Imbituba possui 22 partidos políticos!

O Brasil possui atualmente 29 partidos políticos. Desses, 22 estão organizados em Imbituba, numa profusão de ideias cores que aparece, geralmente, a cada quatro anos. A maioria deles participará das eleições municipais apenas como coadjuvante, como mencionei na última charge publicada.

Essa maioria, popularmente conhecida como partidos nanicos, é formada por algumas dezenas de filiados, que apenas serve para encher faixas esticadas nos comícios que se realizam no período eleitoral. E tanto é verdade que a marioria dessa lista funciona apenas sob comissão provisória, porque não encontrou filiados necessários para sair dessa condição e formar seus diretórios.
Findadas as eleições, só ouviremos falar dessas siglas no pleito municipal seguinte.

Mas para quem deseja saber quais os partidos estão organizados em nossa cidade, publico abaixo a relação deles. Para saber quem faz parte do diretório ou da comissão provisória, basta clicar em cada um desses ou na sigla do partido.

Partido
Tipo do Orgão
Inicio 
Vigência
Fim Vigência
Presidente
Situação 
Vigencia
12/08/2011
03/08/2012
Zeli Pires
Vigente
07/10/2011
15/11/2012
Rogério Teixeira Figueiredo
Vigente
12/03/2012
12/06/2012
Hudson Sozi Elpídio
Vigente
24/05/2012
24/11/2012
Antônio Linhares
Vigente
27/11/2011
27/11/2013
Pedro Machado Filho
Vigente
09/04/2011
09/04/2013
Elisio Sgrott
Vigente
15/05/2012
Indeterminado
Bentinha Oliveira de Matos
Vigente
01/01/2012
30/06/2012
Mario Teixeira Filho
Vigente
04/10/2011
Indeterminado
Valdi Manoel Vieira Filho
Vigente
26/03/2010
Indeterminado
Ricardo Duarte Oliveira
Vigente
27/09/2011
Indeterminado
Carlos Pereira
Vigente
20/06/2008
31/12/2012
Vera Lúcia Silveira Machado
Vigente
30/11/2009
Indeterminado
Cláudio Souza de ávila
Vigente
28/06/2011
Indeterminado
Marcelo Menezes Moure
Vigente
20/03/2011
20/03/2013
Cadir Garbeloto Cargnin
Vigente
12/05/2008
Indeterminado
Sérgio Cassol Bainha Júnior
Vigente
21/02/2010
21/02/2013
Rosenvaldo da Silva Júnior
Vigente
16/05/2012
Indeterminado
José Carlos Teixeira
Vigente
11/09/2009
13/02/2013
Jorge Naser Rabah
Vigente
22/05/2012
20/05/2013
Arilton Pacheco da Rosa
Vigente
18/05/2012
Indeterminado
Rudinei Borges Manoel
Vigente
01/01/2011
11/08/2012
Paulo Theodor Johan Adolf Georges Von Zschock
Vigente

Aos olhos dos milhares de eleitores politicamente desinformados, o número de partidos constante numa coligação pode representar uma força eleitoral significativa, pois desconhece o número de filiados que cada um carreia. Contudo, para quem sabe como funciona esse jogo, logo percebe que a intenção é essa mesma: impressionar. E, para isso, contam com os partidos nanicos e seus punhados de filiados, sendo que boa parcela desses enxerga na filiação partidária o caminho mais curto - na esperança ou na ilusão - de conseguir um cargo público.

Nao há como absorver a ideia de que alguém se filie por ideologia a um partido pequeno, sob a justificativa de que é contrário à política realizada pelos partidos de grande expressão. Se fosse assim, não se coligariam aos renegados no pleito eleitoral.

Nessa sopa de letrinhas sobrevive uma democracia capenga, com um sistema político-eleitoral corroído pela corrupção.
Os partidos políticos perderam a credibilidade, e o eleitor, por conseguinte, já não vê mais na eleição a possibilidade de mudar o cenário econômico, político e social do país. De modo geral, o eleitor acredita que todos os partidos e políticos são iguais, e seu voto não mudará nada. Essa atitude do eleitor gera um círculo vicioso, que se só faz aumentar o descrédito nas instituições democráticas e a corrupção.

Ou se concretiza a reforma política que foi esquecida no Congresso Nacional ou a democracia no Brasil estará em perigo, diante da prevalência dos interesses das agremiações partidárias em detrimento da finalidade legitimada no Estado Democrático de Direito de representar os interesses dos diversos segmentos sociais.

