Esclarecimentos sobre o fim da enquete no blog

Leitores, quando lancei a enquete sobre as eleições municipais, tinha como objetivo principal divulgar o blog, e com certeza essa divulgação ocorreu de forma rápida e estrondosa.

O resultado da enquete, se houvesse honestidade por parte de todos os votantes, poderia ser um indicativo da atual situação eleitoral de Imbituba. Contudo, fui crédulo demais.

Quando escrevi o post "Eleições 2012: vote na enquete do blog", informei como seria realizada a enquete.
Antes de colocá-la no ar, eu a testei em meu lap top e constatei que não haveria como votar duas vezes usando a mesma máquina. Em razão disso, escrevi no post: "Se não houver nenhum truque, nenhum leitor poderá usar a mesma máquina para votar mais de uma vez."

No decorrer da votação, verifiquei na relação de IPs que alguns leitores ficaram conectados durante muito tempo ao blog. Em princípio, como havia uma quantidade grande de leitores acessando o blog e votando, acreditei que alguns permaneciam conectados apenas para verificarem o andamento da votação.

Efetuando novos testes - mas não todos -, verifiquei que se fossem usados navegadores diferentes, poderia-se votar mais de uma vez, como também poderia-se limpar os cookies do navegador, o que permitiria novos votos, infinitamente.

Também testei uma máquina que usasse IP fixo, sem usar os procedimentos acima mencionados. Com essa máquina não consegui votar mais de uma vez. Contudo, era possível sim votar mais de uma vez na enquete usando-se a mesma máquina, quando esta usasse IP rotativo, como aquelas conectadas via wireless.

Por tudo isso, acendeu a luz amarela! Pensei logo em abortar a enquete. Como não havia ainda constatado nenhuma grande fraude na enquete, e acreditando que alguns poucos usuários teriam descoberto como votar várias vezes, mas não o fizeram de forma escancarada, declinei da decisão de retirar a enquete do ar, já que meu objetivo, como disse, era divulgar o blog.

Infelizmente, na manhã de hoje, a luz vermelha acendeu. A diferença entre os números da enquete na noite de ontem, comparando-se com os números da manhã de hoje, era absurda, não correspondendo ao mesmo número de IPs da relação que se conectou ao blog. E a burla ocorreu durante a madrugada.
Não entendo como é que tem gente que se presta a ficar acordado para burlar uma simples enquete. O que não faria para corromper uma eleição?

Nas fotos deste post pode-se verificar que os mesmos IPs se conectaram várias vezes ao blog, em curtíssimo espaço de tempo.
Prestem atenção onde aparece nas fotos o nome "Brasiltelecom.net.br". Nesses casos os IPs utilizados foram poucos, mas fizeram várias conexões ao blog. Esses dados eu tenho em outro programa que uso, no qual as informações são mais detalhadas.
Diante do fato, que chamo de corrupção, decidi retirar a enquete do ar.

Em pesquisas realizadas até agora na internet, não encontrei nenhum tipo de enquete que impossibilite esse tipo de fraude. Se eu encontrar algum, farei nova enquete. Caso contrário, desisto da intenção para não denegrir a imagem do blog. A imagem de quem usou de burla para alterar o resultado, essa eu já conheço.

Um outro fato que observei durante a enquete é que a maioria dos votantes limitava-se a votar, sem ler nada do que estava publicado no blog. Comentar, então, não se fala. Entravam mudos e saíam calados.

Resta-me apenas pedir desculpas àqueles que participaram de forma honesta e que gostariam mesmo de saber qual seria o resultado da enquete, ainda que pudesse ser visto apenas como um simples indicativo eleitoral.

