Imbituba necessita de mais segurança pública

Leitores, vejam esta matéria divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura:
Imbituba é uma das cidades que mais vem crescendo no Estado de Santa Catarina e, como toda mudança, há o bônus e o ônus do desenvolvimento, como a segurança da cidade, por exemplo.
Para tratar deste assunto que na última semana foi bastante discutido, visto que uma mesma relojoaria no centro da cidade foi assaltada duas vezes em menos de dois meses. O prefeito Beto Martins, o Presidente da CDL, Marcos Luiz de Assis e empresários reuniram-se nesta segunda-feira (29/06) para agir enquanto Poder Público e entidade.
O presidente da CDL ressaltou que o crescimento da cidade reflete no aumento de assaltos e isso deve ser combatido o quanto antes. “Precisamos unir forças e tomar providências antes que sejamos surpreendidos com novos ocorridos”.
Segundo o prefeito, medidas devem ser tomadas em curto prazo, pois com o evidente crescimento do porto e do turismo o aumento do número de pessoas e a visibilidade do município é conseqüência.
Uma das ações que já será colocada em prática será a disponibilização de uma viatura da Polícia Militar, todos os dias, por 24 horas, nas principais ruas do município dando prioridade ao comércio, sendo o combustível dividido entre prefeitura e CDL, no prazo máximo de três meses até que a mesma seja efetivada através do Estado.
Ainda na reunião o Prefeito Beto Martins conversou por telefone com o Diretor de Segurança Pública do Estado, Eliseu de Souza, solicitando uma reunião a fim de que seja levada à secretaria as dificuldades que estão sendo encontradas pelo Município na questão de segurança. O Diretor comprometeu-se em agendar a reunião.
Leitores, o Estado é quem tem a obrigação de fornecer combustível às viaturas e dar segurança aos cidadãos catarinenses. O Estado tem dinheiro para isso. Só o que faltava era o prefeito e o presidente da CDL tirar dinheiro dos contribuintes e associados para encherem os tanques das viaturas! A Polícia Militar tem o dever de estar presente nas ruas do centro da cidade, diuturnamente, sem precisar que o município desembolse um tostão para isso.
Será que no futuro o município também comprará as armas?

É fácil observar que no início, meio e fim do horário de funcionamento do comércio não há policiamento adequado nas ruas do centro.
Não raras vezes é possível ver veículos estacionados quase no centro das vias, atrapalhando o trânsito, sem que haja fiscalização policial para combater esses abusos. Em casos de crimes, então, o que esperar? Se houve assalto a uma relojoaria, no centro, à luz do dia, é sinal que a segurança não anda muito boa e os criminosos sabem disso.

E por falar em segurança, outro dia, em razão de assaltos praticados em postos de combustíveis, no mesmo período em que essa relojoaria foi assaltada, os proprietários dos postos reuniram-se na câmara de vereadores com um representante da Polícia Militar, sem convidarem o delegado de polícia da cidade. Dizem que o delegado soube da reunião e, visivelmente indignado, adentrou o recinto, para constrangimento daqueles que organizaram a reunião para tentarem resolver um problema de criminalidade, convidando apenas metade da solução.

Então é assim! Uns se reúnem aqui, outros acolá, quando deveriam todos os envolvidos sentarem para tomarem medidas que venham trazer mais segurança.

18 comentários:

  1. Concordo com vc PENA... vc sabia que a CDL paga o aluguel da casa do Comandante da PM... está lá no Balanço é só olhar, no Jornal da CDL.

    ResponderExcluir
  2. Leitor, eu não quero acreditar nisso! Eu prefiro que você esteja mentindo a ter isso como verdade, pois seria um verdadeiro absurdo! Funcionário público não pode receber esses "mimos", seja lá a que título for. E sendo o comandante de uma companhia, deve dar exemplo a seus subordinados.
    A troco de quê a CDL estaria pagando o aluguel?
    Imbituba não pode ser igual a Sucupira!

    Obrigado por sua informação.

    ResponderExcluir
  3. Em relação à CDL, juntamente com a Prefeitura pagarem o combustível de uma viatura da PMSC, é porque a mesma não está incorporada ainda a PM de Imbituba, e como esta viatura estava parada, a CDL e a Prefeitura acharam melhor ajudar durante 3 (três) meses. Em relação à casa do comandante, este pagamento já vem sendo feito desde a gestão anterior da CDL. O pagamento é feito também pela ACIM e PREFEITURA. Esta decisão foi tomada porque nunca um comandante a PM residia em Imbituba, e qualquer problema ele nunca estava na cidade. Sempre em Florianópolis, Laguna ou Tubarão. Com o pagamento da casa, agora o comandante da PM reside aqui em Imbituba.

    ResponderExcluir
  4. Leitor(a), ainda não vejo justificativas para isso. Se os outros comandantes nunca ficavam aqui, quando tinham, por lei, a obrigação de aqui residirem, por que não se reclamou disso na Secretaria de Segurança?
    E se daqui a pouco o delegado também resolver morar fora da cidade, a CDL e a prefeitura também vão pagar o aluguel da casa dele, ou do juiz, ou do promotor?
    Penso que o pagamento é ilegal, tanto para quem paga como para quem recebe.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. E já começaram a encher o tanque da tal viatura que ia ficar no centro? Porque não vejo viatura nenhuma. Moro no centro e a noite só passa catador de papelão e um senhor de bicicleta com apito na boca!