Leia, também: Qual a força dos partidos nanicos?

7 comentários:

  1. 22 partidos, sendo a maioria deles letrinhas de aluguel. Quero ver quais sobreviverão após as eleições. Muitos desses, formados da noite pro dia, tem como propósito apenas acrescentar alguns segundos a propaganda no rádio, nem candidato lançarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se algum eleitor fosse abduzido por alguma dessas propagandas no rádio, não é mesmo?

      Excluir
  2. É a Sucupira mesmo Pena, como você mesmo a escreveu...
    Uma cidade com aproximadamente 40.000 habitantes ter 22 partidos políticos deve no mínimo uma vida política cheia de acontecimentos, pois o que justificaria tanta oposição aos governos que temos?
    Concordo com o Alisson em chamar os partidos de nanicos, pois no máximo, teremos 3 candidatos a prefeito, e olhe lá. Sobrando 19 partidinhos para apenas comporem chapa e pedir um carguinho depois.
    E tem mais desses partidos que vemos em Imbituba nenhum, digo nenhum mesmo é contra a política atual dos governos federal, estadual e municipal que temos respectivamente no Brasil, Santa Catarina e Imbituba.
    É uma pena que a maioria dos cidadãos de Imbituba não se preocupem com política e abram espaço para esses políticos que temos em Imbituba,aproveitadores do erário municipal.
    Por causa deles, não temos acesso a saúde descente (pois dependemos da ambulância-terapia assim que a coisa aperta e não temos estrutura em nosso hospital), transporte público é um horror, além dos horários ruins e preços bem salgados, a situação piora nos finais de semana, quem já precisou deles sabe do que falo, a educação nem vou perder meu tempo pois já foi muito discutida nesse blog, é só procura-las.
    É isso pena, enquanto formos analfabetos políticos estamos ferrados.

    Segundo Bertold Brecht

    O Analfabeto Político
    O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não gosta mesmo de política, mas adora politicagem. Veja quantos compartilhamentos foram feitos? Até agora (07/06 - 14h30), apenas quatro. Se fosse um artigo, como se diz popularmente, metendo o pau em algum político, talvez tivesse uns 20, 30, 40 compartilhamento; se fosse uma denúncia dessas sem fundamento, idem. Mas como a crítica é generalizada e séria, quem se importa, quem dá valor?

      Excluir
  3. Infelizmente essa é a nossa cidade, pois cada povo tem o governo que merece.
    Falar mal é facil, mas críticas construtivas, ou melhor comentários que realmente contenham conteúdo e que possam faze as pessoas refletirem é difícil demais, e não é só em seu blog não, qualquer jornal on-line que possa postar comentários é a mesma coisa, quando o assunto é política poucos se preocupam, a não ser quando o texto fala mal de A ou B e os correligionários (vaquinhas de presépio) defendem seus queridos políticos ou padrinhos (termo usado para se dirigir ao Dom Corleone).

    ResponderExcluir
  4. Tiro o chapéu para as pessoas que procuram dar construção à DEMOCRACIA enquanto VALOR e enquanto PROCESSO e, nesta construção se envolvem em ações às vezes concertadas, outras até desconcertadas, via um partido político, na esperança de consertar a construção social, ou infelizmente, para se locupletarem (pelo menos assumem ou são identificados). Porém, para aqueles que só se prestam para, no momento eleitoral, abraçar um partido político, principalmente do qual nem sequer existia na cidade, até fico sem palavras para adjetivar tais pessoas; são no mínimo abomináveis.

    ResponderExcluir
  5. Bem Estou em partido nanico, Estou decepcionada com os grandes. Pretendo trabalhar para que ele cresça dentro da politica de Imbituba. Quão bom seria se tivéssemos opções para mais prefeitos. Tem três Candidatos, o que fazer tentar ser consciente e votar no que achar que vai ser o melhor dos piores. Posso errar mas não fiquei em cima do muro e nem espero um empreguinho politico.
    Espero que a cidade em que vivo seja melhor com mais oportunidades. derrepente se todos os politizados fossem para um partido nanico poderíamos pelo menos dizer que não estamos satisfeitos com o que temos, Pois deixam muito a desejar. O que noto é que não temos mais oposição no Brasil inteiro, é toma lá dá cá.
    Que pena!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.