MST promove ato público em Imbituba

Com um forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar, usando até helicóptero, os manifestantes ligados ao MST foram acompanhados desde o local da concentração, no estacionamento da Loja Ferju (foto), em Nova Brasília, até o centro da cidade. Inúmeras viaturas e dezenas de policiais militares espalharam-se nas imediações do prédio da prefeitura municipal, enquanto cerca de 200 manifestantes se reuniram nos fundos do mesmo prédio para levar à população a versão do MST a respeito das prisões ocorridas na semana passada.
Poucas pessoas não ligadas ao MST assistiram aos pronunciamentos. E observando o ato e o número de policiais no local, parece que a manifestação foi supervalorizada pela PM.

No panfleto distribuído aos que estavam ou passavam pelo local, trazia a informação de que o MST está presente no município "há mais de 8 anos". Acredito que, para a quase totalidade da população imbitubense, o MST apareceu por aqui somente na semana passada, quando ocorreram as prisões.
No informativo também constava que 40% da população de Imbituba está abaixo da linha da pobreza, índice este que acredito não corresponder à verdade.
Divulgou-se sinteticamente o trabalho do MST no Brasil e as ações que deram certo. Repudiaram a ação estatal que culminou na prisão de membros do MST, mas em momento algum negaram que tinham interesse em ocupar as terras da ZPE; nem mesmo tocaram no assunto.

No mesmo informativo afirmaram estar a favor da RESEX, contrariando a imensa maioria da população, incluindo aí as colônias de pescadores que não querem saber dessa reserva nacional.

Após o ato público, os manifestantes retornaram a pé pela Av. João Rimsa, sempre acompanhados pelas viaturas policiais.

Naquele mesmo dia (05), pela manhã, na prefeitura, o prefeito e parte de seu staff reuniram-se com as cúpulas das polícias Civil e Militar para, segundo o blog do Rafael Matos, "planejar uma ação integrada entre as polícias e o Poder Executivo e Legislativo quanto à repetida ameaça de invasão do MST no Município (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra)".

E aqui encerro o assunto do MST e Imbituba, se não houver algum desdobramento que valha divulgar. Contudo, porém, após tudo isso, resta uma pergunta: quando é que as prometidas empresas invadirão a ZPE?

2 comentários:

  1. Questionadorfevereiro 07, 2010

    No site do jornal Popular está escrito em uma matéria de ontem que o Major Hoffmamm disse que "A área que eles pretendiam invadir não é um latifúndio improdutivo, até porque pertence ao Estado e boa parte é só areia".
    Se lá não existe nada e não é improdutivo, o que seria um latifúndio improdutivo?
    Deixo o link para quem quiser conferir. http://www.adjorisc.com.br/jornais/opopular/noticias/index.phtml?id_conteudo=246437

    ResponderExcluir
  2. Questionador, nesse caso específico, não sei responder.

    Obrigado por seu questionamento.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.