Um dos
posts mais lidos em meu
blog, com mais de 20.000 acessos, é o
Seu carro foi "apreendido" de forma legal? E também é um dos que mais recebe comentários de leitores; melhor, perguntas feitas por eles, aos quais respondo com muita satisfação, pois me leva a aprender mais sobre a legislação de trânsito.
Neste post, quero abordar um problema experimentado por muitos condutores que têm seus veículos retidos ou apreendidos: exigência de pagamento ilegal de diárias e despesas em pátios de depósitos.
A maioria das cidades catarinenses não possui local devidamente regulamentado para depósito, causando transtornos, aborrecimentos e prejuízos financeiros aos proprietários de veículos.
Os municípios são responsáveis por esses depósitos e, por falta de interesse das administrações públicas, não providenciam legislação para a operacionalização dos serviços atinentes à guarda dos veículos, os quais devem ser realizados mediante concessão pública, através de processo licitatório, conforme
Lei nº 12.760/12, que acrescentou o § 5º ao artigo 262 do
Código de Trânsito Brasileiro-CTB:
Art. 262, § 5o.: "O recolhimento ao depósito, bem como a sua manutenção, ocorrerá por serviço público executado diretamente ou contratado por licitação pública pelo critério de menor preço." (grifei)
E nem precisava incluir esse parágrafo, pois tratando-se de serviço público, deve ser, quando concedido a particular, via processo licitatório.
Diante dessa ausência de procedimentos legais necessários, as empresas recebem dos municípios autorização ilegal precária para a realização dessa atividade, e estabelecem o valor da diária de acordo com critérios próprios e subjetivos. Muitas vezes abusivo.
Duas situações tiram o sono dos proprietários de veículos. A primeira é a quantidade de diárias cobradas, que extrapolam o limite estabelecido na legislação, conforme segue:
Art. 262. O veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade apreendedora, com ônus para o seu proprietário, pelo prazo de até trinta dias, conforme critério a ser estabelecido pelo CONTRAN. (grifei)
Atenção! O artigo 262 foi revogado em 2016. Clique aqui para saber o novo prazo limite de cobrança.
Como se pode ver, não poderá o concessionário cobrar mais que 30 diárias, ainda que o veículo se encontre no pátio por período superior a esse. Embora o artigo fale em "apreendido", o mesmo cabe para aqueles que foram removidos.
Caso o concessionário não queira devolver o veículo sem que se pague os valores excedentes ao trigésimo dia, cabe ao proprietário buscar apoio, por exemplo, no Procon ou na defensoria pública de sua cidade/região.
Sabemos que no Brasil é sempre demorado para termos nossos direitos resguardados, quando envolve um processo, seja ele administrativo ou judicial. Portanto, havendo urgência em reaver seu veículo - e sempre há - , e tendo condições financeiras para pagar o que lhe estão extorquindo cobrando, pague, exija a nota fiscal de serviços e, depois, busque ressarcimento por meio dos organismos de defesa existentes, inclusive pleiteando danos morais e lucros cessantes, se for o caso.
Vamos ao segundo problema.
Seu veículo foi recuperado após ocorrência de furto/roubo. Ou seu veículo foi apreendido por algum motivo não administrativo, mas criminal. Ou seja, ele foi apreendido em decorrência de investigações criminais. Nesses casos, geralmente os veículos são encaminhados para pátios de depósitos, onde permanecem até a liberação determinada pelo delegado de polícia ou por meio de decisão judicial.
Então, quando o proprietário recebe autorização para receber o veículo, o concessionário do serviço de guarda apresenta a conta referente ao período em que ele ficou no depósito. Leitor, saiba que essa cobrança é indevida! Você não deve pagar nada por isso, pois está amparado por Lei Federal.
Veja o que diz o art. 6º da
Lei nº 6.575/78, que "
Dispõe sobre o depósito e venda de veículos removidos, apreendidos e retidos, em todo o território nacional":
"Art 6º - O disposto nesta Lei não se aplica aos veículos recolhidos a depósito por ordem judicial ou aos que estejam à disposição de autoridade policial."
A lei trata do procedimento de recolhimento de veículos aos pátios, cobrança de taxas e despesas referentes aos serviços prestados.
Entendo que, com base nesse mesmo preceito legal, não cabe sequer a cobrança do serviço de transporte (guinchamento) até o pátio.
Em recentíssima decisão em nossa Comarca (13/08/13), em que se pleiteava a liberação de veículo apreendido em razão de prisão em flagrante por tráfico de drogas, a magistrada a embasou na Lei 6.575/78 e determinou a entrega do automóvel sem as custas de mais de R$ 2.000,00 exigidas pelo administrador do serviço de depósito.
Citou precedente:
"Mandado de Segurança - Liberação de veículo para fins de investigação criminal - Isenção do pagamento de taxas e despesas - Inteligência do artigo 6º da Lei nº 6.575/78 - Segurança conedida. (TJSP - Mandado de Segurança nº 0308574-56.2011.8.26.000, Rel. José Orestes de Souza Nery, data: 13/05/202)."
Dias depois a essa decisão judicial, o administrador negou a entrega a outro proprietário que estava com o veiculo apreendido, recuperado após furto. Evidentemente que o proprietário terá que buscar socorro no Judiciário, mesmo diante de patente desobediência à legislação.
Isso demonstra que o cidadão está refém das arbitrariedades da administração pública, que não respeita a lei e os direitos da sociedade.
Mas há outra situação em que o proprietário não deve pagar nada para reaver seu veículo. E acontece demais! E aí você precisa ler o artigo mencionado nas primeiras linhas deste
post, para poder ter uma noção de quando será possível se negar ao pagamento das
despesas de guinchamento e estadas no pátio. Aproveite e leia as perguntas feitas pelos leitores, pois numa delas poderá estar a sua dúvida.
Mas qual é essa outra situação em que você não deve pagar nada? Simples. Se o seu veículo, de forma arbitrária, ilegalmente, foi levado para o pátio, você poderá se opor ao pagamento de qualquer despesa, desde que comprove a ilegalidade da remoção/apreensão.
Evidentemente que essa comprovação ocorrerá após a apresentação de defesa prévia à JARI-Junta Administrativa de Recursos e Infrações, e você já deverá ter pago as despesas concernentes à remoção/apreensão. Portanto, volte àquele ponto acima, onde oriento a exigir a nota fiscal de serviços para poder ser ressarcido futuramente, se for direito seu.
