Uma folga por uma arma de fogo

Matéria de hoje no Diário Catarinense traz um assunto polêmico sobre segurança pública. O 7º Batalhão da Polícia Militar, que comanda o policiamento de várias cidades da Grande Florianópolis, decidiu dar um dia de folga a cada policial que conseguir tirar uma arma de fogo de circulação.

A medida passou a valer no último dia 04, tendo como objetivo, segundo a matéria veiculada, “valorizar o trabalho dos policiais” militares. E, com o recolhimento de armas, diminuiria a criminalidade.

Embora tenha surtido efeito positivo no recolhimento de armas, conforme informações do comandante do 7º BPM, a medida pode ser questionada, do ponto de vista administrativo. Se recolher armas ilegais ou irregulares é uma obrigação de qualquer policial, por que ele deveria ser gratificado por isso? Por outro lado, havendo reflexo positivo na diminuição de armas usadas pelos criminosos, a medida deveria ser colocada em prática em todo o Estado, com base na premissa “não importa os meios e sim o resultado”?

2 comentários:

  1. Acho um absurdo, uma vergonha, como se não bastasse policiais militares em banda, servindo cafezinhos e dando uma de porteiro nos palácios do governo, na assembléia legislativa, no tribunal de justiça e fóruns do estado, com gratificação extra para isso é claro, mas e o povo? a segurança nas ruas? Oficiais que muito recebem para o pouco que fazem já não vão para as ruas e agora o praça que no exercício de sua função recebe esse gracejo, ao meu ver ilegal, diminuiremos e muito a presença da polícia na rua. Talvez seria melhor liberar as armas e cada um que cuidasse da sua segurança individualmente, polícia militar pra quê?

    ResponderExcluir
  2. Leitor, eu também vejo um desperdício de recursos humanos a utilização de policiais nesses locais, pois retira pessoal da "segurança pública". Melhor que cada órgão tivesse sua própria segurança e pagasse por ela.
    Sua conclusão, porém, embora como desabafo, com ela não concordo. A polícia militar tem sua importância e é imprescindível à sociedade, no modelo de segurança pública vigente. Talvez, seu gerenciamento é que não vem sendo adequado às necessidades da população em geral.

    Agradeço sua opinião e solicito que retorne, mas observe a regra estabelecida, sob pena de não ter seu comentário publicado, por usar a identificação "anônimo".

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.