Praça Henrique Lage - uma tese

Por César de Oliveira

Pelos jornais locais tomei conhecimento de que a Prefeitura Municipal de Imbituba irá aplicar vultosos recursos na “revitalização” da Praça Henrique Lage. Todos sabemos que o maior problema da nossa Praça é a ausência de pessoas, “alma” de qualquer espaço público. Aliás, o número de frequentadores da mesma é inversamente proporcional à sua fama.

Infelizmente, não acredito que a intervenção municipal vá modificar o status quo. Por variados motivos.
Primeiro e mais importante é que sua localização geográfica é parcialmente inadequada.
Todas as cidades que conheço tem sua Igreja Matriz (a primeira construção feita pelos açorianos onde quer que se estabelecessem) em local proeminente. Em sua frente, a praça principal e ao redor o comércio em geral, tudo conspirando para uma intensa vida social.

Em Imbituba, embora a localização da Praça não esteja tão inadequada, tivemos o crescimento da cidade para o lado oposto de onde seria o “normal”, possivelmente em decorrência da ausência de espaço suficiente entre a Igreja e a praia. Além disso, ao redor da Praça inexistem atrativos de qualquer tipo, sejam comerciais (restaurantes, bares, clubes, quiosques, etc.), sejam culturais (museu, biblioteca pública, cinema, teatro, apresentações artísticas, etc.), ou turísticos (monumentos, estátuas, feiras livres, etc.). Em suma: vejo o investimento na Praça, por si somente, incapaz de proporcionar àquele espaço cumprir sua finalidade social e comunitária.

(fotos feitas hoje; as obras de revitalização da Praça já iniciaram)

9 comentários:

  1. Também li a matéria no jornal local, e fiquei pensando... Praça de esportes? ja temos algumas, enão vai inrriquecer a cultura nem o turismo.
    Concordo com dr César, precisamos de espaço para cultura, aqui não temos nada que incentive a cultura. Vejo os casarões caindo aos pedaços, onde poderia haver um espaço cultural.
    Temos um grupo de teatro que briga sozinho sem parceria nem local de ensaio , apresentação nem pensar.
    Como vamos fomar cidadãos, se vivemos em uma cidade que esqueceu sua memória, e seus patrimonios estão sendo consumidos pelo tempo e descaso.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr. César,
    Gostei do destaque dado ao assunto da Praça Henrique Lage, no entanto, sinto em discordar de sua opinião, em razão de que sou frequentadora de fim de semana da Praça Henrique Lage, assim como muitas famílias do Centro e Paes Leme, na sua maioria com filhos pequenos e adolescentes. Parabenizo a iniciativa da Prefeitura em investir em melhorias tão necessárias à nossa praça do Centro, como por exemplo a reforma dos brinquedos, do coreto, a manutenção do gramado e passeios, a construção de quadra de volei e campo de futebol, a colocação de mais bancos e especialmente de latas de lixo - hoje não há uma sequer - sendo que os investimentos deveriam se estender ao casarão abandonado, local ideal para abrigar um centro cultural de nossa cidade, onde também continuariam a se realizar as feiras artesanais e etc. E viva a Praça Henrique Lage!! Um abraço, Karina.

    ResponderExcluir
  3. "Caros Leitores,

    Obrigado pela participação. Enfatizo que o foco da minha intervenção está sintetizado no final do post, ou seja, que o investimento na Praça, por si somente, será incapaz de proporcionar àquele espaço cumprir sua finalidade social e comunitária". Ora, tal reforma deveria se dar no bojo de um projeto mais amplo de realização de eventos culturais no local, instalação - mediante processo licitatório - de, pelo menos um quiosque, de realização de feiras-livres aos sábados, etc. Por que agora no período natalino não realizar apresentações de corais nos finais de tarde, retretas da Banda Gualberto Pereira, uma peça teatral enfocando o nascimento de Jesus, etc., etc. etc. etc.? Aliás, para fins de reflexão, deixo algumas indagações: onde a Prefeitura realiza shows e apresentações musicais? Onde será instalada a Casa do Papai Noel? Onde, na Praça, comer ou beber algo, um prosaico sorvete que seja, ou fazer uma básica necessidade fisiológica?