Faça valer seu direito diante dessas sistuações! Lute por ele! Só assim poderemos reduzir as arbitrariedades a que são submetidos milhões de condutores por este País afora!
Recomendo a leitura:
Seu carro foi "apreendido" de forma legal?
Como saber se um veículo é furtado ou roubado?
As multas de trânsito e a incompetência e a corrupção policial nas ruas
Nota do Editor: não responderei a questionamento/dúvida por email, mas somente através de comentários neste blog. Assim, outros internautas poderão consultar os comentários e encontrar a solução para seus problemas. Poste seu questionamento/dúvida e responderei o mais rápido possível. Para saber quando minha resposta foi publicada, clique em "inscrever-se por email", logo abaixo da caixa de comentários. Desse modo, você receberá por email a notificação da resposta.
(
Colaboração: advogada Erica Batista Pitigliani)
Isso deverá estar definido na legislação à qual está vinculada o funcionamento do pátio. Att. Sérgio
ResponderExcluirSim, podem, para os veículos recolhidos em vias municipais.
ResponderExcluirClaro, Coutinho! O pátio é responsável pela guarda e conservação de seu veículo. Att. Sérgio
ResponderExcluirSusanny, para obter uma resposta detalhada, clique aqui. Att. Sérgio
ResponderExcluirMariana, a infração ao art. 244, I, do CTB enseja a medida administrativa do recolhimento do documento de habilitação e não a apreensão do veículo. Caso houvesse alguma pessoa no local, com capacete, e o condutor a indicasse para levar seu veículo, o agente de trânsito seria obrigado a entregar o veículo a ela. Entretanto, não havendo alguma pessoa, o agente não poderá deixar o veículo com quem não está com o equipamento obrigatório para dirigi-lo.
ResponderExcluirQuanto a valor, você deve pesquisar a legislação específica que regulamenta esse pátio, para saber se estão cobrando o valor correto. Att. Sérgio.
Fernando, não há nenhuma despesa a ser paga, de acordo com a lei mencionada neste artigo.
ResponderExcluirDesculpe-me por não ter publicado seu comentário. Passou batido. Att. Sérgio
boa noite,tenho uma courier apreendida a4 anos(processo com renajud)estou baixando esta semana,o patio e guincho seria correspondente a 30 dias,o patio é particular,e estao cobrando 2.000,00 e outro veiculo foi apreendidoa a 90 dias(processo renajud)tambem estou baixando esta semana,mas o patio esta cobrando 2.000,00 tambem,como proceder,aguardo sua ajuda
ResponderExcluirRogério, a lei que ampara os proprietários a pagar no máximo 30 dias é o Código de Trânsito Brasileiro, que não dispõe sobre veículos apreendidos através de penhora por dívidas. Oriento a procurar seu advogado. Att. Sérgio.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirTive meu veiculo aprendido por falta de pagamento do licenciamento, o carro foi levado ao patio, documentos foram pagos no dia seguinte. Mas a administradora do patio não liberou o veiculo por haver uma restriçao judicial. Esta restriçao foi removida e agora estão cobrando hoje para a retirada 3 meses de patio. Como proceder? Esta cobrança alem do unico dia em que o veiculo estava com os documentos vencidos esta correta, eles podem segurar o veiculo por ordem judicial e depois cobrar por isto? grato
Eddie, a lei que ampara os proprietários a pagar no máximo 30 dias é o Código de Trânsito Brasileiro, que não dispõe sobre veículos apreendidos por restrição judicial decorrente de processo cível. Se os três meses foram decorrentes dessa restrição judicial, você deve procurar seu advogado para saber quanto pode ser cobrado; verificar a lei que estabelece o valor da diária. Att. Sérgio
ExcluirGOSTEI DA MATÉRIA, TENHO UM COLEGA, QUE PARA ELE CONTRIBUI EM MUITO, OBRIGADO!
ResponderExcluirMinha moto foi apreendida pelos pm por falta do documento e ele tava em atraso e ela ta no nome do meu cunhado ...e ainda perdi a guia de apreensão nesse meio tempo demos entrada no cartório para passar ela pro meu nome ...eu concigo tirar ela do patio sem que prescise o meu cunhado ir junto ...ja paguei tdo e to com o documento em maos mais ainda nao tranferi .
ResponderExcluirLeandro, se a transferência já foi realizada em cartório, você já é o proprietário do veículo e pode recebê-lo do pátio. Não sei se vão exigir a guia para efetuar a devolução. Não há em legislação nacional procedimento para isso. Cada cidade pode fazer de um jeito. Att. Sérgio
ExcluirBoa tarde , meu esposo vendeu uma moto e não transferiu. O rapaz foi pego dirigindo sem cnh e a moto foi levada para pátio do Detran isso ja se passou 4 anos , quando foi ontem começou chegar cartas do cartório de imposto sem pagar e fui olhar a situação da moto e hoje ela no patio eu só retiro se eu pagar 3.250,00 , existe algum recurso para abaixar esse valor? Desde já agradeço!
ResponderExcluirDaniele, a resposta está neste artigo que publiquei. Mas bem provável que mesmo você informando no pátio o seu direito, não será cumprida a lei. Você terá que certamente denunciar no Ministério Público ou ajuizar ação, mas para isso exija do proprietário o documento que aponta o valor total do débito. Att. Sérgio
ExcluirBoa noite, adquiri um veiculo de leilão no Distrito Federal no entanto o CRV ( DUT ) não foi fornecido pelo TJDFT, que promoveu o leilão. Ciente que não portava o CRLV do veiculo estava fazendo uso do mesmo, até ser abordado por agentes de transito e ter o veiculo apreendido pelo DETRAN - DF.
ResponderExcluirAo buscar informações para obter o CRV para efetivar a transferencia do veiculo fui orientado a procurar o departamento RENAVAN no DETRAN DF a fim de obter o documento.
O DETRAN - DF levou 5 MESES para disponibilizar o documento e agora querem me cobrar 5 meses de estadia do veiculo no patio. Não concordo em pagar diarias do veiculo uma vez que a obtenção do documento estava a cargo do proprio DETRAN - DF, não sendo possivel a mim, nenhum esforço que pudesse de alguma forma diminuir o prazo para obtenção do documento.
Como proceder?
Ramon, você assumiu o risco de conduzir um veículo sem portar a documentação obrigatória.
