Jorge Coelho lança o livro "Triângulo das Bernunças"

Ontem, no Praia Clube, participei do lançamento do livro (Triângulo das Bernunças) do cantor e compositor Jorge Coelho.
Como eu tinha um compromisso hoje cedo, não pude ficar até o fim daquele grande espetáculo, em cujo palco revezaram-se João Rosa, João Rodrigues e Sueli (The Claytons), Igor, Dorlin, Geo, Ferreira, Tavinho e Bernardo, que homenagearam o simpaticíssimo e talentoso Jorge.

Quem não foi, perdeu uma boa oportunidade de ouvir boa música cantada e tocada por excelentes músicos da cidade. Isso sem contar as hilárias histórias de Jorge, como também seu emocionante relato de alguns momentos de sua vida e de sua luta contra o mal de parkinson, que busca no violão e na música sua força para seguir adiante.

E em meio a seus relatos, Jorge agradeceu às pessoas que compareceram - e que o ouviam atentamente - e disse: "prefiro ter 200 amigos a 500 mil eleitores!"

Diante daquele maravilhoso evento, fiquei pensando sobre a questão cultural em Imbituba. Com tantos imbitubenses talentosos, muito pouco se faz para promovê-los. Muito pouco se faz para divulgar. E a população, ou por não saber, ou por não querer saber, deixou de participar e assistir àquelas apresentações musicais sensacionais. Momentos de puro e sadio lazer, momentos de energia para a vida e a alma.

Pensava eu: tantos showzinhos medíocres são comprados por fortunas e realizados na Zimba, cuja a maioria de adolescentes e jovens pagam ingressos para ouvir letras sem sentido e músicos de valor questionável. Ali, naquele momento, sem pagar nada, sem qualquer investimento público (acho eu), podia-se viver raro momento de cultura musical em Imbituba.

Paga-se para ver futebol. Paga-se para entrar em clubes e dançar ao som de músicas de gosto duvidoso. Paga-se para participar de inúmeros eventos que em nada tem de cultural.
Quando aparece um político de fora, aglomeram-se multidões para ouvir abobrinhas, inverdades e promessas que nunca serão cumpridas, e ainda aplaudem. Mas esses mesmos imbitubenses, que criticam a falta de opções de lazer noturno, são os mesmos que não prestigiam eventos como o de ontem, mesmo sendo gratuito.

Mas como gosto de divulgar o que é bom, deixo aqui um pouquinho do que vocês perderam. Deixo alguns momentos de Jorge Coelho e Igor do Canto Perfeito.

2 comentários:

  1. 'Pena' você tem toda razão!

    Na minha opinião o buraco é ainda mais em baixo...

    Jorge Coelho é talvez o mais forte exemplo de quem cultiva a NOSSA verdadeira identidade cultural!

    Infelizmente esta identidade não é valorizada pela mídia local e muito menos pela nacional...
    Como o povo é facilmente hipnotizado pela mídia, acaba esquecendo de nossa história e de nossa força.

    Acaba torcendo pelo flamengo (ou pelo vasco.. tanto faz..) canta música sertaneja, já dançou lambada, já desceu na 'boquinha da garrafa', gosta de música pseudo indiana e só Deus sabe do que vai gostar no futuro...

    Uma pessoa sem identidade, não sabe o que é, não sabe o que vai ser, fica sem rumo.

    Um povo feito de pessoas sem identidade é um povo sem cultura.

    E a cultura é um dos caminhos para a construção de sociedade melhor!

    Arthur Cavalcanti Ladenthin

    ResponderExcluir
  2. Arthur, parabéns pela sua crítica!
    Aqui, em Imbituba, nenhuma das duas rádios toca as músicas de Jorge, preferindo tocar essas merdas engarrafadas que boa parte da população gosta de ouvir. E as rádios, portanto, têm uma enorme parcela de culpa pela falta de cultura. Elas podem contribuir bastante ou não com a alienação do povo brasileiro. E se sabendo que a maioria das rádios são de políticos, evidentemente que quanto mais alienação, melhor.

    Obrigado por retornar.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.