De acordo com o livro
Imbituba, escrito pelo radialista Manoel de Oliveira Martins, "
a Rua Getúlio Vargas foi a primeira via pública de Imbituba e em pouco tempo transformou-se na zona comercial da vila. Nela funcionavam: hotel, de propriedade da família Pitigliani, armazém, salão de bailes, sede do IAC, hospital, igreja*, farmácia Glória, de propriedade de Manoel Florentino Machado, e lojas."
A História da Rua Getúlio Vargas, mais conhecida como Rua de Baixo, não é toda maravilhosa. Muito bem situada, deveria ser o melhor local da cidade, mas os problemas com poluição vividos por seus moradores vêm de muito tempo. Na época da
Indústria Carboquímica Catarinense-ICC, a Rua de Baixo muito sofreu com o pó vermelho e o ácido lançado no ar.
A ICC fechou em 1994 e em seus últimos anos já não incomodava os moradores dessa rua, mas o suplício não acabou. Agora, é o pó de coque!
Há anos que os moradores têm suas casas invadidas por um pó preto, levado pelo vento, a partir do depósito do coque de petróleo depositado na área do Porto de Imbituba, de propriedade da Votorantim.
Já falei especificamente sobre este assunto e está à disposição neste
link.
|
Vista da Rua de Baixo - infelizmente, não tenho o ano desta imagem |
Os problemas uniram a vizinhança (também vizinhos residentes em ruas próximas) e se criou a Associação dos Moradores da Rua de Baixo-AMRB, podendo-se ver através dos links abaixo um pouco do trabalho desenvolvido.
A associação possui um informativo no qual divulga seus eventos e suas atividades, além de chamar a atenção de seus associados para os problemas circunvizinhos.
No cronograma de eventos da associação está previsto um costelaço, no dia 1º de junho, e uma festa julina, no dia 06. Saiba onde serão os locais desses
eventos.
Atualizado em 21/05/13: informação atualizada do costelaço do dia 1º de junho. Saiba como é o evento. Clique aqui.
Composição da diretoria da AMRB:
Presidente: Ivo Pimentel Filho
Secretário: Luiz "Pi" de Freitas
Tesoureiro: Ângelo Guidi
Assessor jurídico: Mário Teixeira Filho
Esse é o caminho para os bairros e localidades que não se sentem bem atendidos pelo Poder Público: a associação de moradores.
*Onde funcionava a sede da Banda Gualberto Pereira.
(
A foto antiga da Rua de Baixo foi copiada do blog Relíquias de Imbituba. Vale a pena visitar esse blog de fotos antigas de nossa cidade)
Muito boa a matéria da divulgação da Associação dos Moradores da Rua de Baixo. Esta Associação funciona de verdade e os moradores não medem esforços para ajudarem quando necessário e muitos estão sempre presentes nas reuniões. Esta turma é da pesada. Enfermeira Rita de Cássia de Souza, Moradora da Avenida presidente Vargas.
ResponderExcluirQue bom que a associação é eficiente e os moradores participam dela.
ExcluirObrigado por sua visita e participação.
Estarua tem história, já havia lido algumas. Ótima postagem.
ResponderExcluirAgradeço a Luiz Pi, por escolher o blog para divulgação. Minha parte foi buscar um pouquinho na História.
ExcluirObrigado!