço pelo agente de trânsito marcaria o início da operação de remoção para justificar a exigência de alguma contraprestação pecuniária por parte do condutor/proprietário. O pagamento de tarifa somente se torna exigível com a efetiva prestação do serviço, e não pela sua potencial utilização.
9. Assim, se o condutor ou proprietário se dispuser a retirar o veículo irregularmente estacionado antes de iniciada a sua remoção pela autoridade de trânsito, seus agentes ou delegados, não é lícito coagi-lo a pagar por um serviço que não utilizou. Nesta hipótese o assunto deverá ser resolvido entre a Administração Pública e o prestador do serviço, com base no contrato ou termo de outorga.
III. Considerações finais:
10. Diante do exposto tem-se que a remoção do veículo não deve ser aplicada se o condutor, regularmente habilitado, solucionar a causa da remoção antes que a esta operação tenha sido iniciada, não sendo lícito cobrar tarifa por um serviço que não tenha sido efetivamente prestado. No caso de deslocamento do prestador do serviço sem a efetiva realização da tarefa o assunto deve ser resolvido pela Administração Pública com base no vínculo jurídico que mantiver com o responsável pela remoção.

José Vilmar Zimmermann
Conselheira Representante da FECTROESC
Aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária n.º 026, realizada em 04 de julho de 2011.
Luiz Antonio de Souza
Presidente"

Leitor, espero, com esta postagem, ter esclarecido suas dúvidas sobre aquele momento em que o guinchamento de seu veículo está sendo providenciado e você chega no local.
Se você quiser ficar atento a outros artigos que eu venha publicar sobre trânsito, cadastre-se no blog para receber por email, clicando ali ao lado, no ícone RSS (Assine o RSS feed).

Você poderá gostar de ler:

251 comentários:

  1. meu carro foi presso devido estar no local proibido , foi guinchado porem o licenciamento esta em dia mas tenho uma parcela a do ipva atrasado e obrigatorio pagar o ipva na retirada do patio

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida. Um certo dia minha moto estacionada perto de casa alguém passou e levantou minha placa, quando vi tentei abaixar ela, e quando fiz isso ela trincou debaixo da targeta. Mais não quebrou a placa fico presa as duas ponta pois só trinco o meio. Para evitar que a placa quebrasse fiz um suporte de fibra colando a placa por traz.certo dia passando em uma blitz do garra em SBC os policias me pararão e tava tudo certinho ipva licenciamento. Daí o policial do nada ele viu o suporte que fiz e quebrou minha placa deixando- a presa apenas pelo lacre e levaram minha moto,mesmo eu falando que iria trocar a placa se eles me liberasse e o pior de tudo tinha um outro rapaz que estava do meu lado que não tinha carta e a moto não era dele e liberarao ele, e ele saiu dirigindo, e eu que tava certinho perdi a moto pra eles . É certo o procedimento???

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite.
    Só quero esclarecer uma dúvida.
    Minha moto está com documentos e seguro atrasado, e duas mutas.
    Se a moto estiver parada "estacionada"
    Em lugar q não seja proibido.
    Após a polícia ou as autoridades de transito consulta os registros e constatar integridade.
    O moto pode ser Rebocada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você escreveu "integridade", mas queria dizer "irregularidade", não, a polícia não pode recolher.

      Excluir
  4. Parei o carro sobre a pista de rolamento, porém, era feriado e a rua estava impedida para o trânsito. Sendo que todos o acostamento ao longo da rua estava preenchido. Fui multado com base no art 181,V..PARAR O VEICULO SOBRE PISTA DE ROLAMENTO EM LOCAL COM ACOSTAMENTO. Duvida: no caso a rua já estava interditada, e ainda se fosse por atrapalhar o trânsito deveriam fazer a remoção do veiculo e não fez, portanto, dá para entender que a finalidade da multa é meramente arrecadatória. Qual sua opinião? tem como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me por não responder sua pergunta à época.
      Não entendi direito sua explicação. A rua estava interditada e havia outros carros estacionados ao longo dela? Sendo assim, você não poderia estacionar sobre ela; primeiro, porque estava impedida para trânsito; segundo, porque você poderia atrapalhar a saída de outros veículos estacionados.

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Meu filho possui um carro que está com dívida ativa de IPVA e sem licenciamento. O carro foi apreendido em Ubatuba, e foi para o pátio. Por conta do desemprego ele não tem condições para sanar as dívidas e retirar o veículo. O que pode acontecer com este veículo? Ouvi dizer que irá para leilão, é verdade? Se for a dívida é sanada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O veículo vai a leilão, sim. Leia acima o artigo indicado no texto, sobre as alterações havidas a partir das Leis 13.160 e 13.281, e saberá detalhes sobre sua questão.

