A memória de Imbituba no esquecimento

O leitor César de Oliveira, advogado e presidente da subseção da OAB de Imbituba, enviou-me por e-mail a seguinte mensagem: "Seguem, anexas, fotos recentes que demonstram o estado lastimável, de abandono, do prédio da Usina, legado histórico e arquitetônico."

O prédio da usina foi construído durante a gestão do primeiro prefeito de Imbituba, engenheiro Álvaro Monteiro de Barros Catão, que iniciou seu mandato em 1o. de janeiro de 1924. O objetivo da construção foi o de fornecer energia elétrica para o Porto de Imbituba e à população imbitubense. A energia era gerada a partir da queima do carvão que vinha da região carbonífera, no Sul do Estado.

Eu não sei quando o prédio perdeu sua utilidade como usina de geração de energia, e até gostaria de receber informações detalhadas sobre sua história, para deixar registradas aqui.

Se não estou enganado, foi na gestão (1989-1992) do prefeito Luiz Dário Rocha que o prédio foi transformado em um museu, mas que teve vida curta, cujas portas foram fechadas - também se não estou enganado - na gestão de Osny Souza Filho.

O prédio pertence à Companhia Docas de Imbituba e está fechado.

Preservar prédios como esse, embora tenha certo custo financeiro, é preservar a História da cidade, como também serve de atrativo turístico, se for bem aproveitado para isso.

(Leia também "Musem do Porto e da Cidade de Imbituba: a história da usina")

38 comentários:

  1. Conheci o prédio quando ainda era museu e sem dúvida nenhuma é uma atração turistica, seja pela beleza arquitetônica ou seja pela importância na história da cidade, infelizmente a miopia da administração pública municipal transformou o local em pré-ruínas, no entanto gostaria de saber que tal prédio é tombado como patrimônio ou não, e caso não seja vai aí uma sujestão.....

    ResponderExcluir
  2. Espero que o prédio seja tombado o mais rápido possível, antes que acontaça com o mesmo o que aconteu com o "Silo Alvaro Catão" (caixa do carvão) que existia no Porto de Imbituba, um patrimônio histório que foi impiedosamente consumido pelo fogo, esse que origem "duvidosa"...

    ResponderExcluir
  3. Leitores, eu não tenho certeza, mas acredito que o prédio não foi tombado.
    Quanto ao silo, pelo que me recordo, o incêndio aconteceu mesmo de forma estranha.

    Obrigado pela participação de vocês.

    ResponderExcluir
  4. O Prédio foi tombado a pedido da OAB/Subseção de Imbituba,juntamente com as "Torres Gêmeas" e o Hotel Imbituba. Infelizmente, me parece que tem alguém na Administração Municipal entendendo tombamento na literalidade do termo.

    ResponderExcluir
  5. Byte, pensei também nesse sentido de tombamento que você mencionou.
    Obrigado por sua informação.

    ResponderExcluir
  6. Falando do Hotel Imbituba que tal implantar no local uma escola técnica de turismo, vai aí uma sugestão a administração pública que se tiver interesse pode buscar parcerias com as escolas tecnicas federais...

    ResponderExcluir
  7. Não sei se as condições físicas do hotel permimitem a instalação de uma escola, isso porque, do mesmo modo que a usina, o imóvel está em precárias situações, embora tombado, como afirmou Byte.
    Minha ideia seria o prédio "abandonado" da Receita Federal, em frente às "Torres Gêmeas" (como diz o Byte), para servir à alguma escola federal.

    ResponderExcluir
  8. O prédio do museu pertence à UNIÃO e voltará para ela quando acabar a concessão do porto em 2012. A Companhia Docas é quem administra o patrimônio. A solução imediata era desmembrar da Docas e achar quem cuide do prédio. A prefeitura bem que podia instalar lá a secretaria de turismo. E ganhar o prédio, dado pelo SPU. Isso é legal, é administrativamente simples e depende de vontade!

    ResponderExcluir
  9. Leitor, obrigado pela informação. Vamos esperar, agora, que as secretarias municipais, às quais o assunto pertine, tomem providências.

    ResponderExcluir
  10. A energia era gerada por óleo combustível e não pela queima do carvão.

    ResponderExcluir
  11. Leitor, ao escrever sobre como era gerada a energia elétrica, fiquei mesmo em dúvida e, por isso, perguntei a uma pessoa que viveu nessa época, a qual informou que era usado o carvão.
    Mas se você tem certeza disso, agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  12. Fica uma pergunta no ar... quando uma edificação é tombada o proprietário não fica obrigado a conservar o imóvel originalmente...

