Nova Brasília: entre a amnésia e ranços políticos

Por Arrison Berkenbrock

Sou residente do bairro de Nova Brasília. Presenciei nesses poucos anos um crescimento extraordinário na referida comunidade. Comércio pujante, pavimentação de estradas, construção de um monumental centro comunitário, criação de uma rádio comunitária, surgimento de novos loteamentos etc... Os progressos são tantos que não hesito em afirmar que Nova Brasília desponta, hodiernamente, como o bairro que mais cresce no município de Imbituba.

A despeito do progresso aduzido acima, Nova Brasília, como qualquer outra comunidade, enfrenta inúmeros problemas. Destes, o mais nefasto, indubitavelmente, é a falta de representatividade política. Sim, estamos carentes de líderes políticos. Na última eleição não conseguimos sequer eleger um vereador da comunidade, ao passo que a comunidade de Roça Grande que, diga-se de passagem, possui um colégio eleitoral menor que o nosso, elegeu dois representantes.

É fato que meses após o início da nova legislatura, o candidato Jesiel Antulino de Oliveira, residente do bairro, conseguiu, após muito choro, uma vaga no legislativo. Lembram da história? A vaga era de Jaison, que assumiu a secretaria de infraestrutura. Jaison passou a bola para Valmira Branco que, meses depois, assumiu o cargo de diretor geral da SDR, de Laguna. Quem assume agora? Pela ordem de suplência deveria ser o candidato Rui Geraldo Rodrigues, mas parece que o mesmo, movido pelos mais nobres “sentimentos altruístas”, resolveu ceder o espaço para Jesiel. Aliás, o próprio Rui, em entrevista pela Rádio Bandeirantes, já aventava a possibilidade de alternar a vaga com Jesiel. Afinal, este “passava por uma situação ruim” (o que ele queria afirmar com isso?).

Enfim, após tantos encontros, desencontros e afirmações, digamos assim, estúpidas, Jesiel assumiu a vaga. Mesmo assim, após o feito, Nova Brasília continuou sem representatividade política, isto porque o edil vem apresentando um desempenho e um empenho muito aquém das expectativas. Além do mais, algumas autoridades políticas, oriundas de outras comunidades (vale lembrar que o conceito representatividade transcende a noção de bairrismo), esqueceram de Nova Brasília. Chego a concluir que muitos políticos não gostam do bairro. Há quem diga que tal apatia tem seu motivo, e esse por sua vez, atende pelo nome de Osny Souza Filho. Será? Tenho minhas dúvidas, muito embora postule que a empáfia de alguns pode comprometer o futuro de todos.

Para além das conjecturas e dos possíveis ranços e esquecimentos está o povo de Nova Brasília envolto em problemas. Nossas estradas não oferecem condições de tráfego. Os buracos são tantos e de dimensões, digamos assim, colossais que, segundo o radialista local, é necessário o uso de amortecedores nos calçados a fim de suportá-los. Sem falar, claro, no atraso de algumas obras. Por exemplo, a Rua Higino Martins, situada na comunidade do Campestre, deveria estar completamente calçada, segundo a placa da obra, no dia 10/09/08. Meses antes do pleito eleitoral do referido ano, algumas autoridades políticas inauguraram a placa da obra. Pois bem, a obra foi concluída no segundo trimestre de 2010, gerando insatisfação na população local. Não podemos negar que a demora em concluir a obra teve seus beneficiários; talvez os mecânicos que certamente tiveram seus negócios mais aquecidos em função dos buracos vergonhosos. Nova Brasília merece mais atenção. Sua maior riqueza, o povo, pode não perdoar o descaso de algumas lideranças políticas. Avante!

(Foto extraída da página do Orkut do vereador Jesiel de Oliveira. Imagem do comício realizado em Nova Brasília, nas eleições de 2008, quando ele discursava

3 comentários:

  1. Paulo Henrique Schlickmannfevereiro 17, 2010

    Arrison! Sou morador e fiél ao meu lugar. Concordo em partes, mas no que não concordo, você também não. Pelo menos acredito!
    Você sabe bem melhor do que eu que vivemos em uma democracia PÍFIA, também Imoral e Desconexa.
    Além disso não me importo se em NB não houve representantes, pois não gosto do termo "bairrismo" (como geografo não poderia admitir), devido ao som nacionalista e imprudente do termo.
    Mas uma questão que transcende a anterior é que, se nossos políticos entendecem a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, saberiam que não haveria nem Bairro e nem causa alguma para defender. Estes caras iriam trabalhar para todos, principalmente aos que não votaram neles. Se cobrarmos representações em Bairros ou em Causas (saude, educação, etc), abririamos espaços para que eles trabalhassem apenas para quem neles votaram.
    É apenas uma questão de entendimento. O entrave está no Bairro e é enfadonha as ações politicas de nossos cidadãos, principalmente os elitos.
    Arrison acho que eles nem sabem o que é FGTS e inclusive da escola fugiram.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Como você mesmo afirmou(também faço referência no texto) a noção de representação transcende, a largo, a ideia de bairrismo. Em tese, o eleito goza de um mandato fiduciário para representar interesses coletivos. Na prática, temos dissonâncias!
    O fato de NB não eleger representantes, de fato, me incomoda um pouco, isto porque nossos políticos, em sua maioria, não possuem o entendimento que você tem, a saber: a noção de representatividade carrega em seu bojo a ideia de coletividade. Em função dessa miopia analítica, NB vem sofrendo consequências desagradáveis.
    Grato pela contribuição.
    Arrison Berkenbrock

    ResponderExcluir
  3. Eu não moro em NB, Mas minha mãe e irmãos moram la.
    Minha mãe é sra de 83anos e gosta de ir a igreja, mas só pode ir de dia.A rua Rubi Félix Kjellin.(Foi uma homenagem dos moradores ao meu pai.)Não tem mais placa, só a folha, pq o nome da rua o tempo ja consumiu, a rua tem tantos buracos que realmente se não tomar cuidado, agente cai mesmo. a noite é mau iluminada. Quem tem carro é um horror Todas as saidas são ruim.Tem uma que qdo chove é um lago que pega toda rua, e qdo esta seco é um buraco. Alguns moradores compram aterro para colocar em frente as suas casas, mas vem a chuva e leva tudo. ou uma vez na vida e outra na morte a prefeitura manda um trator para passar. Mas como não é aterrado,tiram o aterro de quem comprou e aterrou a frente de sua casa. Todos trabalham e pagam seus impostos, e ja foi falado varias vezes, Se não me engano a mãe do vereador Jesiél mora nesta rua. mas nada é feito..
    Mas Vila nova tbm não perde para NB, é o mesmo descaso.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.