ExcluirQuanto à exigência de cinco meses de diárias, a resposta está aqui neste artigo. O máximo são 30 dias. Você leu o artigo todo? Att. Sérgio.
Bom dia,
ResponderExcluirMeu carro foi apreendido por atraso no pagamento do IPVA, mas a empresa de guincho está me cobrando a diária da seguinte forma: se meu carro entrou domingo e retirei ele domingo cobram uma diária, se entrar domingo e sair segunda cobram duas diárias.
Gostaria de saber se essa cobrança procede...
Você deve estar comparando as diárias do pátio com diárias de hotel. São estabelecimentos diferentes regidos por leis diferentes. Procure saber sobre a lei que regulamenta o pátio onde estava seu veículo. Nela estará informado como deverá ser cobrado e quanto. Att. Sérgio
ExcluirOI BOA TARDE, VISITANDO SEU BLOG, GOSTARIA DE TIRAR UMAS DÚVIDA SOBRE MINHA MÃE QUE TINHA UM MOTOCICLETA OU CICLOMOTOR NAO SEI MUITO BEM COMO DISTINGUEM, MAS HÁ 15 ANOS ATRÁS COMPROU UMA DESSAS JINCHENG E FOI FURTADA DA RUA, HOJE EM EXATAMENTE 2015 SOUBE QUE ESTAVA SENDO PROTESTADA EM CARTÓRIO PELA SEFAZ , SENDO QUE NUNCA NOTIFICARAM MINHA MÃE INFORMANDO QUE TAL MOTO ESTAVA NO PATIO DO DETRAN - E AGORA ESTAO COBRANDO 54 MIL REAIS SENDO QUE FOI APRENDIDA EM 2000 E NAO CONSTA O NOME DO INFRATOR E NEM QUEM QUEM AFERIO A APREENSÃO. A GORA MINHA MAE QUE DAR BAIXA DEFINITIVA NO SISTEMA DO DETRAN MAS PELO QUE ESTOU VENDO NAO VAO ENCONTRAR TAL MOTO MINHA MAE HOJE TEM 70 ANOS DE IDADE COMO PROCEDER, AGRADEÇO DESDE JA.
ResponderExcluirFavor entrar em contato comigo pelo "Contato", situado no cabeçalho deste blog. Att, Sérgio
Excluirolá,
ResponderExcluirFui parado em uma abordagem policial por "parecer suspeito" ,ele encontraram uma pequena porção e maconha com meu garupa,logo após me colocou algemas e chamou o reboque para a moto,eu estava habilitado e com a documentação da moto em dia sem nenhuma infração,
tenho mesmo q pagar diárias e reboque??
Com base no que você está informando, trata-se de abuso de autoridade a remoção de sua motocicleta. Não poderia ser removida. Mas se foi removida em razão de crime, a resposta está neste artigo que publiquei. Att. Sérgio
ExcluirParabéns
ResponderExcluirObrigado, Everson! Quando precisar, estarei aqui! Att. Sérgio.
ExcluirBom dia ....Predenram a moto HONDA BIZ da minha irmã ante ontem ...o valor está dando mais de 1.500 R$....sendo que tem duas multas ....gostaria de saber se o reboque temos que pagar o valor e de 145.00..... o pátio e da Prefeitura não é um pátio particular e o valor cobrado e de 21,00 ....esses valores estão corretos e não existe nem uma forma pra parcelar essas dívidas !???
ResponderExcluirPrimeiramente, desculpe-me pela demora em responder. Tive problemas de bug nos comentários de meu blog. Se ainda interessa a resposta, favor informar o motivo da apreensão. Att. Sérgio
ExcluirQuero deixar meu agradecimento aqui ao pena digital, consegui a restituição do meu veículo depois de 7 meses no pátio, e realmente a lei é clara, não podem cobrar mais que 30 dias, depois que saiu a liminar, e o alvará de liberação imediata o agente do pátio não tinha mais o que fazer, como se trata de uma ordem judicial ele corria o risco de sair de lá preso caso não cumprisse com a ordem assinada pelo juiz da minha cidade, cheguei no ultimo minuto do segundo tempo, meu carro já estava pra ser leiloado, e foi liberado na frente de todos os compradores, quem deu lance nele se ferrou kkkkkk, obrigado pena digital!!!
ResponderExcluirFico feliz em poder ter ajudado você! É isso aí! Tem de pôr essa gente no seu devido lugar. Ou eles cumprem a lei ou paguem caro pelo descumprimento dela. Att. Sérgio
ExcluirBom dia, gostaria de saber o que fazer no seguinte caso: meu irmão vinha conduzindo um veiculo com chonon, foi abordado pela PRF para a notificação, na consulta de pessoa física constou um mandato de prisão dele, ele foi atuado e recolhido para a prisão e seu veículo ficou detido na PRF, resolvido o problema da prisão voltando para fazer a retirada do veículo os agentes tinham perdido a cnh dele e o veículo consta 5.043,50 de diárias referente a 131 dias isso calculado no ultimo dia 07/08/2015, isso é correto, qual procedimento devo fazer para a retirada do veículo, agora já licenciado e com as notificaçoes pagas.
ResponderExcluirBenildo, o máximo de diárias são 30. Nenhum dia a mais. Caso, não queiram receber o valor de apenas 30 dias para liberar o veículo, você tem três decisões a tomar: 1) mandado de segurança para liberar o veículo; 2) pagar o valor e depois ajuizar ação para receber de volta e em dobro o que foi exigido a mais; 3) não agir como informado nas anteriores, pagar tudo e lamentar pelo prejuízo. Att. Sérgio
ExcluirBoa tarde minha moto foi apreendida em uma blitz da policia federal... ela está presa a 70 dias... mas vou tirar essa semana... eles estão cobrando 23 reais de diária em um patio descoberto... esse valor não é abusivo já que minha moto está pegando sol e chuva?... ela está no pátio da federal... os 30 dias vale também para este caso?... Grato!
ResponderExcluirDanilo, deverá ser cobrado apenas por 30 dias, em qualquer caso de apreensão por infração de trânsito. Em caso de apreensão por crime, não se poderá cobrar nenhum dia, conforme explico neste artigo. Caso cobrem mais que 30 dias, leia o que respondi anteriormente a Benildo Souza. Att. Sérgio
ExcluirOlá, gostaria de saber a respeito das diárias do pátio do DETRAN.
