SC exportará gado de corte via Porto de Imbituba
Desde 2006 iniciaram as tratativas entre o Estado de Santa Catarina e empresários italianos para exportação de gado de corte.
Em 2009, uma missão de italianos vieram ao Estado participar da EFAPI, na Região Oeste, e anunciaram a compra de 3 mil a 5 mil animais vivos por ano.
No fechamento do acordo foi previsto o primeiro embarque para o primeiro semestre do ano passado, mas não lembro se isso ocorreu.
Em setembro de 2009, foi assinado convênio entre o BRDE e o governo do Estado cedendo uma área de 33 hectares, em regime de comodato, localizada no bairro Arroio, em Imbituba, para "realização de atividades de ambientação e concentração" desses bovinos, onde ficariam em quarentena, sendo preparados ambientalmente para a viagem a Itália.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do Estado, "O empreendimento conta com a participação da União de Exportadores e Importadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), que se responsabilizará pelos custos de construção das obras físicas necessárias. A escolha por Santa Catarina se deu pela facilidade de acesso ao Porto de Imbituba e, principalmente, pelo Estado ser o único certificado como livre de febre aftosa sem vacinação do país."
Já numa outra reportagem que li, seria o BNDES quem financiaria a obra.
A construção estava estimada em quase R$ 2 milhões.
"Os terneiros serão fornecidos por um grupo de 360 a 400 criadores das regiões do planalto e do oeste catarinense já selecionados pela Cidasc. Serão aceitos apenas animais de corte de raças européias criados em excelentes condições de sanidade para atender aos requisitos do exigente mercado europeu. O consumidor italiano prefere carnes magras e rejeita altos teores de gordura das raças não-européias."
Em outubro de 2009, uma comitiva italiana, acompanhada do secretário de agricultura do Estado, Antônio Ceron, esteve em Imbituba para conhecer a área destinada para o confinamento e conversaram com o prefeito José Roberto Martins.
Em maio de 2010, uma comissão governamental estadual liderada pelo secretário de agricultura foi a Itália para negociações de exportações e, dentro da pauta, estava o empreendimento em Imbituba.
Os países interessados no gado importado pela Itália são, inicialmente, Tunísia e Argélia.
"Nesta segunda-feira (14), o secretário interino da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Airton Spies, esteve reunido com membros da União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), Fulvio Fortunati e Carlo Siciliani, para discutir a implantação do projeto de importação de bezerros de raças de corte para seus mercados."
Em notícia divulgada nesta semana, pela assessoria de imprensa oficial, o centro de confinamento necessitá de um investimento no valor "de até um R$ 1 milhão para abrigar de 4 a 5 mil bovinos de corte."
Na última terça-feira (15), de acordo com matéria que acessei, teria ocorrido uma reunião entre o prefeito José Roberto Martins e o "diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária e a assessora de Defesa Sanitária Animal Secretaria, Roni Barbosa e Daniela Carneiro do Carmo", acompanhados dos italianos interessados na importação de gado.
Leitores, Imbituba parece estar passando por um ótimo período de progresso, fazendo-se necessário, mais do que nunca, políticas públicas que suportem esse desenvolvimento rápido, visando à qualidade de vida de seus habitantes.
Os artigos que comecei a publicar hoje trazem uma reflexão sobre essa necessidade de adequar a cidade ao seu futuro de progresso agressivo.
Leitores, Imbituba parece estar passando por um ótimo período de progresso, fazendo-se necessário, mais do que nunca, políticas públicas que suportem esse desenvolvimento rápido, visando à qualidade de vida de seus habitantes.
Os artigos que comecei a publicar hoje trazem uma reflexão sobre essa necessidade de adequar a cidade ao seu futuro de progresso agressivo.
(Fontes: sites Canal Rural, Xapecó, Pecuária, Adjori e Agrolink.)
Nenhum comentário:
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!