    ResponderExcluir
  13. Leitor, acredito que sim. Logo, cabe à Companhia Docas de Imbituba preservar o prédio da usina.

    Muito boa sua participação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Ao leitor que afirmou que a usina gerava energia com a queima de óleo diesel, informo que mantive contato com uma pessoa que esteve algumas vezes naquele prédio, quando ali se gerava energia. Segundo essa pessoa, a geração de energia era a partir da queima do carvão. Disse ainda que, se o óleo foi usado em alguma época, isso ocorreu antes da utilização do carvão.

    Ao leitor que questionou de quem era a responsabilidade pela preservação da usina, copie o link a seguir e acesse a recente decisão do juiz que condenou a Emacobrás e o Município a realizar as obras de restauração das "Torres Gêmeas", cujo conteúdo foi-me encaminhado pelo advogado César de Oliveira:

    http://docs.google.com/View?id=dfvd29d5_73dn4jqhfd

    ResponderExcluir
  15. SEmpre que falo de Imbituba paar meus amigos, eles perguntam, onde é museu da cidade.
    Eu! respondo a cidade não tem memória. pois tudo que hove de história esta caindo aos pedaços.
    Nossas crianças pouco sabem sobre seu fundador e tudo o que ele trouxe para Imbituba em uma época que os recursos em transportes era minimos.. ccccccriou um porto construiu casas. começou tudo como primeiro mundo.
    Ouvi um comentario da sobrinha do fundador, a escritora Marina Colassante ela falava: que o Brasil não soube valorizar o srºHENRIQUE LAGE.
    Ela tem razão. Quantos conhecem a história deste Pioneiro.. Seu Manoel não vale .. pq ele sabe tudo.

    ResponderExcluir
  16. Marlene (O mundo! E minha arte), é verdade! Conheci um pouco de Imbituba em razão do livro do Manoel Martins, pois se não fosse isso, eu pouco saberia. Hoje, pelo que tenho conhecimento, a História de Imbituba é mostrada nas escolas, mas muito superficialmente, sem material didático de boa qualidade, até porque não existem livros - que eu saiba - baseados em boa pesquisa histórica.

    ResponderExcluir
  17. Vou sugerir a algum vereador que faça uma indicação na câmara à respeito da sugestão dada acima sobre o desmembramento do prédio da usina do ativo da CDI (Cia Docas de Imbituba), para utilização de alguma secretaria (de turismo, por tratar-se de um museu, ou até do meio-ambiente, por estar tão perto de uma área cuja preservação é tão necessária).

    ResponderExcluir
  18. Pois é leitor(a), a sugestão foi dada. Das duas uma: ou os vereadores e seus assessores não leem o blog ou não se interessaram por isso. Se a ideia dada por aquele leitor é viável, a sua intenção pode concretizá-la. Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Para os Desinformados de Plantão:

    Já esta sendo feito Um projeto bem divulgado na mídia (Revistas, Jornais, Radio e Internet) tudo comprovado pelos Organizadores do Projeto, para a reforma da usina desde 2007 a Pedido através da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo de Imbituba Pelo ex secretario de Turismo Paulo J. Sefton e organisadores do Projeto Wladimir da Silava Pinto, Walter P. Tavares e Felipe Caramori (Filho do Deputado Reno Caramori) na qual apóia o projeto. Passado no dia 12 de dezembro de 2007 a Jeziel Pamato de Souza DD.ADM. do Porto Cia. Docas de Imbituba -SC , para a liberação do prédio da Usina. Representada neste ato pela Secretaria de Turismo de Imbituba. (Oficio Seplan nº 100/2007) que espera uma decisão ate 2010, para uma solução do repasse ao Município ou a uma Fundação que captara recursos pela lei Ruane através de empresas que posam entrar, para a reforma da usina, nos foi passado o plano de Ação no valor inicial R$ 700,000 reais.
    O Museu do Surf de Imbituba unira as associações de surf da região e escolinhas de surf , será criada em suas dependências, oficinas de trabalho para as crianças carentes de Imbituba, mantendo a arquitetura do local. Sem prejudicar seu contesto arquitetônico
    Em 2008 foi feita uma exposição no Hotel Imbituba com autorização da Emacobrás (Empreend. Agroind.Com.do Brasil S/A) para a primeira Mostra Museu do Suf de Imbituba. No WCT 2008, através de fotos antigas e Relatos de surf e utensílios da época do Esporte e da região , Junto a Cultura Educação e Esporte. Na qual recebeu o apoio da Prefeitura de Imbituba, Grupo RBS, Patrocinador do evento (Hang Loose Santa Catarina Pro 2008) no Folder de divulgação do evento que consta na programação de atrações Cidade do Surf, Museu do Surf 29/10 a 05/11 de 2008 com palestra APA Baleia Franca, Educação Ambiental, Exposição Fotográficas: Baleia Franca e História do Surf, Noite de Autógrafos, Workshop Dr. Joel Steinman e Filmes de Surf, no Hotel Imbituba, e mais o apoio da CDL, Comércio de Imbituba, agencias Portuárias, Mormaii e outras.
    Em 2009 estivemos divulgando o projeto de novo com exposição e palestras para estudantes das escolas do município e Show com Bandas no Swell Bar.
    E agora em 2010 tivemos apoio no estande Almasurf na Cidade do Surf , divulgando o projeto através de baners, falando do Projeto com fotos da Usina. Na qual o titulo de nossa campanha e (Apóie esta idéia !!!) e matérias para fora do pais, assistido por mais de um milão de pessoas. Em Nosso livro de Apoiadores consta assinatura de pessoas como,
    Beto Martins Prefeito de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza,(Adm. Port) Leda S.S.G.P de Souza(Scr. Cultura, Educação e Esporte ) Gilberto Barreto(Dr. Porto), Gean C. Fermino,(vereador) Paulo Sefton , Dorlin Nunes Junior(Vereador), Cristiano Lopes de Oliveira(Pr. Câmera Vereadores) Katz Sullyman Fernandes(Pr. ASI) Teco Padaratz,
    Chandi Fontes, Dani Boi, Ricardo Bocão, Perdigão (organizadores WCT) e Surfistas Renomados como Kelli Slater, Jadson André e Professores das escolinhas de surf de Imbituba, Tânia Candemil, Fabio Carvalho, Leandro Elias (Bananinha) e Capitão Davi.
    Nestes 4 anos de divulgação do Projeto ainda distribuímos mais de 6 mil informativos do Projeto com 20 paginas, que constão os apoiadores do Museu do Surf de Imbituba.
    Agora lutamos por um lugar ao Sol nos apóiem, por favor, pois precisamos tomar uma providencia a respeito da reforma da Usina, para que este Projeto vire realidade.
    De sua opinião.

    Grande abraço a todos:
    Wladimir Silva Pinto (Futuro Presidente do Museu do Surf de Imbituba)Wladimirspinto@msn.com (48)91195809

    Obs. Logo mandarei matérias sobre nossos Eventos e Projetos com fotos

    ResponderExcluir
  20. Wladimir, neste caso, estou dentre os desinformados de plantão. Contudo, há muito deixei de acreditar em promessas.
    Quanto às assinaturas em livro de "Apoiadores", questiono o que isso representou até agora? O que eles fizeram ou realizarão?

    E só por uma questão de informação, quando você escreveu "Gean C. Fermino,(vereador) Paulo Sefton", não se sabe à qual pessoa se relaciona a palavra "(vereador)". Acredito que você quis relacioná-la a Gean Fermino, mas este, embora tenha recebido boa votação, nunca assumiu o cargo de vereador. Atualmente, ele é o chefe da Controladoria do município.

    Obrigado por sua informação e visita.

    ResponderExcluir
  21. Nó no Nómaio 09, 2010

    Sr. Wladimir, qual mídia, quais revistas, jornais, rádios, foi divulgado essa balela toda. Nunca ouvir nada a respeito desse projeto. Também sou uim desinformado. Desculpe pela minha ignorância.

