A pesquisa que ninguém viu

Hoje à tarde, recebi um release da imprensa da Câmara de Vereadores que você também poderá ler amanhã em alguns jornais e sites.
A informação que veio nesse release dá conta de uma certa  "pesquisa de opinião pública".
Tendo em vista que não ouvi falar nada a respeito dela, resolvi saber como teria sido realizada.

Diz o teor do release:
Vereadores são premiados por instituto

Nesta quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Imbituba foi informada pelo Instituto Tiradentes que, através de uma pesquisa realizada em seu site, os vereadores: presidente da câmara, Rogberto de Farias Pires, o Rogue da Estiva (PPS), vice-presidente Elísio Sgrott (PP) e Zeli Pires (DEM) foram avaliados como os melhores vereadores da cidade.

Segundo comunicado do instituto, a pesquisa é de opinião pública, com base em metodologia científica. Com isso, o instituto vai conceder aos agraciados a Medalha Imperador Dom Pedro II, que é conferida apenas mediante criteriosa seleção de políticos com aprovação na mencionada pesquisa e que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade.

“É realmente uma grande honra ser lembrado por um trabalho. Temos a obrigação e a vontade de ajudar da melhor forma possível nossa cidade e esse prêmio é um estímulo para que nos doamos ainda mais em nosso trabalho, onde nosso objetivo é ter uma Imbituba melhor”, ressalta o presidente da câmara.

A entrega das comendas será feita em sessão solene ao final do 41º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, no dia 14 de maio, em Florianópolis.
Leitores, liguei para o tal Instituto Tiradentes e soube que a tal pesquisa de opinião pública "com base em metodologia científica" nada mais foi do que uma enquete (foto ao lado) colocada no site dessa entidade. Ou seja, não há nada de científico nisso. Não é uma pesquisa com base em idade, sexo, escolaridade, etc e tal. É uma mera e simples enquete como aquela que fiz recentemente aqui no blog e que deu aquele problema todo.

A mulher que me atendeu ao telefone, de nome Vitória, disse que não havia como votar mais de uma vez. E bateu o pé dizendo que não havia como. Sim, não há, desde que você espere algum tempo e vote novamente. Ou utilize um outro navegador. Todas as possibilidades que já informei naquele artigo sobre a recente enquete neste blog.

Vitória informou que eles encaminham para as câmaras de vereadores de todo o país folders de propaganda da enquete e material para ser divulgado nas rádios das cidades, solicitando que as pessoas acessem o site e votem no seu vereador preferido.
Alguém viu alguma rádio em Imbituba fazendo propaganda disso? Algum jornal? Eu não!

Então perguntei a Vitória quanto se pagava para receber essa premiação. "Nada", respondeu ela. Então, pensei: se não se paga nada, por que esse Instituto gasta com isso e ainda distribui medalhas? Ah!, o simpósio! Acredito que para participar dele é preciso pagar. É óbvio! E só recebe a dita "comenda" se participar do simpósio. Está explicado. Mas propaganda desse tipo, sem "base científica", é propaganda enganosa!

E se vocês acessarem um artigo que publiquei em 2009, verão que não é a primeira vez que isso ocorreu em Imbituba.

Recentemente, uma outra premiação dessas foi publicada num jornal local. O empresário se disse surpreso em ser premiado. Ora, a metodologia usada foi a mesma; apenas mudou o site. Como era empresa privada, não falei nada, pois aí vale a propaganda comercial. Já na política...

7 comentários:

  1. Penélope Charmosaabril 29, 2011

    Só digo uma coisa: L A M E N T Á V E L !

    ResponderExcluir
  2. Pena,
    Realmente todas as Câmaras devem ter recebido,a nossa também. O ano passado também iria receber o "prêmio" só que rasguei o papel e joguei no lixo, pois não tenho dinheiro para gastar dessa forma. O vereador premiado paga sim, para participar do evento, paga o jantar e mais algumas coisas, enfim, paga para receber o prêmio. É uma maneira que a empresa encontrou de ganhar dinheiro. É um absurdo, infelizmente ainda existem pessoas que acreditam e perdem dinheiro. A população deveria avaliar os políticos e premiar de fato quem merecesse ganhar, e isso poderia ser feito através do voto consciente. Mas na maioria das vezes não é isso que acontece. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Vereadora Elina, eu penso que esse tipo de fato pode ser considerado até como uma falta de ética para com os outros vereadores, pois se dá
    publicidade ao que se sabe não ser verdadeiro. E publiquei porque entendo que a população não pode ser levada a acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  4. Minha opinião.

    Na exposição da situação acima, vemos que na mentalidade de algumas pessoas a busca de recompensas por seus objetivos são conseguidas não importando os meios.

    É interessante uma reflexão sobre isso. Será que o resultado final realmente é só o que importa? Ou como diz aquele ditado, o fim justifica os meios?

    Na minha opinião, os meios é que justificam o fim. Ser ético é no mínimo uma obrigação de ser "humano"... e responsavel com seus deveres e obrigações.

    Infelizmente, acho que estamos muito longe dessa realidade.

    ResponderExcluir
  5. Aos comentaristas acima e leitores:
    interessante como alguns profissionais e órgãos da imprensa local deram importância a esse fato, como se ele realmente tivesse acontecido conforme anunciado. Sei que boa parte da imprensa de Imbituba leu o artigo acima, mas ignorou a verdade. A imprensa, como tenho criticado bastante aqui, tem contribuído sobejamente para que o cidadão menos informado seja mantido na ignorância, quando sua função é fazer o contrário.

    ResponderExcluir
  6. Revertendo um refrão de um famoso comercial de refrigerante, Imagem é tudo; sede não é nada. Votem otários.
    Sim, chamo de otário o eleitor que se baseia em pesquisas que, foram direcionadas ou sequer existiram, como essa dos vereadores. Políticos pagam fortunas para terem seus rostos estampados na primeira capa de um jornal, tudo pela imagem. Dizem pela cidade que esse valor pode chegar até a 3 mil reais (???). De qualquer forma, somos felizes por ter a internet, pois se dependermos da mídia local, estamos ferrados.

    Ass: Noites em claro.

    ResponderExcluir
  7. Noites em claromaio 13, 2011

    Revertendo um refrão de um famoso comercial de refrigerante, Imagem é tudo; sede não é nada. Votem otários.
    Sim, chamo de otário o eleitor que se baseia em pesquisas que, foram direcionadas ou sequer existiram, como essa dos vereadores. Políticos pagam fortunas para terem seus rostos estampados na primeira capa de um jornal, tudo pela imagem. Dizem pela cidade que esse valor pode chegar até a 3 mil reais (???). De qualquer forma, somos felizes por ter a internet, pois se dependermos da mídia local, estamos ferrados.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.