Cia Desmontagem Cênica apresenta novo trabalho

Teatro Usina Imbituba
Na noite de quarta-feira (28) assisti à pré-estreia da peça teatral Sorte no Sertão, do grupo Cia Desmontagem Cênica. O evento aconteceu na Usina, para um público de cem pessoas convidadas.

Como postei no Facebook, logo depois do evento, foi um dos melhores e mais bem elaborados já apresentados. Fui às lágrimas, de tanto rir, mas confesso que misturadas com algumas brotadas da emoção de ver a alegria e o empenho dos atores em suas personagens. A emoção decorre de que desde 2009 venho acompanhando a luta incansável desse grupo em Imbituba. E a luta não é só por sobrevivência da companhia teatral, mas mais que isso: teatro em Imbituba é possível!

Ao final da peça a atriz Alessandra foi incumbida de anunciar o patrocínio recebido da Votorantim para um projeto social a ser desenvolvido pela Companhia Desmontagem Cênica. A empresa está pagando todas as despesas com as apresentações da peça Sorte no Sertão, bem como aulas gratuitas a professores e alunos de escolas públicas.
Alessandra teve a voz embargada ao se pronunciar a respeito do projeto, pois creio que sentiu naquele momento um sonho realizado.
Por enquanto, ao que parece, o grupo não precisará mais passar o chapéu no comércio e entre amigos para levantar dinheiro para suas apresentações.

Mas nem tudo são flores. Ao final da peça, em uma conversa reservada comigo, Christian Ribeiro, o Kiki, lamentou a falta de empenho da secretaria municipal de educação, que não levou aos professores o projeto a ser desenvolvido. Segundo Kiki, não houve demonstração de interesse para isso, embora em contato com alguns professores, todos afirmaram o desejo de participarem das aulas.
Já passei por isso, há uns anos atrás, e não fico surpreso com o desinteresse público.
Tentei passar otimismo a ele. Eu disse a Christian que poderia tomar essas dificuldades como experiência. Afinal, naquele dia, depois de tanta dificuldades vividas, conseguiram colocar no palco uma peça totalmente patrocinada.

No Facebook, Kiki escreveu o que considerou um desabafo: "As apresentações estão indo de vento em popa, porém, os cursos ainda não estão tendo procuras, talvez por não ter despertado interesse da parte da secretaria de educação – pois com quase 2 meses de antecedência procuramos a secretaria de educação e protocolamos um ofício informando o oferecimento de vagas para os professores da rede publica municipal. Só que pelo que ficamos sabendo isso não foi repassado para os professores e alunos."

Mas as coisas não param por aí. Longe das redes sociais propriamente ditas, num grupo (virtual) local de discussões sobre cultura, a temperatura elevou-se hoje. Um dos participantes cobrou maior participação do Poder Público, em vez de se ter a Votorantim como patrocinadora, em razão da poluição do coque na cidade.
Até entendo a indignação do cidadão, pois ele e muitos moradores de parte do Centro sabem dos problemas vividos em razão do coque de petróleo armazenado na área portuária, sob responsabilidade da Votorantim. E sei que a preocupação do cidadão é de chamar a atenção para a artimanha de empresas poluidoras que se utilizam de projetos sociais para amordaçarem a sociedade.

Ocorre que hoje a Votorantim está envolvida em um Termo de Ajustamento de Conduta, oferecido pelo Ministério Público, em razão de ação judicial movida pela Associação dos Moradores da Rua de Baixo e Associação de Surfe de Imbituba. As exigências e reuniões que estão acontecendo foram divulgadas pela Prefeitura Municipal de Imbituba, como se pode ler aqui).
A Votorantim, por sua vez, requer que outras empresas, como a Petrobras, que também movimentam coque no Porto de Imbituba e poluem bastante, se adequem às mesmas condições ambientais exigidas pelas associações. Justo!

Bem, vamos voltar ao palco.
Dias 07 e 08 o grupo teatral fará novas apresentações na Usina, da mesma peça, cujos ingressos, se ainda houver algum disponível, poderá ser adquirido gratuitamente na Padaria Invipã, no Centro.
O diretor da peça é Emerson Cardoso. Os atores são Alessandra Santos, Christian Ribeiro, Fillipi Anselmo e Flávia Fernandes. E longe das luzes, a equipe de iluminação e sonorização: Vladimir Borges e Elaine Miguel.

No dia 10 de junho, por ocasião das festividades de aniversário do município, haverá apresentação de Christian Ribeiro, às 20h00, no Imbituba Atlético Clube. Os convites, também gratuitos, estarão disponíveis a partir de amanhã (03), no departamento de cerimonial e eventos, na sede da Prefeitura Municipal, a partir das 13h00. Serão disponibilizados 400 ingressos.
Segundo anunciou a assessoria de comunicação da prefeitura, será permitido a retirada de um convite por pessoa. Espero que cumpram isso!

Teatro em Imbituba é possível!

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.