    César de Oliveira"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dr César.
    Toda cidade tem o seu jardim florido onde as pessoas se encontram nos finais de tarde,para tomar um sorvete, conversar.
    A nossa praça de eventos é em frente ao BESC, onde ninguém para para ouvir ou ver, pois é um total desconforto.
    Que eu acho um desrespeito ao artista, pois tem as lojas com musicas , buzinas, sem sombra ou um banquinho para apreciar a arte.
    E também digo, "VIVA A PRAÇA HENRIQUE LAGE".
    mas acredito que o fundador não construiu uma praça, Tão grande para que no futuro virasse um
    parquinho. Como o Sr henrique Lage, era um visualizador do futuro , com certeza
    ele não viu campinho de futebol e parquinho infantil. Ele era um Homem culto.Ele Ama artes, em geral.
    QUEREMOS UM ESPAÇO PARA CULTURA. COM CANTEIROS DE FLORES E BANCOS.
    PARA ESPORTES TEMOS GINÁSIOS E CAMPOS DE FUTEBOL.
    Acho que esta na hora de repensar.
    Já levei muitos turistas para conhecer a cidade, qdo chega no jardim, eles dizem! quem cuida ? não tem nada, é abandonado. Secretária de turismo de uma repensada com carinho. o pessoal do WCT qdo sai da praia vai embora, pq não tem atrativos na cidade.
    Toda cidade tem seus quiosques, suas flores e sua gente.Acho que Dr César já falou tudo.

    ResponderExcluir
  5. ""Pois é, Marlene (O MUNDO! E MINHA ARTE), que tal num final de tarde assistirmos um Professor de História falando aos interessados sobre Henrique Lage, esse Ilustre desconhecido em sua/nossa própria terra; o Filósofo Imbitubense Alisson Berkenbrock falando sobre o tempo, a verdade, o ser, a corrupção, falácias e sofismas, a vida, a arte, sabedoria, etc...., o Dr. Almir Martins apresentando o Cultura Açoriana da Praça..............
    Aliás, veja o que escreveu Laudelino José Sardá no Blog do Cacau Menezes, hoje, 2/11/2009: "É preciso repudiar o falso argumento de que o turismo não precisa de cultura para crescer e que praia e sol seriam suficientes".
    E "VIVA IMBITUBA, VIVA HENRIQUE LAGE, VIVA A PRAÇA HENRIQUE LAGE"!
    Mais uma vez, obrigado pela participação!

    César de Oliveira"

    ResponderExcluir
  6. Dr. César eu ficaria muito feliz e com certeza uma das primeiras a prestigiar.Não acredito em turismo sem cultura, nem precisamos citar nomes d cidades menor que a nossa que vive de turismo e cultura local.
    Sou uma joaquinse que veio morar em Imbituba já fazem 30 anos aqui fui recebida com carinho. Aqui eduquei meus filhos, e sou muito grata por tudo que recebi desta terra,Quero o melhor para cidade que AMO DE CORAÇÃO.
    São Joaquim è uma cidade pequena, Claro que tem atrativos como o frio , a maçã e outros. Mas tem a pracinha da igreja bem iluminada, com varias esculturas, árvores plantadas qdo era um vilarejo. Tem um coreto, onde a garotada se apresentam com suas danças regionais , onde a garotada que tem suas bandas de garagem mostram seus talentos, seus cantores, orquestras sinfônicas, Festas de natal, com suas arvores todas enfeitadas e iluminada é lindo. e deve ser a metade desta daqui.
    nem por isto os jovens não praticam esporte, tudo tem que ter seus devidos fins.De conhecer aos jovens, e teremos uma cidade melhor.
    Se os pais levarem seus filhos a concertos , apresentação, palestras, te acesso a bons livros com certeza vamos ter uma cidade do futuro.. como sonhava seu fundador.