ResponderExcluirMeu namorado teve o carro aprrendido hoje, por atraso no IPV 2015. Hoje mesmo, conseguiu dinheiro, pagou todos os documentos de 2015 e inclusive o de 2016. Ao chegar para retirar o veículo, foi informado que o BO de apreensão nem estava pronto, portanto, o veículo n poderia ser retirado. Nisso, gostaria de saber se ele tem a obrigação de pagar a diária do pátio do dia de amanhã, mesmo tendo providenciado os documentos e tendo ido dentro do prazo tentar a retirada do veículo. Caso a resposta seja negativa, e ele não tenha que pagar a diária seguinte, como deverá proceder?
Grata.
Se ainda interessa minha resposta, você não deve pagar pelo atraso do órgão de trânsito. Por favor, me informe o que aconteceu no seu caso, quando do pagamento. Att. Sérgio
ExcluirOlá Meu nome é marcelo! em maio de 2015 meu carro estava estacionado na contramão, quando um cidadão alcolizado bateu em meu carro. Este homem, apesar de não conseguir ficar em pé , pois estava visivelmente alcolizado, foi liberado após supostamente ter feito o bafometro, o que não foi feito na hora. Pois bem, por ele ter se ferido levemente, os dois veiculos foram para pericia e após 40 dias, fui retirar o meu carro e segundo a funcionaria do depósito eu perdi o direito gratuito ao depósito, pois me foi aplicado uma multa naquele dia por estar na contramão. Resumindo, tive que arcar com todas as despesas do deposito. Gostaria de saber sua opinião, pois conversando com alguns amigos meus , me disseram que talvez houve algum erro, pois o fato de ter levado a multa, não teria à ver com o processo de pericia, o que não justificaria a perda do direito gratuito ao depósito.
ResponderExcluirCom certeza, Marcelo. A justificativa dela não tem fundamento. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Até porque, se seu veículo tivesse sido autuado por estar estacionado na contramão, não haveria remoção para o pátio. Se você já pagou, poderá requerer a devolução administrativamente. Caso não devolvam, ameace denunciar ao Ministério Público. Se ainda não surtir efeito, ajuíze ação pedindo a devolução em dobro. Faça no Juizado Especial, munido do comprovante de pagamento e toda a documentação referente ao caso. Att. Sérgio
ExcluirGostaria de saber
ResponderExcluirMinha moto está presa tem 4 meses por falta de doc dai ja paguei os doc e vou tirar ela do pátio mais o pátio e terceirizado nesse caso eles podem me cobrar os 4 meses de diária ?
Não. Seja qual foi o pátio, a lei vincula a todos. Att. Sérgio
Excluirboa tarde, estava em posse de uma moto, da qual comprei porém nao paguei o ipva de 2015, não a transferi para meu nome nem possuo habilitação para conduzir motos, ontem fui abordado em uma barreira na qual apreenderam o veiculo, gostaria de saber como procedo, se após 30 dias posso retirar ela mesmo com ipva em atraso?
ResponderExcluirJá passaram quase 30 dias desde seu comentário e não sei o que você fez, mas a resposta seria não, não poderá retirar em pagar. Att. Sérgio
ExcluirBoa tarde tive um veiculo apriendido em um processo judicial fui abisolvido e o juiz mandou mi devolver o carro o comandante quer cobra onze mil e quatrocentos real de estadia seno q o carro vale sete quero uma opiniao pois o carro fico preso um ano e sete meses nao foi por minha culpa eles q demorarao p decidir m entrega o carro como faço
ResponderExcluirEm hipótese alguma você deve pagar. Solicite ao juiz que determine a devolução do veículo sem qualquer ônus. Esse comandante arbitrário vai ter de cumprir sem chiar! E depois de receber seu veículo, ajuíze ação requerendo indenização pelo tempo que seu veículo ficou apreendido indevidamente. Att. Sérgio
ExcluirParabéns
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirOlá, sofri um acidente de moto, na ocasião ela foi recolhida para o pátio de uma concessionária, agora depois de quase nove meses que voltei a ter condições físicas de ir retirar de lá, só que querem me cobrar diária de todo o período, seria correto? Sendo que foi por acidente e fiquei maior parte desse tempo internado no hospital?
ResponderExcluirRobson, você não deve pagar nada. Apresente a lei indicada neste post. Faça valer seu direito! Se não quiserem acatar, peça a seu advogado para fazer um pedido nos autos do processo que apura o acidente de trânsito para que o juiz determine a entrega do veículo, sem ônus a você. Estou à disposição para outras dúvidas. Att. Sérgio
ExcluirÓtima reportagem, fui retira minha moto do patio, mais eles alegam q tenho q paga os 65 dias do patio q da em torno de 1030,00 reais, isso esta correto
ResponderExcluirSe a "reportagem" é "ótima", o conteúdo tem de estar correto. E está! Logo, vale para todos os pátios, públicos ou concedidos. Att. Sérgio
Excluirola meu filho tem uma saveiro e foi pego com som ligado e apreenderan o carro temos que esperar a pericia do som ,tem praso pra que eles faserem essa pericia pois ja faz mais de trinta dias e nada ainda des de ja OBRIGADO
ResponderExcluirValteir, lembre-se disso: todo serviço prestado pelos governos ou são ruins ou são caros. E o serviço de segurança pública é um dos piores no Brasil! Ficam com seu veículo durante semanas, meses, sem dar qualquer satisfação. Isso se deve à falta de peritos para atender a demanda ou à falta de consideração com o contribuinte, ou ambas as coisas. Não, não há prazo para eles realizarem a perícia.
ExcluirQuando reaver o veículo, oriente seu filho a não usar o som alto, pois ninguém obrigado a ouvir a música que ele gosta. Se é que o que ele ouve pode se chamar de música. Att. Sérgio
Bom dia! Posso acessar o veículo no detran-mg para retirar pertences de uso pessoal, documentos, etc? E queria saber se tiver roubo de pertence no carro enquanto estiver lá eu posso recorrer a justiça e recupera os meus bens ?
ResponderExcluirSuzana, com certeza que você pode receber seus pertences, e se por acaso houver furto de algum deles, poderá requerer indenização. Att. Sérgio.
