A discussão não é recente. Para ser candidato precisa ter Ensino Fundamental completo? Nível Médio? Curso universitário? Hoje, depois de eu começar a falar no
twitter sobre algo totalmente diferente, a discussão partiu para esse tema.
Eu iniciei indagando se o eleitor gosta de candidato(a) bonitinho(a)? Eu penso que muita gente vota pela carinha deles. Não foi à toa que Dilma fez plástica no rosto e ajeitou o cabelo. O povo brasileiro cultua a beleza. Se Serra implantasse cabelo e Marina mudasse a cara de devota, estariam melhores nas pesquisas.
E o pior é que nessa multidão de eleitores que preferem um rosto ou um corpo bonito estão 26 milhões de desdentados e 16 milhões de analfabetos. E não é só a beleza mas, talvez, a popularidade é o que mais se cultua nesse país sem cultura. Vejam os nomes dos famosos que estão concorrendo nessas eleições. Muitos se elegerão.
Uma coisa está mais que provada nessas eleições. A grande maioria dos eleitores não vota pela história do candidato. Senão,
Dilma...
E foi nesse monólogo que um twitteiro de Imbituba passou a dialogar comigo. Reclamou ele: "por essa e outras que sou a favor de um curso na faculdade para políticos; o político só poderia se candidatar se tivesse curso superior de Política".
Retruquei. Para os eleitores, sim. E de História. Honestidade (para os políticos) não se aprende na faculdade.
Acrescentou ele: "não estou falando de caráter, estou falando do político ser preparado. A falta da honestidade existe em diversas profissões; pra ser um bom político, não basta ser honesto, tem que ser preparado e ter capacidade!"
Entendi o que ele queria dizer. Faculdade sobre política, ter conhecimento de política, saber administrar uma cidade, e tudo o mais que desejamos dos políticos.
Continuei... Pelo que tenho visto na política de Imbituba, desde meu 1º voto em 86, político bom e honesto não se mede pelo nível de escolaridade - de conhecimento. E mesmo tendo pouca instrução, não sei como eles conseguem aprender tão rapidamente fazer política suja. É surpreendente!
Digitei: o preparo de um político para legislar, administrar, depende mais de suas escolhas para formar sua equipe de apoio, de administração, do que seu conhecimento específico de sua função.
Ponderou ele: "isso num mundo perfeito. Porque no mundo real, eles escolhem as pessoas que estarão ao seu lado no método do "quem paga mais"."
Alertei: você chegou no ponto que eu queria! Adianta fazer faculdade? A questão é puramente de honestidade e caráter.
Meu debatedor argumentou que eu estava desviando o "foco" da discussão. Disse ele: "Estou falando em faculdade de Política para evitarmos candidatos como o Tiririca. Precisamos sim de candidatos honestos, acima de tudo, porém, estes precisam ser preparados!
Leitor, vamos tomar por exemplo os professores atuais - já escrevei
sobre isso. Grande parte possui graduação superior, mas como anda a educação no país? Qual a qualidade de uma aula? Como estão sendo formados nossos filhos?
A graduação é, sim, importante para o nosso desenvolvimento intelectual, mas é preciso bem mais que isso para ser um melhor profissional, um exemplar político.
Meu debatedor confidenciou: meu medo é de que o Brasil, a continuar com esse populismo, seremos a próxima Bolívia ou Venezuela.
Lancei a questão: ou já vivemos? Ou acreditas que estamos num país democrático, livre?
Pena, o eleitor brasileiro não é muito diferente do americano, alemão ou paquistanes. Votam numa imagem, nunca num projeto de desenvolvimento. Os antigos imperadores romanos sabiam muito bem usar esse recurso, e de lá pra cá não mudou muito.
ResponderExcluirNão sei se é necessário uma faculdade de política para gabaritar uma candidatura. Penso que mais importante é saber de onde vem e pra que vem um candidato. No caso de Dilma, uma assaltante de bancos, assaltante de residência (vide caso amante de Ademar De Barros), sequestradora e outras coisas mais. Mesmo assim após as várias plasticas e kilos de botox aparece liderando as pesquisas de intenção de voto. É pra rir ou pra chorar?
Defendo sim, ensimo médio completo para que a pessoa tenha direito a votar. Com um ensino médio um cidadão já tem plenas condições de analisar projetos e o historico de cada candidato.
Abs
Alisson Raniere Berkenebrock.
Para a ditadura militar todo mundo era terrorista e assaltante de bancos. Se é para dar valor ao conteúdo das fichas das pessoas presas na ditadura então temos que contar que a Globo só diz verdades, enfim... Para você estar aqui hoje falando isso, foi preciso que essa "terrorista" lutasse por você no passado, de outra forma, se falasse assim mal do presidente você já teria os PM à porta de sua casa.
ExcluirVamos aos fatos:Primeiro de tudo: não se compara a ideologia do Lula, apesar de semi-analfabeto com a do Tiririca. É claro que o Tiririca é um humorista falido que tá precisando de dinheiro como o Ronaldo Esper. Ideologias totalmente diferente. Outro fato: A cultura de que “coloca ele que pelo menos ele é engraçado” torna a vida de milhões de brasileiros sem graça, matando pessoas em fila de hospital, alimentando o tráfico, pois traficantes formam advogados sérios que estão no CONGRESSO NACIONAL barrando a votação da reforma penal, tributária e a vida do brasileiro fica esta porcaria. Querem votar no Tiririca, maguila, votem, mas sem direito a reclamação no futuro. INfelizmente política não é mais uma ideologia social para salvar a patria e sim um mero negócio. abs.
ResponderExcluirMarck
Acho que não o político não precisa ter formação acadêmica, ele precisa sim é ser sério, e é claro, não pode ser analfabeto. Outra coisa votar pela história fica difícil, pois nossos políticos não têm história, são todos farinha do mesmo saco. Fala-se muito que a Dilma que é guerrilheira, assaltante de bancos e outras besteiras, pois os que escrevem isso sabem que a história não é bem assim. A imprensa nacional deveria divulgar também que o serra não tem curso superior, que ele não é o pai do remédio genérico, que ele não tem nada com o programa da Aids, explicar ao povo como o Serra conseguiu entrar nos Estado Unidos, fugindo de duas ditaduras, a do Brasil e do Chile, já que ele era um perigoso líder esquerdista. Nos Estados Unidos como fazer mestrado sem ter concluído o curso superior, onde morou, como tirou carteira de motorista, de onde vinham os recursos para pagar alimentação, estudos, se ele estava ilegal. Como conseguiu ser professor da UNICAMP sem um diploma de ensino superior. Melhor seria se o eleitor visse os dois lados, ficaria mais fácil entender política.
ResponderExcluirclaro que precisamos de políticos bem preparados, curso superior completo não importa em que área. Precisamos de cabeças pensantes não de pé rapados que só pensam em se eleger pelo alto salário que ganham os políticos. PRECISAMOS NIVELAR POR CIMA E NÃO POR BAIXO.
ResponderExcluir