Associação dos Moradores da Rua de Baixo: trabalho e lazer

De acordo com o livro Imbituba, escrito pelo radialista Manoel de Oliveira Martins, "a Rua Getúlio Vargas foi a primeira via pública de Imbituba e em pouco tempo transformou-se na zona comercial da vila. Nela funcionavam: hotel, de propriedade da família Pitigliani, armazém, salão de bailes, sede do IAC, hospital, igreja*, farmácia Glória, de propriedade de Manoel Florentino Machado, e lojas."

A História da Rua Getúlio Vargas, mais conhecida como Rua de Baixo, não é toda maravilhosa. Muito bem situada, deveria ser o melhor local da cidade, mas os problemas com poluição vividos por seus moradores vêm de muito tempo. Na época da Indústria Carboquímica Catarinense-ICC, a Rua de Baixo muito sofreu com o pó vermelho e o ácido lançado no ar.
A ICC fechou em 1994 e em seus últimos anos já não incomodava os moradores dessa rua, mas o suplício não acabou. Agora, é o pó de coque!

Há anos que os moradores têm suas casas invadidas por um pó preto, levado pelo vento, a partir do depósito do coque de petróleo depositado na área do Porto de Imbituba, de propriedade da Votorantim.
Já falei especificamente sobre este assunto e está à disposição neste link.

Vista da Rua de Baixo - infelizmente, não tenho o ano desta imagem

Os problemas uniram a vizinhança (também vizinhos residentes em ruas próximas) e se criou a Associação dos Moradores da Rua de Baixo-AMRB, podendo-se ver através dos links abaixo um pouco do trabalho desenvolvido.
A associação possui um informativo no qual divulga seus eventos e suas atividades, além de chamar a atenção de seus associados para os problemas circunvizinhos.


No cronograma de eventos da associação está previsto um costelaço, no dia 1º de junho, e uma festa julina, no dia 06. Saiba onde serão os locais desses eventos.

Atualizado em 21/05/13: informação atualizada do costelaço do dia 1º de junho. Saiba como é o evento. Clique aqui.

Composição da diretoria da AMRB:

Presidente: Ivo Pimentel Filho
Secretário: Luiz "Pi" de Freitas
Tesoureiro: Ângelo Guidi
Assessor jurídico: Mário Teixeira Filho

Esse é o caminho para os bairros e localidades que não se sentem bem atendidos pelo Poder Público: a associação de moradores.

*Onde funcionava a sede da Banda Gualberto Pereira.

(A foto antiga da Rua de Baixo foi copiada do blog Relíquias de Imbituba. Vale a pena visitar esse blog de fotos antigas de nossa cidade)

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria da divulgação da Associação dos Moradores da Rua de Baixo. Esta Associação funciona de verdade e os moradores não medem esforços para ajudarem quando necessário e muitos estão sempre presentes nas reuniões. Esta turma é da pesada. Enfermeira Rita de Cássia de Souza, Moradora da Avenida presidente Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a associação é eficiente e os moradores participam dela.

      Obrigado por sua visita e participação.

      Excluir
  2. Estarua tem história, já havia lido algumas. Ótima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Luiz Pi, por escolher o blog para divulgação. Minha parte foi buscar um pouquinho na História.
      Obrigado!

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.