ExcluirBoa Tarde,
ResponderExcluirSou de uma locadora de carros, o veículo estava com meu cliente se envolveu em um zcidente de transito com vítima, ele me ligou e pediu para que eu chamasse o guincho para remover o veículo, pois bem o guincho nosso foi e quando chegou o carro ja estava sendo removido pelo guincho do patio da cidade, pois o policial falou que o carro precisa de perícia, mas como eu pago o seguro não posso usar o meu guincho e leva para fazer a perícia aonde tem que levar? eles podem guinchar o carro mesmo ele estando ok,agora vou ter que pagar guincho e as diarias de patio? qual o meu direito nesta situação, como devo agir e o que preciso exigir?
obrigada, renata
Renata, procure a legislação que regulamenta os serviços prestados por essa empresa à polícia. Se por acaso estabelecer que há exclusividade na execução do serviço, não poderá outra empresa executá-lo, mas duvido que isso esteja previsto na legislação. Entendo que o guincho de sua empresa poderia efetuar o serviço, com acompanhamento da polícia. Att. Sérgio
Excluirtenho uma duvida veja se pode me ajudar meu carro foi apreendido em jul de 2013 e somente esses dias vi na net que ele estava no patio (foi furtado), nesse caso o estado pode leiloar o veiculo?
ResponderExcluirEle esta sem debitos nem IPVA pois não paga mais por ter mais de 20 anos.
Estou tentando contato e amanhã vou la pra ver o que acontece porém sabe como é o atendimento nesses locais.
E como não me avisaram nem nada terei que remover o mesmo de la se é que ainda está la pois no diario oficial constava que se não retirasse num prazo de 30 dias poderia ser leiloado.
Toshi, se o endereço cadastrado no sistema de veículos sempre foi seu endereço, ou se havia um endereço válido que constava no boletim de ocorrência de registro de furto, entendo que a polícia tinha a obrigação de informá-lo sobre a recuperação do veículo, independentemente de onde tenha sido recuperado. Entendo que cabe ação de indenização por danos materiais, pelo fato de você não ter sido avisado, enquanto seu veículo se deteriorava no pátio. Mas você tem de ver se vale a pena o custo da ação judicial, diante do valor do seu veículo.
ExcluirSe havia um endereço válido e o Estado não o informou sobre a recuperação, entendo que seu veículo não poderia ser levado a leilão. Att. Sérgio
Olá!
ResponderExcluirMe auxilie nessa duvida porque estou perdida..
Tive meu carro roubado a mão armada, quando fui até o patio do detran para ver o carro não me deixaram e ainda me fizeram assinar uma guia de que a partir do momento que tomei ciência que o carro estava lá eles tinham o direito de cobrar as diárias de 30,oo por dia..
Isso é legal ou posso recorrer para não pagar essas diarias?
Bom dia, minha moto foi apreendida e guinchada pela polícia rodoviária por estar com doc atrasado, o problema é que levaram para uma cidade a mais de 100 km de minha cidade, sendo que eu fui encaminhado até a base da polícia rodoviária onde tem pátio, mas acho q estava lotado. Minha dúvida e indignação é: tenho que arcar com o custeio do guincho com toda essa distância? É se tenho o valor é somado entre ida e volta?
ResponderExcluirObrigado.
Att: Paulo
uma roda estorou e sai da estrada capotando em um terreno ao lado da estrada eu fui para o hospital em ambulancia a policia retirou o veiculo do local eu tenho que pagar diarias de patio ?
ResponderExcluirOlá, minha moto foi apreendida por irregularidade no IPVA de 2015 e 2016 bom, até aí tudo bem. Paguei tudo conforme comanda a lei, mas o depósito é um preço diferente dos depósitos do Detran, pois se encontra no depósito de Seropédica RJ, o reboque também é bem maior do que é cobrado pelo Detran, querida saber se isso é correto? Outro fato é que pela fila imensa não deu tempo de pegar a liberação na Defensoria Pública quando voltei o depósito já estava fechado hoje sexta e eles não abrem sábado e nem domingo ou seja terei que pagar essas três diárias isso é correto? Cobrar diária de sábado e domingo sendo que eles não trabalham?
ResponderExcluirOlá.Pena Digital Tenho uma Dúvidas.. Me ajuda por Favor
ResponderExcluir31/09/2015 comprei um Ciclo-motor 49cc para eu apenas ir para Oh Trabalho como Não precisava de CNH... Comprei Oh Ciclo...
Mais INFELISMENTE Eu eh minha Esposa SOFREMOS um Acidente por conta de um IRRESPONSÁVEL de Carro Fomos Atropelados Oh MESMO tinha Bebido Bebida Alcoólica... Em fim Os Rodoviários Prendeu o meu Ciclo-Motor por Não ter Placa. Tentei Alegar que era apenas um Ciclo-motor mesmo tendo ah Nota Fical Original de Compra, comprei Nova Nah Concessionária da Traxx Paguei 4,500,00 Em Fim Aleguei que Não Passava dos 50 Km/H Ele me Disse Fernando Regularize Oh Ciclo-Motor Que Ah Moto sai do Pátio Conclusão Oh Fato Ocorreu Noh Dia 01/04/2016 Paguei todas As Taxas da Moto Noh Poupa-tempo como Seguro Obrigado DPVAT IPVA Valor Total 926,46. Paguei tudo No Dia 04/04/2016
Agora falta Pagar Oh Pátio Que Até Oh dia 05/04/2016 Ah Dívida já chegava 461,89 Sim Eu Gostaria de Pagar oh Pátio mais não conseguigo pagar porque Oh Documento da Moto só sairá 3 dias úteis Eh para que eu possa. pagar oh Patio Preciso Esperar Oh Doc Chegar. Em fim Cada dia que se passa Ocorre. 52,75 de Diária No Pátio Gostaria muito de regatar Ah Moto mais Não Consigo Porque tenho que espera Oh Doc Chega..
Ai eu te Pergunto isso Éh JUSTO com Oh Ser-Humano...
Desde já Agradeço pelo Contato Grato Fernando Souza
Olá!
ResponderExcluirMinha moto foi recolhida por falta de documentação na sexta feira dia 08.04.2016,. Na segunda feira de 11.04.2016 fui até o local (deposito detro rj) para retirar o veículo, isso depois de ter pago ipva, multas, e dpvat atrasados no banco santander (boca do caixa).
Chegando no local, fui informado que teria de pagar um Duda de Transferência de Propriedade, pois tinha apenas o recibo da moto já reconhecido firma em meu nome, e como estava com mais de 30 dias com a firma reconhecida, não poderia retirar sem esse duda pago.