      Excluir
  6. Bom dia vendi um carro e não transferi faz dois meses isto , recebi duas multas de trânsitos, e o rapaz está enrolando para vir colocar em ordem as coisas, gostaria de saber se posso guinhchar o veículo , estou com o recibo do carro.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Tenho uma dúvida. Certa vez fui parado por polícias militares que levaram minha moto dizendo que ela iria pro depósito.
    Desde então eu nunca consegui encontra la em nenhum depósito. Já se passaram bem mais de 3 meses, quando o veículo já deveríamos ter sido leiloado. Mas qualquer pesquisa no site do Detran monstra que a moto está no meu nome .
    Por me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite... tive meu carro guinchado por estar estacionado na guia amarela. .. isso pode ? Desci para uma coisa rápida e deixei tudo dentro do carro. .. documento dinheiro , material da minha filha... até a janta estava no carro... e os outros carros estacionados na mesma guia só levaram multa. ... devo recorrer ? me orientem por favor... pois achei um abuso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O simples fato de estar a guia pintada de amarelo não motiva o guinchamento. É preciso a placa regulamentadora; sem ela, não se pode guinchar. Pintura de guia não é sinalização por si só.
      Se havia a placa, aí você não poderá reclamar, ainda que só o seu veículo tenha sido guinchado.

      Excluir
  9. Boa tarde. Tive um veículo apreendido por documentação.
    Já paguei estadia guincho, documentos etc.
    Mas meu despachante me informou que ainda terei que pagar um "bloqueio de guincho" isso é certo? Se sim sou obrigado? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me por não responder sua pergunta à época. Nunca ouvi essa terminologia! Você terá que ver a legislação na sua cidade/estado sobre serviços de guinchamento e verificar se há essa taxa. Nada poderá ser cobrado se não estiver na lei.

      Excluir
  10. Bom dia,o comando parou meu veículo e alegou estar rebaixado,e apreenderam o documento e o veículo,isso pode ser feito?? Não deveriam ter apreendido apenas o documento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Em caso de veículo rebaixado, o procedimento é a retenção do veículo, ou seja, o documento é recolhido e o veículo liberado para ser sanada a irregularidade. Leia o artigo que sugeri acima, recém publicado por mim, sobre as alterações ocorridas na lei.

      Excluir
  11. Boa noite e parabéns ,
    Tenho uma dúvida , se o carro estiver com o documento atrasado , e estiver transportando uma criança de 03 anos de idade, ele pode ser rebocado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Cláudio, a legislação não traz exceção.

      Excluir
  12. Meu carro foi rebocado por estacionamento irregular. Ele e carro de trabalho mais nao esta no meu nome possuo oa documentos atualizados.como devo proceder visto que nao esta no meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver procuração do proprietário que consta no documento veicular para retirá-lo em caso de apreensão, poderá requerer a devolução.

      Excluir
  13. Meu carro foi guinchado hoje por estar estacionado o dia todo em estacionamento rotativo e sem zona azul. Isso pode?! Eu não teria que ter levado somente uma multa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependerá da legislação estabelecida para esse estacionamento rotativo. Não entendi quando você fala em rotativo sem zona azul. Pode explicar?

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A legislação diz que em algumas infrações de trânsito o veículo deve ser recolhido (curral). Se esse é um serviço do estado (recolher o veículo), por que o cidadão tem que pagar pelo guincho (serviço terceirizado pelo estado) ? Saberias me falar sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exite almoço grátis! Não há nenhum serviço estatal gratuito. A lei faculta ao ente público a contratação do empresa privada para realizar esse serviço, e a empresa precisa receber pelo serviço prestado.

      Excluir
  16. A legislação diz que em algumas infrações de trânsito o veículo deve ser recolhido (curral). Se esse é um serviço do estado (recolher o veículo), por que o cidadão tem que pagar pelo guincho (serviço terceirizado pelo estado) ? Saberias me falar sobre isso?

    ResponderExcluir
  17. deixei meu carro na frente da casa de um amigo ele deu odem so que fique 2 meis fora uma pessoa denuciou e o detran rebocou que eu faço e o carro não esta no meu nome

    ResponderExcluir
  18. o meu carro estava parado em frente a uma garagem sem sinalização. O local estava abandonado e sem utilização.Nesse caso seria correto a chamada do guincho?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Estacionei meu carro por menos de 10 minutos em frente uma loja de tintas, somente para pegar uma lata de tinta, onde dois policiais militares fizeram a apreensão do veiculo, pedir para os mesmos que eu levasse o veiculo para o pátio, os mesmos negaram meu pedido. Isso pode??

