MST estaria tentando ocupar área da ZPE

Conforme noticiado, na noite de ontem, pelo site ClicRBS, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra estaria se mobilizando para ocupar terras no município de Imbituba. A matéria publicada no site informa que a área alvo da ação seria a da Zona de Processamento de Exportação-ZPE, que há quase duas décadas (ou há mais tempo?) aguarda por ações políticas para se transformar em um distrito industrial. Embora não passe de extensa área nua, a ZPE é sempre citada nos palanques políticos como a esperança da cidade.
Eu não sei quantas assinaturas já foram divulgadas e alardeadas, mas sempre se informa que é necessário mais uma de tal órgão ou autoridade governamental para que a ZPE funcione e as empresas se instalem.

Apesar das promessas de empresas que se instalariam na ZPE, mas nunca se concretizaram, a ação do MST não merece o apoio de ninguém. É comum vermos nos noticiários da TV as ações violentas praticadas por essa entidade, como também o fato de que muitas pessoas que fazem parte dele já possuem propriedades, ou se apropriam de áreas e depois as vendem.

A invasão de terras no município de Imbituba já é grande e traz grandes transtornos à sociedade, não demonstrando o Poder Público local muita preocupação com isso. Invasões de terras não trazem desenvolvimento e muito menos qualidade de vida.
Acredito que não há nenhum dado na prefeitura sobre a quantidade de lotes de terras ocupados através de invasão, sequer, ainda, algum levantamento das famílias que os ocupam, para saber se já possuíam ou não outro imóvel.
E quando farão isso? Nunca! É uma ação que traria perda de votos. Para os políticos, a única vitória que importa é a eleitoral.

Para acessar a matéria publicada no site da RBS clique aqui.

3 comentários:

  1. Sou contra invasões. A favor da reforma agrária.
    ZPE, veio com uma promessa que nunca saiu do papel.
    Mas que tem presidente e alguns funcionários, que nada mais é q cabides de emprego. Para alguns ganharem sem trabalhar.
    É uma área grande que podia ser aproveitada de outras maneiras. Até mesmo para reforma agrária.
    É mais um elefante branco como a ICC, que poluiu a cidade trouxe doenças e da cidade favoreceu uns poucos , pq a maioria não eram de Imbituba.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos depois de 2 décadas a ZPE vai servir para algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, ainda não está servindo para nada. Bem, para alguns ainda está; recebem salários.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.