Em seguida eu deveria apresentar um documento emitido no site do detranrj, chamado (nada consta), até ai tudo bem, o problema é que ainda não constava baixa no sistema, das multas, ipva e seguros obrigatórios atrasados que já tinha sido pagos e os comprovantes dos mesmo apresentados no local- (deposito detro). Sem tal baixa no sistema eles não poderiam liberar a moto, foi então que depois de argumentar muito sobre os comprovantes pagos, desisti e fui embora.
No dia seguinte fui até o local e refiz a pesquisa no site do detran. Os ipvas e multas já não constavam como dividas, mas o DPVAT sim. A atendente então me disse que não tinha problema. Sem entender, argumentei novamente o porquê de hoje terça feira dia 12.04.2016 eu poder levar a moto e ontem dia 11.04.2016 não, afinal o (nada consta) informava pendencias,(dpvat).
Ela me respondeu que o comprovante do dpvat pago bastava. Eu acabei então pagando 5 diarias ao invés de 1(uma), pois se tivesse retirado a moto no dia anterior (11.04.2016) só constaria 1 diária já que fds o depósito detro na funciona. O pior é que a moto foi apreendida novamente pelos mesmo policiais, motivo? falta de documentação. Havia acabado de sair do deposito detro, como haveira tempo habil para regularizar e vistoriar a moto?
Agradeço a atenção e aguardo um retorno (ajuda)
Meu carro foi apreendido por estar com o documento atrasado.. sou obrigada a pagar o guincho que foi usado para transportar meu veiculo apreendido até o pátio?
ResponderExcluirBoantarde. Estou c minha habilitacao cassada. E por estar sem habilitacao, numa blitz minha moto foi levada. Ainda tenho q pagar guincho, patio e diaria?? Tem algum jeoto deu sair dessa enrascada ?
ResponderExcluirMeu carro foi roubado em uma rua onde ele ficaVa parado raramente era utilizado, inclusive estava reformando para regulariza-lo para utiliza-lo para trabalhar. Foz o BO, me ligaram mais ou menos 30 dias depois do patil legal informando que a policia havia recuperado o carro e que eu poderia retira- lo do pátio no prazo de três dias sem custo a partir do dia da minha ligação para agendar a retirada desde que levasse a documentação necessária. Não me disseram em que circunstancia recuperaram o carro e nem como se encontrava em estado físico. Mesmo assim fui ate o pátio sem agendar chegando la não me atenderam porque não estava agendado mas consegui entrar no pátio e avistei logo o carro que estava batido e todo danificado por dentro e a tampa da mapa pintado de outra cor, não sei como estava o motor pois não consegui abrir o capo que estava muito amassado, conclusão não vale a pena recupera-lo pois além disso teria que pagar suas dividas de ipva e diárias do pátio fora o fato de não ter condições financeiras para arcar com todo o prejuízo. Obs: Fiat uno 95 Esse carro foi comprado no leasing através da bozano simonsen que hoje não existe mais e ate hoje não não recebi o doc.de compra e venda so tenho o doc. Do carro de 2002 que foi a última vez que foi feito vistoria. Me ajude estou desorientado, oque fazer?
ResponderExcluirBoa Noite !!
ResponderExcluirMeu carro foi para o patio, já faz uns 300 dias que ele esta no pátio já esta com o documento feito tenho que pagar todos esses dias ou só 30 dias
Boa tarde. Tive meu veículo apreendido na véspera do feriado em uma blitz por documentação atrasada. Era quarta feira, e quando fui na sexta feira para retirá-lo, vi um comunicado no portão do depósito, dizendo que o mesmo não estava funcionando naquele dia, pois era ponto facultativo. Eu só poderia retirar o veículo na segunda feira seguinte. Gostaria de saber se a cobrança desses dias é legal, ou seja, os dias que não tiveram expediente? Obrigado.
ResponderExcluirbom dia! tive minha moto apreendida por nao possuir cnh, no ato do recolhimento foi chamado o guincho para remover meu veiculo ate o patio da pm. e minha obrigacao pagar o aluguel do guincho? obrigado!
ResponderExcluirBom dia, gostaria de saber de quem é a responsabilidade do patio de apreensão, digo isso pelo fato que meu município não tem patio credenciado pelo detran, a policia militar apreende os veículos, colocam em um lote cercado com um vigia do município, a delegacia da a liberação o município cobra as diária e o veiculo é liberado, ai pergunto de quem é a responsabilidade deste patio, da policia civil ou da prefeitura, você poderia me esclarecer?
ResponderExcluirBom dia, Ótima materia.
ResponderExcluirMeu carro foi apreendido de forma irregular, por estar com licenciamento atrasado, porem, o mesmo não anda por problemas mecanicos, como que faço para retirá-lo sem despesas?
olá ... meu pai teve o carro apreendido por falta de licenciamento e porque não tinha passado no nome dele ... e então recebeu uma multa de quase 200 reais e mais a a taxa de patio e guinchamento de 2 mil e poko, por quase 70 dias no patio, está certo isso? o que posso fazer para ajudar meu pai
ResponderExcluirMeu carro foi apreendido pois estava com um menor dirigindo e se envolveu em acidente com uma viatura, estou aguardando a liberação do Juiz pois foi aberto um termo circunstâncial, neste caso eu preciso pagar os 30 dias das diárias?
ResponderExcluirMeu nome é Rodrigo líbano Vieira meu carro foi preso no ano passado no mês de maio dia 13 ai ele tava em dias 2014 pq não tinha vencido o 2015 aí os policial me deu uma multa de briagueis pq fui pego com uma ponta de droga na mão de um amigo meu que tava comigo no carro mais nada é não fez bafometro nem ixame de sangue eles corto o lacre da placa do carro e seu uma multa de falsificação de lacre aí fui paga os 30 dias eles não aceito o delegado da região aqui escreveu na mão e assino pra mim paga os 30 dias só que guando cheguei lá eles queria cobra tudo aí entrei na justiça e guanhei a calda dos 30 dias so que eu gastei um pouco do dinheiro vou conseguir o resto dia 18 de julho eu vou poder pagar os 30 dias ainda eu tenho os papéis tudo aqui da audiência tenho os papéis do juiz pra tira o impedimento que tinha que não podia ir pro leilão queria saber se eu demora até dia 18 de julho eles pode querer não deixa eu paga os 30 dias
ResponderExcluirOlá Sérgio,
ResponderExcluirO Carro do meu sogro foi apreendido na quinta feira passada por motivos de multa e ipva atrasado. Acontece que pagamos todas elas nesse mesmo dia, com exceção de 3 multas que não tinha disponibilidade para serem pagas no Bradesco. Só conseguimos pagá-las através de um DARM da SMTR no dia seguinte (sexta). Eles deram um prazo de 3 dias úteis para que o apontamento saísse do DETRAN-RJ.