    ResponderExcluir
  20. bom dia, no dia 27-11-2016 esta com meu carro para na contra mao, seria rapido por motivo que fui apenas prestar socorro a uma pessoa, isso era 1.30 da manha, nisso policiais me abordaram, pediram pra eu rtirar meu veiculo da contra mao, e assim o fiz, nisso eles pediram os documentos do veiculos, entao como eu estava com os documentos 2015 em maos e os comprovantes de pagamentos do 2016, os apresentei para o mesmo, ele nao aceitou os comprovantes e olhou no sistema e ainda constava o pagameto apenas de 2015, entao ele guinchou meu veiculo e me deu duas multas, uma por estacionar o carro contra mao, e conduzir o veiculo sem licenciamento, mais ja se faziam 4 dias que eu havia feito o pagamento dos documentos, acredito que eu nao tenha culpa pelo sistema ser falho, tive gastos com patio e td mais, ja entrei com recurso, mais ainda nao obtive resposta! Mais poderia me esclarecer, pois o carro estava estacionado no momento da abordagem, mesmo que eu o tenha corrigido na hr que foi solicitado, poderiam me aplicar essas multas e ter meu carro apreendido?

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se um dia isso pode levar várias motocicletas ou dois carro em um reboque vejo esses monte de motos em um guincho sendo que o contran fala que é um veículo por guincho Porque nas blitz tem esse monte de veículos é muito em cima do outro

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se um guincho pode levar várias motocicletas ou dois carro em um reboque vejo esses monte de motos em um guincho sendo que o contran fala que é um veículo por guincho Porque nas blitz tem esse monte de veículos é muito em cima do outro

    ResponderExcluir
  23. E se ocarro já estiver encima do guincho? e eu chego na hora, é obrigatorio ele necessitar ir para o pátio? sou obrigado a pagar a taxa do guincho e do pátio? ou so do guincho? ou na verdade não precisaria pagar nenhuma taxa?

    ResponderExcluir
  24. Olá me tira uma dúvida ,meu carro tinha quebrado e eu tava arrumando ele perto da minha casa dois guardas municipais paro e mando eu desce do carro e falo qe meu carro não tava em condições de fica na rua andando tava cm multas e IPVA atraso mais pode isso eles prenderem um carro que tava parado e eu tentando arruma ?

    ResponderExcluir
  25. MAIS AINDA TENHO UMA DUVIDA, SE MEU CARRO FOR GUINCHADO MAIS NO MEU MUNICIPIO NÃO TEM O PATIO, ENTAO ELES LEVAM PARA O PATIO DE OUTRO MUNICIPIO A MAIS DE 40KM DO MEU MUNICIPIO ISSO É CORRETO?, CADA MUNICIPIO NAO DEVERIA DE TER SEU PATIO PARA COLOCAR OS VEICULOS GUINCHADOS? EXISTE LGO SOBRE ISSO?

    ResponderExcluir
  26. Ola boa noite aconteceu um ocorrido hj eu tenho suspencao ar eu tava indo ja pra da entrada na legalizacao do mesno e pararam eu na blitz o carro nao tava baixo apenas um pouco so o policial novato comecou a pergunta as coisaeu disse a vdd que eu ia indo da ebtrada no legalizamento dele eles fizeram ergue o carro mais que o normal depois falaram que ia guinxar eles estao certo ou nao e se ele tem que leva o documento tbm sim ou nao e eu fui tira o carro no outro dia o documento nao estava no local da retirada o que devo fazer quando ocorre isso obg

    ResponderExcluir
  27. É legal ocorrer o guinchamento do veículo parado na zona azul, sem o devido cartão??? ou cabe apenas a multa pela infração de trânsito devidamente emitida por agente competente??? Ao meu ver, ao colocar na lei municipal, a pena de guinchamento, estaria o município legislando sobre direito penal, e trânsito, que compete privativamente à união nos moldes do art. 22, I e XI da cf88... o que acha Doutor?

    ResponderExcluir
  28. Tenho essa mesma dúvida. Em um blitz, são apreendidas várias motos,aqui na minha cidade a taxa é de 150 reais por motocicleta. Em um única apreensão umas 7 motos são removidas, em um único guincho, mas se cobra 150 reais de cada proprietário. Isso não é abusivo? A prestação do serviço (guincho) não é indivdual? Essa prática não é abusiva? Sendo que a empresa estará lucrando indevidamente? O serviço tem que ser cobrado em acordo com lógica,cobra-se 150 por veículo, por viagem. Se faz apenas uma vaigem, levando 5 motos, deveria ser cobrado apenas 150, pela viagem e nao 150 de cada proprietário.

