OAB/Imbituba apresenta na Câmara anteprojeto da Lei Ficha Limpa

No final de agosto, a 30ª subseção da OAB - Imbituba entregou ao presidente da Câmara de Vereadores um anteprojeto de lei que visa a instituir no município a Lei da Ficha Limpa. A iniciativa segue orientação da OAB Nacional, que pretende levar a todos os municípios do Brasil a moralidade administrativa. O teor do anteprojeto é baseado na própria Lei da Ficha Limpa, recém aprovada no Congresso Nacional e que já está em vigor nestas eleições.

Caso o projeto seja aprovado na Câmara de Vereadores de Imbituba, a lei irá para sanção do prefeito municipal, José Roberto Martins (PSDB). Se sancionada, todos os funcionários públicos comissionados dos Poderes Executivo e Legislativo que não estiverem em sintonia com a nova lei terão de ser exonerados.

Leitores, nenhum processo envolvendo a Lei da Ficha Limpa foi julgado no Supremo Tribunal Federal, e, portanto, não se sabe como votarão os ministros. A dúvida é em razão de que a própria Constituição Federal prevê que ninguém será considerado culpado antes de sentença condenatória transitada em julgado. Ou seja, antes de que se esgote todos os recursos legais.
A Lei da Ficha Limpa, na opinião de muitos operadores do Direito, fere esse preceito da Carta Magna e, portanto, seria inconstitucional.

A seguir, o teor do ofício encaminhando o anteprojeto de lei à Câmara de Vereadores:
Senhor Presidente,

Interpretando a vontade de ampla parcela da Sociedade Imbitubense, em total sintonia com os cidadãos brasileiros dignos, da qual faz parte, a Diretoria da 30ª Subseção de Imbituba da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina mais uma vez busca colaborar com esse Poder Legislativo apresentando o anexo Anteprojeto de lei dispondo sobre a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo do Município de Imbituba.

A presente Proposição objetiva estender para todos os cargos em comissão no Município de Imbituba as mesmas restrições da Lei denominada “Ficha Limpa”, de forma a valorizar a probidade administrativa e a moralidade no exercício das funções públicas.

Pela proposta, aquelas pessoas físicas inseridas nas vedações do art. 1º, estarão inaptas a, por exemplo, exercer o cargo de Secretário Municipal, Assessor Parlamentar ou Presidente de Fundação Municipal. A medida se aplicará aos poderes Executivo e Legislativo do Município de Imbituba.

Aprovada e sancionada a Proposta, os Poderes Executivo e Legislativo estarão agindo em consonância com as mais elevadas e justas aspirações da Sociedade Imbitubense no tocante ao combate à corrupção e à imoralidade no serviço público municipal.

Lembramos ter a Ordem dos Advogados do Brasil, por expressa disposição legal, a obrigação de defender os interesses da Sociedade, a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas” . Certamente, essa contribuição se insere em tais objetivos.

Esperando total acolhida do Anteprojeto ora apresentado e almejando que o mesmo tenha aprovação nessa Casa Legislativa, renovamos protestos de apreço e consideração.

César de Oliveira - Presidente da 30ª Subseção da OAB
Leitores, o povo se diz cansado de ver tanta corrupção, de assistir políticos sendo eleitos mesmo com um passado de crimes contra o erário e a sociedade. Mas quem vota neles? Como o eleitor escolhe seu candidato? Qual o envolvimento do eleitor na corrupção que há no processo eleitoral?

A situação jurídica que se apresenta teve aceitação quase unânime da população brasileira, quando os alvos da Lei da Ficha Limpa eram apenas os políticos. E agora, que os alvos da mesma lei poderão ser, também, os eleitores? Será que terá o mesmo apoio popular? Ou os eleitores se juntarão àqueles que afirmam que a lei é inconstitucional?

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.