Veja bem, 3 dia úteis, ele só poderá retirar o carro na quarta feira (amanhã). Ele tentou na sexta mostra o comprovante de pagamento, e de nada adiantou.
Então ele terá que pagar mais 5 diárias desnecessárias.
Isso está correto?
ola eu veiudo foi apreendido por furto, e logo depois localizado, contudo o documento estava atrasado, ai começou minha dor de cabeça, pois nos foi falado que tínhamos que pagar os impostos, ate ai tudo bem, dias depois paguei os impostos e fui retirar meu veiculo, mas o patio se reusa a devolver meu veiculo, mas ele foi apreendido por furto e não por documentos atrasados o que fazer.
ResponderExcluirBoa Tarde. Gostaria de esclarecer a dúvida de um amigo. Ele possuí um carro que estava com a documentação atrasada, mas legalizou o carro e continuou seu uso. Infelizmente ele foi abordado em uma blitz da Policia Militar do Paraná em via Municipal e ao apresentar o recibo do pagamento (já que o pagamento foi efetuado mais não teve tempo de chegar o documento), o Policial o autuou e Apreendeu seu carro pela falta do CVLR atual. Descontando ainda 3 Pontos na carteira de Habilitação do Condutor. Isto foi abusivo?
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirMeu veículo foi apreendido por falta de licenciamento, mas paguei toda a documentação no mesmo dia mas o crv não foi liberado pq a delegada não assinou, nesse caso tenho que pagar mais diárias masmo a cpa não sendo minha do atraso e sim pq a dagada não assinou? E a informação é que ela não assina docu.entos pela manhã, vtei n o horário marcado e não tava pronto só pro outro dia e sem previsão de horário.
Boa Tarde! Gostaria de saber se tenho direito de conduzir meu próprio veiculo ao patio. Fui parado em uma blitz, a moto estava toda regular e sou habilitado, porém o guarda alegou que o lacre da moto estava rompido (creio que seja pelo tempo) e consequentemente apreendeu a mesma. Gostaria de saber se nesse caso eu teria direito de conduzir o veiculo ao patio, me isentando da taxa de reboque, tendo em vista que o mesmo não ofereça nenhum risco aos demais condutores da via.
ResponderExcluirDesde já, muito obrigado e continue com seu belo trabalho!
BOA NOITE ROGÉRIO, depois que um veículo é retido e encaminhado ao pátio, este veículo está sob custódia do estado e por este motivo é que os condutores não podem dirigir ou pilotar os seus veículos até o pátio de apreensão, devendo desta forma os veículos serem encaminhados ao pátio por guincho legalmente credenciado.
ResponderExcluirestive preso por três meses,meu carro foi apreendido por ordem judiciaria devido a foto a uma carona a uma pessoa queria saber se vou ter que pagar as diárias do pátio meu no PAULO MOURA
ResponderExcluirOlá, boa noite!
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho feito à frente do blog e das respostas sempre esclarecedoras.
Meu caso é o seguinte:
Tive minha motocicleta furtada e estava no baú dela o documento de rodagem.
Ocorre que o ladrão raspou o chassi dela e ainda sumiu com o documento.
Gostaria de saber se consigo isenção das taxas de remarcação de chassi e reemissão de documento de rodagem, pois procuro sempre andar legalizado.
Obrigado e mais uma vez meus parabéns.
Meu carro foi apreendido e depois de um ano, leiloado, por estar com documentação atrasada. Não pude resgatar o mesmo porque depois de 04 meses, o prazo em que consegui viabilizar dinheiro para pagamento, queriam quase 5000 reais só de garagem. Agora que foi leiloado devo alguma coisa para o pátio ou o detran?
ResponderExcluirOlá! Meu carro foi roubado da garagem mas foi abandonado logo na esquina, os policiais guincharam apesar de estarem à poucos metros de casa. Querem me cobrar o pátio e o guincho. Isso está certo?
ResponderExcluirolá, o fato do para-brisa está um pouco trincado coloca o veículo sujeito ao reboque? levaram meu carro sob esse motivo.
ResponderExcluirolá boa tarde!!
ResponderExcluirmeu carro foi aprendido por documentos atrasado.
paguei um IPVA e o outro eu parcelei, vc sabe me dizer se eu consigo retira-lo com o IPVA parcelado?
agora vou pagar a multa e ve quantos vai dar o patio.
depois eu posso entrar com recurso para reaver o dinheiro?
obrigado.
Bom dia!
ResponderExcluirMeu esposo teve a moto apreendida por está com o Doc vencido.So que o policial ainda alegou que o lacre estaria violado sendo que estava td ok,o polícia que puxou o lacre da placa.E levou a moto.
O que eu quero saber é qual medida tomar diante dessa situação? E também,com quem devo negociar o valor da estadia? Aguardando resposta.
Att.caren
Estou com meu carro aprendido e só vou poder tirar o mês que vem pois tenho que ajudar dinheiro pois paguei 4053 reais em documentos.
ResponderExcluirEu tevo paga as diárias ou tenho que entrar.com o recurso?
Obrigado.
Olá!Gostaria de pedir uma orientação,se for possível,por favor.
ResponderExcluirO ocorrido foi o seguinte:O meu carro estava com o licenciamento vencido mas precisei levá-lo á oficina para reparos,no retorno para casa ele enguiçou e desligou mas ainda consegui estacioná-lo corretamente ao meio-fio.Enquanto pedia ajuda ao mecânico pelo celular e sentado dentro do veículo,fui abordado pela Brigada Militar e o meu carro foi apreendido e levado ao depósito.Gostaria de saber se essa apreensão,nessas condições,foi legal e se não foi,como poderia proceder para cobrar os meus direitos.Desde já agradeço.
Dia de sábado o hinchó aprende veiculos mas mesmo pago nao libera no sábado carro aprendido sai igual lixo.o deposito dos carros aprendidos.teriam obrigacao de proteger.
ResponderExcluirEssa é minha situação tbm ..
ResponderExcluirBom dia pena digital!