    QUEREMOS MAIS CULTURA!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Li, estou decepcionada, por isto Repasso.


    Como dona do blog, me sinto à vontade para postar uma matéria escrita por mim na função de assessora da secretaria de Infraestrutura de Imbituba (comecei segunda-feira - 19/10)

    Foto e texto: Lorraine A. Corrêa
    Nessa semana, o prefeito José Roberto Martins (PSDB) autorizou uma série de obras que visam melhorar a qualidade de vida dos imbitubenses e são de grande importância para o futuro da cidade. Entre as obras em destaque está o projeto de revitalização dapraça Henrique Lage, no centro de Imbituba, elaborado pela secretaria de Infraestrutura.
    O local será totalmente aproveitado, começando pela pista de skate, que vai fazer sucesso com a garotada. Também haverá a pavimentação de todo o espaço, incluindo uma pista para deficientes visuais e uma para caminhadas, ao redor de toda a praça. De acordo com o técnico responsável, Mozair Freitas da Rosa, as lajotas são do tipo antiderrapante, o que previne pequenos acidentes em caso de umidade.
    O projeto prevê ainda a ampliação do sistema de iluminação, limpeza e pintura dos bancos. Mas a principal atração serão asaulas de ginástica ao ar livre. Serão construídas bases de concreto para fixar inicialmente dez aparelhos de ginástica, com um professor orientando a atividade em cada aparelho.
    Para o secretário de Infraestrutura, Jaison Cardoso de Souza (PSDB), essa é uma obra que vai trazer benefícios essenciais aos moradores. “Vamos fazer com que a praça seja freqüentada não só pelos jovens, mas por todas as faixas etárias, inclusive os idosos, que terão a oportunidade de fazer ginástica ao ar livre. Além disso, a iluminação dá um toque especial ao lugar, assim as pessoas vão se sentir à vontade para passear durante a noite também”, comenta.
    Segundo o prefeito José Roberto Martins (PSDB), a revitalização da praça Henrique Lage é também uma forma de oferecer mais um ambiente de lazer
    saudável aos imbitubenses.
    O valor estimado da obra é de R$ 150 mil.


    Não vejo Uma praça de lazer, vejo um mini estádio olímpico. "Será pq vão fazer as olimpíadas no Brasil”?
    A praça que queremos, "que por sinal ninguém perguntou".
    Mas Vou te falar o que o turista e a maioria das pessoas inteligentes desta cidade esperavam.
    Feiras livres com artistas da terra,
    quiosques, com sorveteria, comida típica, apresentações de bandas , musicas folclóricas, a garotada mostrando suas bandas de garagem,Casa da cultura, Com palestras Inteligentes, Biblioteca onde as crianças tenham acesso.
    Como é ridículo as apresentações em frente ao BESC, é um desrespeito aos artistas, quem vai ficar no sol , ou na chuva para ouvir? Ninguém.E ainda tem os sons das lojas, toda uma poluição sonora
    Este projeto que vc esta elogiando tanto deveria ser na praia, lá é o lugar ideal, para caminhadas e esportes, ginásticas.
    É assim que vcs querem atrair o turista e povo dos bairros?
    Eu pediria a você que se informe sobre a praça Lage que era do Henrique Lage, o que o governo do Rio fez. Esta deveria ser copiada.
    Estou indignada.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da iniciativa de revitalização da Praça, da instalação dos aparelhos de ginástica ao ar livre.
    Espero que vejam outras iniciativas dar sequência, tornar a cidade mais bela e sevir ainda mais à população e aos turismo.
    Também nunca entendi porque a cidade não cresceu valorizando a beira mar!
    Sempre penso também nos casarões que são a cara da história de Imbituba ali atrás da praça, parecem perfeitas para a criação de Centro Culturais!
    Deixo aqui minha energia, vontade de contribuir para que essas idéias se tornem reais!

    ResponderExcluir
  9. Queridos leitores, obrigado pela participação. É com a contribuição reflexiva de cada um que poderemos/tentaremos mudar o status quo. Diz o ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

    César de Oliveira

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.