    ResponderExcluir
  22. Sr. Wladimir, estou entre os Desinformados de Plantão,Ja pesquisei na midia, mas nada achei.
    O sr disse ser o futuro diretor, quer dizer ainda não é, e pode ser trocado, faz parte.
    Mas, sr futuro diretor, me informe onde posso encontrar estas infomações.
    Desculpe minha franquesa, gostaria de saber logo, antes que tudo va abaixo. como os casarios ja estão se perdendo, o velho hotel, a usina. e outros que ja foram parte da história de Imbituba e ficaram no passado.
    Por favor estou esperando.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Nosso Livro Apoiador do Museu tem o objetivo de atingir toda a população de Imbituba de porta em porta, para que olhem para o Futuro, Preservando o Passado, pois ele foi o Primeiro passo que demos, para chegar a onde estamos, através da nossa História,
    Ficamos aqui parados sem fazer nada, pois só unidos numa grande corrente podemos vencer os mais fortes, a Palavra do Povo vale muito e pode mudar o amanhã.
    Lembre do velho ditado (Povo unido já mais será vencido). Acredito que possamos mudar, acreditar em nos mesmos, que temos forças para mudar o que eles pensam.
    Que cumpram com suas promessas e realizem o que queremos, não só em tempos de eleições, e sim no nosso tempo real o agora, no presente. Temos que ver resultados e não projetos falhos que não funciona, na qual, a abandono (evasão), por falta de motivação, conteúdo, apoio, onde gera desinteresse dos participantes de um projeto sem futuro e respostas. Não devemos nos calar, pois um dia nossa voz chega a Deus, e as portas se abrirão. Fé, tudo pode acontecer. Amem.

    Nossa mídia: Revista Roteiro 2007/2008, Jornal o Popular e outros, Radio AM e FM de Imbituba, Atlântida (Porto Alegre) waves (História de Imbituba) Por Walter Tavares e Eduardo Rosa.

    Grande abraço a todos:
    Wladimir Silva Pinto (Futuro Presidente do Museu do Surf de Imbituba)

    ResponderExcluir
  24. Wladimir, deixei de publicar seu 3º comentário porque, à exceção da correção feita acerca do "vereador Gean Fermino", tudo mais era igual ao seu primeiro comentário. Cópia fiel.

    Não entendi uma coisa: você será o futuro presidente do museu? E qual órgão ou entidade administrará esse museu? E como será escolhido esse presidente?
    Pela primeira vez vejo um "projeto" sendo elaborado, e que ainda não foi divulgado, mas que já se sabe quem será o presidente e até o montante da verba. Está começando muito mal esse negócio.

    ResponderExcluir
  25. Wladimir, infelizmente também estou entre os "desinformados", possivelmente por não estar ligado diretamente (porque indiretamente, de uma maneira ou outra todo Imbitubense é)ao mundo do surf. De todo modo, parabenizo você e todos os abnegados pela luta empreendida, embora constatando que sem muito sucesso. Coloco-me a disposição pessoalmente e também a OAB/Subseção de Imbituba (pelo menos durante o meu mandato até 2012) auxiliarmos na busca de ações efetivas para resolver a situação. Me desculpe a franqueza mas entendo que os responsáveis e autoridades estão apenas enrolando e testando a tua paciência, como estão fazendo com todos nós no tocante aos demais prédios históricos de Imbituba. Aliás, o assunto pode ser resolvido a curto prazo através da criação de uma OSCIP formada pelas associções de surf da região, a qual poderia obter o prédio do museu em comodato por, por exemplo, 30 anos, e captar recursos nas três esferas do governo a fundo perdido.
    Fico no aguardo.

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  26. Agardeço sua atenção ao responder a midia que vcs usam.E assim entendi pq niguém sabe.
    Vcs tem usar o Diario Catarinse, e nnão entendo pq a rádio Atlântica de Porto alegre, se temos amesma rede em Florianópolis que é mais ouvida em nossa cidade.
    Concordo tbm com o Pena,se é um projeto, como o sr ja sabe que vai ser o presidente?Sendo que todo projeto, tem que estar registrato e com membros para votarem. E por fim a a escolha do presidente, por vontada da maioria.Isto é democracia.Penso que vcs deveriam ouvir as sugestões do Dr.César, já que vc tem a intenção de fazer.
    Ser por politica, vai ficar na gaveta e a casa vai cair.
    Amo esta terra, e gostaria muito que sua cultura fosse guadada e bem administrada.
    Tenho certesa que todo o Imbitubence vai lutar para que seja realizada. Tendo seriedade, sendo apolitico.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. A(o) leitor(a) que enviou boa crítica sobre a falta de preservação de nomes e monumentos históricos, informo que, com pesar, não publiquei seu comentário porque você não observou os requisitos para publicação, conforme estabelecidos logo acima do campo destinado para comentar.
    Se você quiser enviar novamente - e gostaria muito que o fizesse -, leia atentamente as regras. Se você não lembrar tudo o que escreveu, basta solicitar-me por email que eu remeto todo o teor.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  28. A mídia chegou a quem queríamos que chegasse, creio não depender agora da mídia e sim de ações para que este projeto vire realidade, muito trabalho pela frente, pois só eu sei o que eu passei e estou passando, me dedicando a isto praticamente, todos os dias da minha vida.
    A muitas pessoas que virão comigo, que acreditam em minhas idéias e resultados.
    Nosso lema é Apóie esta Idéia. Considero-me futuro Presidente do museu, não o Presidente, pois é claro que vai haver votação a vaga vai estar lá sendo eu ou outro e sera a presidencia, e eu serei candidato, assim como os outros que poderão ser os futuros candidatos a presidente do Museu do Surf.
    O projeto foi elaborado por min e pessoas de confiança e não largarei nas mãos de irresponsáveis, e sim de pessoas que acreditarão em mim, desde o começo, apoiando o projeto. Pois num conselho todos tem que ter os mesmos objetivos, conselho unido em um único ideal para que o projeto siga seu rumo, criticas construtivas. Para min agora não são idéias jogadas ao vento tem muito trabalho por trás delas, dias e noites dispendiosos de suor e lagrimas, que não me arrependo que passei, pois sei que vou ter outras iguais e mais fortes, e estarei lá para lutar por elas, pois não e fácil sair do nada, para realizar um sonho, que não e só meu, e sim de topa a pessoa que se importa por algum ideal. E acredita em realizá-los.