ResponderExcluirMeu veículo foi roubado e com o acontecimento prestei queixa a PMMG, após 5 meses informaram que o veículo estava em posse da polícia civil, porém existe multas e falta de pagamento do documento. Ao verificar o veículo visto que foi avariado não valendo a pena recupera-lo, mas a polícia civil disse que mesmo que não queira o veículo suas pendências deverão ser acertadas, assim informei que o veículo não se encontrava em meu nome e que o antigo proprietário faleceu, e o policial disse que caso eu não pague a dívida ela será herdada por seus familiares de acordo com a nova lei.
Isso é possível ? Não encontrei nada na lei do tipo.
Boa tarde.
ResponderExcluirComprei um veículo em 2004 ano 81.
Transferi para meu nome sem problemas,
Em 2006, quando vendi o novo proprietário não conseguiu transferir para seu nome.
motivo: O Detran passou a exigir vistoria. Alegou que o motor não era original.
Devolvi o valor para o comprador e procurei o órgão, que não sabia onde o veículo estava.
Não me orientou sobre o que deveria fazer.
Agora chegou uma carta dizendo que devo 60.000,00 em diárias do pátio.
O valor será colocado na dívida ativa.
O quê eu faço?
Boa noite, ajudeme por favor e ptimo post este, no meu caso minha moto foi furtada durante a madrugada enquanto eu dormia pela manha 9:30 hs fui a delegacia e registrei queixa furto um dia depois descobri que minha moto preza na mesma madrugada que foi furtada por estacionar em local proibido que nao é meu endereço como devo proceder se meu registro de furto foi depois que a moto ja estava no patio? devo pagar as taxas de reboque e diarias ?
ResponderExcluirBom dia. Ótima matéria a de vocês, parabéns!
ResponderExcluirMas, eu gostaria que você me tirasse uma dúvida.
Em dezembro meu pai e meu noivo sofreram um acidente de carro. O carro capotou em MG, os dois foram socorridos e levado ao hospital e o carro foi levado para o pátio.
Ja fazem dois meses e doze dias que isto aconteceu. Demoramos mais de um mês pra conseguir entrar em contato e saber em qual pátio estava o carro. O carro é do meu irmão, porém esta no bome do meu pai e como ele nao estava presente no dia do acidente nai pode retirar pq meu pai tem que pegar uma guia/autorização na delegacia pra retirar do pátio.
Lá ele informaram queba diária e de 30/40 teais por dia, e que excedendo o prazo de 90 dias o carro vai pra leilão.
Gostaria de saber se ele realmente vai pra leilão após os 90 dias. Pq ja vi casos de pessoas que deixaram 4 5 meses que nao foran pra leilão. E se este artigo tbm vale pra caso de acidentes, no caso da cobrança ser apenas do primeiro mês.
Desde já meus agradecimentos.
Boa noite, parei em local proibido era embarque e desembarque de alunos, estava fora do horário de entrada e saída de alunos aceito a multa, minha dúvida é a seguinte o meu veículo foi rebocado as 14:18 e as 16:40 retirei o veículo do depósito sou obrigado a pagar a diária inteira? obrigado
ResponderExcluirOla tive meu carro roubado e logo foi achado,estava com licenciamento vencido,sera que apos regularizar os documentos eu teria que pagar diária e o guincho sou de Belo Horizonte ou seria so os documentos e outra antes de resgatar o veiculo eu teria direito de ver como esta o veiculo?
ResponderExcluirAcho injusto por mais que se tenha legislação para tal Matéria.
ResponderExcluirapreender um veículo por estar em situação de atraso no IPVA,
creio que seja inconstitucional o ato de cobrança de tributo de forma coercitiva. O ESTADO tem outras formas e meios de cobranças prevista em lei para exigir o imposto atrasado.
Quando o estado cobra de forma coercitiva acaba ferindo o direito de propriedade.
é abusivo este ato do Estado. Vou dar outro exemplo: já pensou se você fosse retirado de sua residência porque você atrasou o seu IPTU.
A legislação esta em constantes mudanças, e este ponto de vista já esta em analise no STJ, e creio num desenrolar positivo sobre a matéria.
gostaria de saber sobre seu ponto de vista sobre o assunto, pois sabemos que o CTB precisa de uma repaginada.
obrigado pela atenção
forte abraço;
Charlie Sohn
Entao queria sabe de uma coisa tive uma moto furtada hein 2014 ela foi recoberada e fiko no patio parada so foi liberada agora 2017 e eu tenho q paga tds os liceciamento deste 2 anos
ResponderExcluirMeu carro foi apreendido pois eu havia pago o Seguro DPVAT E Licentiamento, mas aqui em SC o documento não vem em casa como ocorre no PR. Desta forma estávamos sem o documento em mãos e mesno com as taxas pagas, não constava como licenciado. Nesse caso as cobranças de taxas de guincho e patio são devidas? Há um valor estipulado?
ResponderExcluirOlá, bom dia. Primeiramente, parabéns pelo post. Não sei se é possível ainda esclarecer minhas dúvidas, mas vamos lá. Tenho um carro que está apreendido desde 2015, devido um processo de busca e apreensão. Ocorre que ele esta na posse de terceiro (desconhecido) quando foi apreendido em uma Blitz. Somente em 2016 tive ciência do processo, o que de pronto busquei regularizar a dívida. Paguei o valor devido e o processo foi extinto, mas na homologação do acordo o juiz não extinguiu o valor das diárias do pátio, pois segundo ele "isso não foi por causa judiciário"..oxi, como não? Nunca recebi nenhuma notificação da apreensão, agora estou sendo cobrado por uma dívida de mais de 600 dias/diárias, que chega à R$ 10 mil, valor 3x o valor atual do carro. Não sei o que fazer. Aplica-se neste caso o máximo de 30 dias? e se o carro estiver avariado, o que fazer?
ResponderExcluirMeu carro está todo em dia , só tinha trincado o vidro e foi levado . Está certo isso ?
ResponderExcluirTive meu carro roubado furtado no dia 14/10/17 e foi localizado no dia 16/01/18 depois de três meses e que fiquei sabendo que o carro estava em um pátio terceirizado , ao chegar lá no pátio com o auto de entrega ,fui informado que tenho que pagar 3 mil reais para retirar o veículo ,então gostaria de saber se realmente tenho que pagar esse valor ?
ResponderExcluirOlá! Se meu carro tiver sido guinchado e levado para o pátio do Detran, posso retirá-lo (depois de pagar as taxas) dirigindo ou apenas com guincho?
ResponderExcluir