    ResponderExcluir
  7. Leitores, vamos aguardar para saber se haverá resposta policial a contento.

    Recebi outros comentários a respeito desta postagem, mas só vou publicar amanhã, depois de verificar a veracidade das informações.

    Obrigado pelas participações.

    ResponderExcluir
  8. Como informei no meu comentário anterior, recebi vários comentários (7) anônimos que, aparentemente, foram escritos pela mesma pessoa.
    Deixei de publicá-los porque não estão de acordo com as diretrizes deste blog. O teor deles fazem menção a fatos que não posso provar ou usam termos que beiram a injúria.
    Sugiro que suas reclamações sejam endereçadas a algum órgão da segurança pública.

    ResponderExcluir
  9. Será que o promotor não vai fazer nada contra isso se isso é ilegal? porque a CDL e a prefeitura nunca divulgaram isso nos jornais de imbituba? de certo nem os associados da CDL sabem disso. que vergonha um oficial recebendo casa alugada pra ficar na cidade se isso é obrigaçao dele. Pena já tinha ouvido falar do blog mas nao sabia que tinha tantas coisas interessantes. parabéns.

    ResponderExcluir
  10. "Indignado", obrigado pela visita e elogio.
    Espero que a prefeitura deixe de arcar com essa despesa sem sentido. A CDL, porém, se quiser continuar pagando, é problema deles, pois é dinheiro privado.
    Se o Ministério Público vai fazer alguma coisa, sinceramente, não sei.

    ResponderExcluir
  11. Zé coitadojulho 09, 2009

    Pena, acho que esta fease diz tudo: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus. O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra, e ter vergonha de ser honesto".
    Rui Barbosa

    Está na hora do povo se manifestar, chega de pensar em futebol, cerveja e samba.

    ResponderExcluir
  12. Zé Coitado, sempre gostei desta frase. Pena que é sempre atual. O povo se cala. E por este silêncio, não sei até quando vou conseguir manter este blog no ar. Se houvesse mais participação dos cidadãos, aqui, com certeza eu não estaria pensando no fim.
    O povo prefere a acomodação a ter que agir.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  13. Olha Pena, sei que o dnheiro do CDL é privado, em termos, assim como o dinheiro das grandes emissoras de televisão que também, em termos, é privado e acham que podem pagar o quanto quiserem e para quem quiserm, mas acho que "esses dinheiros" não são tão privados assim, pois estas entidades na verdade vivem de benécias do poder público e, mais, mesmos que fosse dinheiro exclusivamente privado um funcionário público, seja lá quem for, não pode, sob pena de incorrer em crime, receber tais vantagens, pois se o CDL tá pagando o aluguel do Zé PM é porque tem interesse privado nisso, não é porque o CDL quer fazer caridade com quem ganha um péssimo salário (regra pra quase todos os funcionários públicos desse Estado), até porque têm pessoas em situações financeiras muito pior e não vi o CDL preocupado com isso. Bom, Pena quero saber se o Ministério Público Militar já tomou conhecimento dessa vergonhosa situação, prá não dizer CRIME.

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando a polêmia, gostaria de saber o que o Pena acha de uma Polícia única, de natureza civil e com seus membros bem remunerados e treinados. Gostaria de ver nesse blog uma matéria sobre o assunto, já que no Congresso Nacianal há diversas emendas constitucionais nesse sentido.

    ResponderExcluir
  15. (Ao penúltimo leitor que comentou)
    Leitor(a), sua afirmação está corretíssima. E, sobre essa impossibilidade de o funcionário público receber dinheiro, eu comentei acima. E não é só dinheiro do CDL. Como foi comentado por um(a) leitor(a) que tentou justificar a "ajuda financeira", a prefeitura também está bancando parte do "mimo" dado ao comandante.
    Não sei se o fato já é de conhecimento do MP Militar. O fato está aí!

    Com referência à solicitação para que eu diga o que penso sobre uma polícia única e para que seja postado no blog conteúdo a respeito dessa unificação, tentarei escrever na próxima semana, depois que esvaziar minha pauta, que está atrasada.

    Obrigado pelas participações.

    ResponderExcluir
  16. Olha, se a Preitura também está investindo verba pública para beneficiar particular certamente há desvio de finalidade do dinheiro público o que configura diversos crimes, entre os quais, o crime de improbidade administrativa de competência da justiça estadual. Cade o promotor da cidade que ainda não viu isso?

    ResponderExcluir
  17. Tem de ser apurado desde quando esses pagamentos estão sendo feitos, pois, conforme um comentário acima, eles são realizados há muito tempo e beneficiaram outros comandantes.

    ResponderExcluir
  18. Ao leitor que disse acesar o blog pela primeira vez, mas já lia minha coluna no jornal, informo que, infelizmente, não pude publicar seu comentário, pois não foram observadas as regras acima estabelecidas para comentar.
    Mesmo havendo só elogios em seu comentário, devo cumprir o que eu mesmo estabeleci.
    Para seu conhecimento, caso ainda não saiba, a coluna no jornal deixou de ser publicada pelos motivos expostos aqui no blog, em postagem que você poderá ler acessando este link: http://blogpenadigital.blogspot.com/2009/08/jornal-popular-catarinense-nao-publica.html

    Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.