    Logo Voltarei com resultados positivos ai sim terá uma divulgação maior e detalhada, pois agora não passa de um projeto, tenho muito trabalho pela frente para organizá-lo. E não divulguei muita coisa a inda só nas minhas exposições e palestras que realizamos no WCT (só nos dias de eventos foi divulgado na mídia)
    Agradeço as criticas construtiva, pois através delas é que crêssemos e aprendemos a ser pessoas de bom caráter, ser humano.
    Quando o projeto estiver finalizado o colocarei exposto para que critiquem, toda a idéia será bem vinda, idéias construtivas.


    Grande abraço: a todos
    Wladimir Silva Pinto
    (Futuro candidato a presidente do museu do surf de Imbituba - SC-Brasil)

    ResponderExcluir
  29. Dr.César de Oliveira
    Farei uma visita a OAB
    Depois que li por cima os Autos n° 030.08.002193-0 datado de Imbituba (SC), 03 de março de 2009, sobre as Torres Gêmeas, pensei em lhe visitar. Antes de saber deste possesso em 2007 eu falei para o Prefeito do Projeto do Museu do Surf e ele colocou muitos obstáculos na frente, tão logo passou os dias recebi a noticia do secretário de Turismo da época, para colocar lá o Museu (Torres Gêmeas) ao lado da Radio, por ter pouco espaço não nos interessou, mas seria um bom começo, nunca nos chamarão, depois de mais dias escutei da Educação Cultura e Esporte que a prefeitura, pretendia criar um cinema e teatro no andar superior e a casa do artesão no térreo com oficinas, e não os Museu do Surf, idéias que vieram depois das minhas, agora tudo mudou a prefeitura tomara conta e o Museu está surfando numa onda sem fim e sem destino.
    E seus ideais clonados ao longo do caminho sem lógica nem uma.
    Pois vendo isto resolvi me calar deixar nas mãos de Deus:
    Chegaremos lá por nossos méritos e muito trabalho, pois acredito na justiça.


    Muito obrigado pela dica: vou lhe procurar

    Wladimir Silva Pinto.

    ResponderExcluir
  30. Sr.Wladimir, em uma de suas postagem acima o sr. fala que:"Povo unido jamais será vencido." e concordo com o sr. tudo o que desejamos vem dos nosos sonhos e vai depender de nós realizar ou não. Isto me faz lembrar, um grande homem.
    Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho". Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965. Os anos passaram e o sonho foi persseguido com todos os que sonhavam, que deveriam ser todos iguais e julgados por seu carater e não pela cor da sua pele.Hoje o Estados Unidos da América tem um presidente negro.
    Este é um exemplo de sonhar com ajuda de todos, pq assim consegue-se fazer do sonho realidade.
    Mas abaixo o sr. diz que a midia chegou a quem o sr queria. Se é de interesse de todos pq só aos que foram de sua escolha?
    Sonhos pesoais , são nosos, mas, sonhos de uma sociedade tem que ser sonhado junto para haver força e união para ser ralizado.
    Una-se ao povo e o sr vai ter a vitória, que não será somente sua, mas de todos nós que desejamos que o pasado esteja vivo no FUTURO.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Sra. Marlene kjellin