    ResponderExcluir
  29. Por favor se puder me tirar uma dúvida agradeço, eu moro em tramandai e ontem fui a osório buscar uma encomenda. lá fui abordada por uma viatura e me pediram os documentos de habilitação e do carro entreguei eles fizeram a consulta por rádio e apareceu licenciamento 20147 vencido na mesma hora já acionaram o guincho para apreender meu veiculo eu ainda fui falar com eles mostrar que já havia pago o licenciamento, seguro depevat e tudo mais que isso não poderia ser. ele disse que ia me guinchar mesmo assim pq no sistema deles constava com licenciamento vencido e me mandaram procurar uma lotérica e consultar o que estava por pagar, eu gravida voltei de onibus com meu marido até a nossa cidade e descemos direto na loterica como foi indicado ver o tal licenciamento para pagar e retirar meu carro o m,ais rapido o possivel ai a moça com renavam eplaca consultou e não constava nada no sistema deles. fui ate a brigada da minha cidade e expliquei a situação ele consultou no sistema da policia e era uma multa vencida ou seja nada haver com licenciamento pois realmente estava pago como eu disse. Eles poderiam mesmo ter me guinchado sem ter certeza que era licenciamento e sim uma multa vencida e eu tenho como recorrer pois meu marido condutor levou uma multa grave por andar com licenciamento vencido e cinco pontos na carteira alem do que só poderei retirar meu carro na segunda feira e ainda terei que pagar por guincho e estadia no deposito. me ajudem por favor meu nome é denise.

    ResponderExcluir
  30. Olá, boa tarde!
    Gostaria de esclarecer uma duvida; um carro parado regularmente em frente à uma residencia, pode ser guinchado por documento vencido?
    Obrigada1

    ResponderExcluir
  31. Um carro detido na blitz por estar com os documentos atrasados, pode ser removido circulando até o pátio conduzido pelo funcionário do pátio?

    ResponderExcluir
  32. Olá, minha moto foi apreendida em uma blitz, e o próprio policial quem levou a moto ao pátio, e estão me cobrando o valor da remoção do veículo afirmando que foi o guincho quem levou, como devo prosseguir??

    ResponderExcluir
  33. estacionamento exclusivo para vistoria de veiculo é proibido estacionar?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! por favor me tire uma duvida meu carro foi removido em um sábado por volta das 09:00 hrs em frente a faculdade por estar estacionado na metade da vaga de ambulante.ao sair me deparei com oi cavalete informando que o carro foi removido para o pátio, no mesmo dia fui ao ciretran e paguei uma taxa de R$13,00 e fui informada que só poderia retirar o carro na segunda ,e assim tive que pagar por 3 diárias do pátio R$ 130,00 e a taxa do guincho$ 400,00 e assim foi feito porem já se passaram 40 dias e não recebi nenhuma multa , Será que foi porque meu carro estava apenas com os pneus traseiros na linha do ambulante e a remoção foi ilegal

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!
    Parei meu carro em um recuo onde existia uma área de carga e descarga, já não existe placa indicando que esta é a serventia do recuo. Sendo que na via existe placa de proibido estacionar ou seja: parei por uns 15 minutos para comprar um doce com meu filho de dois anos e quando voltei ao local encontrei meu carro já no reboque, ainda não estava com os lacres. Tentei argumentar mais não teve jeito, ficou eu e meu filho de dois anos a pé na rua e não me deram nenhum papel que estavam levando o meu carro. Nesse caso caberia o reboque mesmo eu estando no local? Grato...

    ResponderExcluir
  36. Minha moto foi levada, documentovenceu agora em outubro e está no nome do outro proprietário! O que devo fazer para recuperar ela?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde!
    Fiz a vistoria do meu veículo e caiu na exigência do IPVA atrasado. Paguei o IPVA e fui ao Detran para pegar o documento. Mas o sistema estava em manutenção, sendo assim, foi renovado exigência. Hoje fui parada em uma blitz e mostrei todos os documentos , exigência, IPVA pago... Enfim.. mesmo assim meu veículo foi apreendido. Mas estou dentro do prazo exigência (só vence dia 10) Isso pode ?

    ResponderExcluir
  38. Oi
    Estacionaram o carro na frente da minha garagem. E ficaram brabo por tirarem pra eu poder por pra dentro da garagem. Oq deve fazer em situação assim se o individuo não quiser tirar

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, meu nome é Viviane, queria saber o seguinte, fui parada em uma blitz, daí o policial me pediu documento do veiveíc e CNH, falei c ele que tinha saído de casa correndo pra levar meu esposo ao trabalho pois ele estava straatra,o guarda me perguntou se tinha carteira, eu disse que sim, daí ele perguntou se o documento tava ok, eu disse que sim, ele anotou o meu nome completo, numero da carteira de identidade, anotou a placa e pediu o número tedo meulefone e me liberou pra ir embora. Porém eu tenho uma duvida, eu sou habilitada, minha carteira está em dia, porém o documento do carro está atrasado, quando eles for fazer a pesquisa em relação aos dados q eles anotaram eles podem vir na minha casa para querer apreender o veículo, e tbm pode me multar depois do acontecido... Pois na minha opinião eles não podem fazer mais nada, pois teria que ter consultado o veículo na hora da blitz.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.