4 comentários:

  1. Marcos Cavalcanteabril 08, 2011

    Boa Tarde Pena,

    Realmente é uma pena (desculpa o trocadilho, hehe).
    Havia achado muito estranho essa votação mesmo. Pois no início o candidato Jaison não possuia nenhum voto, mas à partir do seguinte comentário do Sr. Jaime Pires Júnior no twitter ocorreu uma grande mudança na votação:
    jaimepjr @penadigital não.. só perguntei pq vou la e boto quantos votos vc quiser praele. =)
    9:26 PM Apr 5th via Echofon in reply to penadigital
    Todos sabem a ligação do Jaime Júnior e do seu pai com o referido candidato e sabemos que o Jaime Júnior é formado em Sistemas de Informação, possuindo muito conhecimento na área e com certeza sabendo como burlar uma enquete como essa, assim como deixou explícito no comentário.
    Ao mesmo tempo queria lhe dizer que apesar de ser um leitor assíduo do seu blog e gostar muito do mesmo, não concordo com esse tipo de enquete que como foi levantada acaba prestando um "desserviço" à população pois não leva em conta qualquer parâmetro estatístico e não tem nenhum fundamento. As pesquisas são regulamentadas por lei e não seria incorreto afirmar que sua enquete tenta fazer um papel de pesquisa e na internet, essa não tem validade nenhuma. Quando iniciaste essa enquete e já colocasse "se não houver nenhum truque, ...", você já sentenciou que pela internet pode ocorrer esse tipo de situação. Então, assim como nos alertas para várias situações no nosso cotidiano e de Imbituba, queria lhe dizer que acredito que tenhas cometido uma enorme gafe ao iniciar uma enquete como essa.

    Parabéns pelo blog.

    Grande abraçoo,

    Marcos Cavalcante
    Representante Comercial

    ResponderExcluir
  2. Marcos, discordarei de você:

    1º) não conheço Jaime Jr. nem Jaime pai, assim como também não conheço você; sei apenas que jaime Jr. está na minha lista de seguidores no twitter, com o qual converso raramente;

    2º) você mencionou uma mensagem isolada postada no twitter e precisarias mencionar todo o enredo do que foi uma simples brincadeira, que envolveu vários twitteiros;

    3º) para burlar a enquete, agora sei que não precisa ser formado em sistemas de informação;

    4º) o aumento do número de votos a Jaison, naquela noite, coincidiu com o fim da reunião do PSDB, que ocorria na Câmara, quando lá se comentou e se divulgou a enquete;

    5º) naquela lista, meu voto não foi para o candidato Jaison Cardoso;

    6º) o problema maior ocorreu na madrugada de hoje e não naquela noite e posso afirmar que não partiu de um só IP;

    7º) acredito que esclareci bem a diferença entre enquete e pesquisa, não havendo como confundir as coisas;

    8º) não vou discutir o "desserviço", já que é a sua opinião, mas não vislumbro nenhum dano que essa enquete tenha causado.

    No mais, obrigado pela assiduidade.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pena,

    À partir do momento que você coloca que: "
    O resultado da enquete, se houvesse honestidade por parte de todos os votantes, poderia ser um indicativo da atual situação eleitoral de Imbituba." você está tentando sim substituir uma enquete por uma pesquisa, o que é proibido por lei.
    Não fosse essa a intenção a mesma não seria anunciada em uma Convenção do PSDB. Ora, se numa convenção desse partido ou de qualquer outro a enquete é anunciada e divulgada para todos participarem é porque está tentando se utilizar de uma enquete para tentar colocar um candidato A ou B como em uma suposta vantagem, o que claramente presta um "desserviço" àqueles que possam por desconhecimento acreditar que tem algum valor científico e embasamento.

    Se você não vislumbra nenhum dano que ela tenha causado não entendi o motivo da retirada da enquete e nem a irritação de ter sido manipulada, porque como você bem colocou ocorreu pelos dois lados dessa disputa.

    Mas é assim, cada um com sua opinião e novamente seu Blog levantando assuntos importantes para a cidade.
    Parabéns!

    Grande abraço,

    Marcos Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Caro Pena,

    Pois, pois.

    Bem que te falei que essa enquete ia dar o que falar. De qualquer maneira reafirmo a validade da mesma, falada em meu comentário sobre a medição da febre. Ela está alta.

    Entendo que a mesma embora incompleta, seja um bom indicativo do cenário que desponta no mundo político local com a polarização verificada na disputa para as próximas eleições para prefeito.

    Infelizmente faltou fair play por parte dos envolvidos e a mesma teve que ser abortada, diga-se de passagem em boa hora. Uma pena.

    Sds,

    Cândido.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.