Imbituba: algumas contrapartidas do crescimento econômico - parte I

Leitores, recebi dois trabalhos de pesquisa interessantes, os quais passarei a divulgar a partir de hoje, em partes. Os artigos são atinentes ao Programa de Pós Graduação em Geografia do Desenvolvimento Regional e Urbano da UFSC (nível Mestrado), produzidos pelo leitor Paulo Henrique Schlickmann, residente em Imbituba, e assistido pelo professor José Messias Bastos.

Os artigos visam a analisar o impacto sócio-espacial da indústria do Grupo Votorantim no nosso pequeno município de Imbituba:

No estudo de geografia regional o indispensável e inevitável é a caracterização temporal e espacial, portanto, é crucial identificar o local analisado e em que período. O lugar é Imbituba, Sul de Santa Catarina, com cerca de 40.000 habitantes, tem o porto como base econômica.

Pretende-se analisar o período atual de Imbituba, suas transformações e perspectivas geradas pela instalação de uma fábrica do Grupo Votorantim no território imbitubense. A instalação da fábrica em Imbituba vem carregada de promessas de empregos, vigorosa transformação espacial e alterações na configuração urbana municipal. Portanto, analisaremos Imbituba–SC, suas transformações recentes, pretendendo antever problemas e realizar projeções que possibilite organização racional do espaço Municipal.

As análises se basearão em alguns fundamentos teóricos norteando os estudos frente à realidade, compondo assim fundamentação das análises, dando base ao estudo. O primeiro aporte teórico é em Milton Santos (1976), sobre a Formação Sócio Espacial. Utilizando esta didática tem-se a formação social como concreto, que está sujeito às mudanças históricas, sendo o econômico dado pelas forças produtivas, advindas da relação Homem X Natureza. E, o social, que articula a força humana com seus meios de produção, com as classes sociais e as forças sociais. Nesta categoria entende-se “o plano da história, que é o da totalidade e da unidade de todas as esferas (estruturais, supra-estruturais e outras) da vida social na continuidade e, ao mesmo tempo, na descontinuidade do seu desenvolvimento histórico” (SERENI, 1976, p. 71).

André Cholley (1964) afirma que fenômenos geográficos são resultados de inúmeras combinações provenientes de relações naturais, sociais e históricas, portanto, sua base teórica será indispensável para o entendimento da realidade geográfica.
As questões urbanas serão analisadas junto aos referenciais de Localidades Centrais, de Christaller (1933), de Rede Urbana, de Corrêa (1997), e sobre A Utilização do Solo Urbano, de Lago (1996).

Para entender a realidade do progresso histórico, utiliza-se Lefebvre (1999). Para ele, o movimento da sociedade é composto por continuidades e descontinuidades, progressos e rupturas, provenientes da busca por soluções de problemas atuais, germes de problemas ainda desconhecidos.

Nesta tendência de análise somos convidados a entender a problemática do estudo, na qual, sem ela, seria divagar sem objetivo, caindo, logicamente, em abstrações e futilidades. O que nos aflige são os problemas gerados pela rápida expansão econômica, desordenada e inconsequente, que possivelmente recairá sobre Imbituba, caso não haja planejamento, fóruns populares e organização espacial.
O papel do geógrafo, neste caso, é entender o processo de transformação espacial, destacar possíveis problemas chamando atenção para não cometer erros repetidos, propondo assim alternativas e organização.

Para ser claro sobre o escrito é necessário destacar três pontos. Primeiro, que de forma alguma o autor é contra a implantação da indústria em Imbituba; segundo, que o estudo é provisório, superficial e incompleto; terceiro, se trata de um estudo sobre transformações sócio-espaciais em Imbituba, sendo estritamente geográfico. Já o sucesso da organização urbana será fruto de amplo estudo interdisciplinar.



Leia a segunda parte deste artigo, amanhã.

(A imagem do post foi extraída do site do jornal O Popular Catarinense)

4 comentários:

  1. Prezado Paulo Henrique

    conquanto o seu artigo seja esclarecedor, direto, e sem receio de possíveis retalhações por parte do governo Municipal, poderá ser interessante, e abraçado por entidades políticas locais.
    Coragem é o que falta no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. A Votorantim certamente gerará empregos, e parabéns ao governo Municipal que trouxe uma empresa que gera empregos para Imbituba, mas eu gostaria de aproveitar a matéria para perguntar: O local foi bem escohido? está Empresa está, e estará efetivamente respeitando o meio ambiente (art. 6, IV do Plano Diretor do Município de Imbituba)? Sabemos que parte da mão de obra que está construindo a Votorantim de Imbituba vem de outros estados: O que irá acontecer com estas pessoas que vieram para cá, uma vez terminada a obra?

    ResponderExcluir
  3. Paulo Henrique Schlickmannfevereiro 17, 2011

    Pois então Sr. Paulo von, uma das minhas preocupações ao escrever o artigo era ser transparente, direto e atrativo ao poder público municipal, no entanto, enviei as autoridades e não me retornaram. A preocupação ambiental, que o Sr. Paulo trata com grande atenção, deve ser posta em dúvida, uma vez que o local de instalação da industria fica ao pé de dunas permanentes. É inevitável pensar Imbituba com outra ótica, mas me parece que certas interpretações não chegam aos ouvidos do Governo.

    Att. Paulo Henrique Schlickmann

    ResponderExcluir
  4. Sr. Paulo Henrique,

    a obra da Votorantim já foi embargada uma vez, mesmo que o Sr. Ramiris da Sedurb de Imbituba, havia me dito que estava tudo sendo respeitado à risca! Além disso, me parece que passa um Rio dentro, ou muito próximo da Votorantim....

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.