    A mídia chegou a quem queríamos que chegasse não eu, nós o Povo ao conhecimento dos Governantes.
    Nosso Governador. (como Martin Luther King Falava “Todos os homens são iguais”).
    Se todos somos iguais temos os mesmos pensamentos acho eu wladimir


    Martin Luther king

    "Temos de enfrentar dificuldades, mas isso não me importa, pois eu estive no alto da montanha. Isso não importa. Eu gostaria de viver bastante, como todo o mundo, mas não estou preocupado com isso agora. Só quero cumprir a vontade de Deus, e ele me deixou subir a montanha. Eu olhei de cima e vi a terra prometida. Talvez eu não chegue lá, mas quero que saibam hoje que nós, como povo, teremos uma terra prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com meus olhos a glória da chegada do Senhor".

    Se eu puder, ajudar alguém a seguir a diante, alegrar alguém com uma canção, mostrar o caminho certo, cumprir meu dever como cristão, que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então minha vida não terá sido em vão.
    Frase de uns dos
    Último discurso
    de Martin Luther king

    Meu objetivo é mostrar que unidos acharemos soluções, para chegarmos ao caminho certo.
    E tornar realidade este Projeto, com clareza e honestidade unidas, acompanhado todos os dias de nossas vidas..

    Grande abraço:e muito obrigado
    Wladimir S Pinto

    ResponderExcluir
  32. Sitei martin luter kig, como poderia ter sidado Mandela.
    Mas acredito que agora estamos chegando a um acordo.

    ("Meu objetivo é mostrar que unidos acharemos soluções, para chegarmos ao caminho certo.
    E tornar realidade este Projeto, com clareza e honestidade unidas, acompanhado todos os dias de nossas vidas..")
    Ninguém podera tirar este mérito,Muitos sonham e tem medo de seguir em frente, o que não é o seu caso, que esta expondo um desejo.Seu sonho e queja deve ser de muitos. A bandeira esta asteada.Agora é só se unir a sociedade e aproveitar o local não só para o museu do surf, mas da própria usina, e outras tantas riquezas que tem em mosso município, assim teremos um museu de qualidade.VAMOS SONHAR JUNTOS. Boa Sorte.
    Obrigada.
    Marlene kjellin

    ResponderExcluir
  33. HEHE projeto de reforma de 2007, 3 anos e nada muito bom isso, Pena nos EUA, as crianças estudam e aprendem História da cidade e estado onde moram, do resto do mundo aí sim, é um estudo superfícial só o mais importante, mais nada é mais importante do que o lugar de onde voce é!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá Pena. Sei que foi uma discussão de maio deste ano, porém, gostaria de acrescentar que soube desse projeto e enviamos o nosso como parte dessa “idéia” mas até hoje não soube de mais nada. Atualmente (mês de setembro), conseguimos formalmente com o Apoio da ADESI e Jesiel Pamato uma sala na Usina para dar continuidade ao nosso trabalho com teatro na cidade (trabalho sem fins lucrativos). Acredito que conseguimos o espaço por estamos valorizando a cultura da nossa cidade, já que a quase cinco anos fazemos teatro sem ser muitos conhecidos pelos imbitubenses exatamente por falta de espaço. De certa forma estaremos em dezembro com e no próximo ano, na medida do possível, cuidado do espaço sem alterá-lo e fazendo teatro lá (com apresentações regulares). No entanto nosso maior interesse e valorizar o museu e fazer com que as pessoas o conheçam através do teatro e passem a olhá-lo com outros olhos, não de interesse, mas por amor as nossas coisas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Para o leitor que enviou comentário sobre a matéria do DC a respeito da prisão do corretor de imóveis de Imbituba, informo que não publiquei seu comentário porque não atendeu às regras estabelecidas para comentar neste blog.

    Embora eu não tenha falado sobre esse assunto aqui no blog, na época da notícia veiculada no DC comentei o fato no meu perfil no Twitter.

    ResponderExcluir
  36. Ao estudante de hotelaria que enviou comentário ao blog sugerindo que Imbituba se espelhasse em Laguna, quando o tema é monumentos históricos, informo que seu comentário não foi publicado porque não foram observadas as regras para comentar. Leia as regras expostas acima da caixa de comentário e envie um email para o blog complementando seu comentário. Cumpridas as regras, seu comentário será publicado.

    Aguardo.

    ResponderExcluir
  37. Cândido, já recebi seu comentário e enviei um email a você.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Fala ai Wladimir... e o museu???

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.